Emissão Smiles on-line em companhias aéreas parceiras

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade Smiles, da GOL.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Abr 03, 2012 12:33 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/AviaoSmiles.jpg]Com o programa de fidelidade Smiles você pode voar para mais de 900 destinos

Desde sempre a emissão de passagens aéreas utilizando-se milhas Smiles em companhias aéreas parceiras só era possível pela central de atendimento. Essa sempre foi uma grande reclamação dos utilizadores, pois o atendimento é muito demorado.

Recentemente o Smiles lançou uma nova ferramenta, permitindo a realização da consulta e emissão de todas as companhias aéreas parceiras pelo site. Perfeito, certo? Em termos. A ferramenta está repleta de problemas e não é muito funcional.

Essas são as companhias aéreas parceiras do Smiles:

- Delta Air Lines.
- Air France.
- KLM.
- Iberia.
- Qatar Airways.

Vamos ensinar o passo a passo para consulta/emissão.

1) Acesse o site oficial do Smiles no endereço: http://www.smiles.com.br e clique em ENTRE AGORA.

Imagem

2) Digite seu número Smiles e senha para ter acesso ao sistema.

Imagem

3) Procure por 'Voos Parceiras Aéreas' e clique em Emissão de bilhete on-line.

Imagem

4) Irá aparecer esta tela, onde você deve digitar a cidade de origem e de destino. Não é possível combinar voos com companhias aéreas diferentes, ou seja, não é possível combinar a ida com a Iberia e a volta com a Air France.

É possível combinar apenas voos da GOL com outras companhias aéreas.

A busca só pode ser realizadas por datas exatas. Não dá para consultar a tabela do mês todo, como é normal nos sites das próprias companhias aéreas. Também não dá para planejar um stopover.

Imagem

5) Após pesquisar, caso os voos não sejam encontrados, você recebe dois desnecessários pop-ups. Era muito mais prático se a informação aparecesse no próprio site, ao invés do pop-up.

Imagem

Imagem

Quando isso acontece você não precisa refazer a pesquisa. Clique em dias próximos e aguarde o resultado. Você precisa clicar manualmente, para ida e para volta. Sempre que não houver voos, mais pop-up. O sistema é lento e a informação demora a aparecer.

Quando houver voos disponíveis será informado:
- Companhia aérea.
- Número de paradas.
- Horário de saída e chegada.
- Classe.
- Número de milhas.

Sentimos falta de outras informações, como tempo total do voo, aeronave e tempo de conexão.

O ideal é consultar antes a disponibilidade no site dos programas de fidelidade das outras companhias aéreas, que servem como referencial. Assim você pode economizar muito tempo.

Sugerimos a leitura: SkyMiles - Aprenda como checar a disponibilidade

Essa é a tela que aparecerá quando houver voo disponível.

Imagem

Ao tentar combinar duas companhias aéreas diferentes você receberá essa mensagem de erro.

Imagem

A Delta Air Lines permite emitir apenas o trecho de volta e a franquia de bagagem é a mesmo da ida. A Air France e KLM mudam a franquia de bagagem se você emitir ida e volta separadamente.

Após encontrar o voo desejado na ida e na volta você deve selecioná-los e concordar com as regras. Clique em Prosseguir.

Imagem

Aparecerá um resumo muito básico dos voos, sem algumas informações importantes.

Imagem

Preencha todos os dados exigidos corretamente.

Repare no aviso ao prosseguir.
Imagem

Você precisará informar então o número de um cartão de crédito, para pagamento das taxas.

Depois de todas essas etapas a passagem estará finalmente emitida.

Grupo de WhatsApp sobre a Smiles

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos três grupos, devido à limitação de 257 pessoas por grupo:
- Smiles G1: https://chat.whatsapp.com/1i7FF3wOCyfCZJJr3oAg18
- Smiles G2: https://chat.whatsapp.com/50Gzg5yPLzd3j1vah5btKP
- Smiles G3: https://chat.whatsapp.com/EZ7eeKmS0c7FvTfN1rMksv

Conclusão

A ideia do sistema é boa, mas ele é muito precário. Para realizar a consulta perde-se MUITO tempo. O atendimento na central é demorado, mas a partir do momento que eles atendem a consulta por lá é muito mais rápida do que a consulta pelo site. O sistema precisa ser mais veloz, permitir a consulta no mês inteiro e acabar com esse pop-ups desnecessários.

Ficamos com a impressão que o Smiles lançou uma versão beta, que precisa de muitos ajustes. Esperamos que ela tenha atualizações em breve.

Boa viagem!

E você, já usou a nova ferramenta do Smiles para emitir passagens? Achou fácil o procedimento? Quanto tempo demorou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

pmuller Mensagens: 60
Ter Abr 03, 2012 3:04 pm
E as taxas sao mostradas apenas após o débito das milhas?

Ainda estou preocupado com o "fuel surcharge" possivel em voos entre EUA e Europa...

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Abr 03, 2012 3:17 pm
Infelizmente é assim! O Smiles tem muito o que melhorar!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 03, 2012 3:23 pm
Eu também tenho essa dúvida sobre o valor. Na central você sabe o valor antes. Ainda não fiz a emissão, pois estou escolhendo o destino ainda. E, se for precisar de stopover, sequer poderei testar essa emissão on-line até o final.

dpalma Mensagens: 1891
Qua Abr 04, 2012 8:50 am
Emiti um trecho Madri - los Angeles e Paguei 178 pra dois usando smiles.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
pmuller Mensagens: 60
Seg Abr 09, 2012 4:01 pm
Poderia dizer qual empresa aérea e que classe?
Alem disso, quando foi? Foi online?

Desculpe tantas perguntas, mas estou para emitir uma passagem nos proximos dias e estou decidindo se faco EUA - Europa, ou EUA - Brasil.

dpalma Mensagens: 1891
Ter Abr 10, 2012 10:09 am
Olá, foi pela KLM com escala em Amsterdan em classe executiva. Foi pelo telefone com tranquilidade. Emiti dia 6 de março para o dia 30 de janeiro do ano que vem.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
pmuller Mensagens: 60
Qui Abr 12, 2012 5:59 pm
Acabei de emitir uma passagem GRU-JFK pela Delta voo direto business utilizando 37500 milhas mais BRL 103.52 em taxas. Havia a opcao para primeira pela AA por 50k milhas, mas a business da Delta já tem a "fully flat-bed".

O sistema da Smiles é ULTRA lento, e tive que fazer 2 vezes pois da primeira quando eu estava escolhendo as datas, quando fui confirmar, recebi a mensagem que a havia expirado por tempo... Mas ainda assim, para casos sem stop-over, é melhor que ligar para a central!

Para o trecho de ida ao Brasil, comprei TAM one-way por $640 pelo CheapoAir ;)

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Qui Abr 12, 2012 6:03 pm
pmuller, parabéns! Se puderes me dizer como fica a regra de cancelamento ou mudança do bilhete da CheapoAir eu agradeço. abraço!

pmuller Mensagens: 60
Qui Abr 12, 2012 11:11 pm
Este ticket é non-refundable, assim não recebe-se nada pelo cancelamento. Nao me preocupa pois comprai para 22/Dez e quero passar o Natal com a familia :D

Quanto a mudanças, isto é o que está no site:

Voluntary Changes: For assistance with changing your itinerary, you can contact us by calling toll free 24/7 at 866-636-9088.
Although most of the itineraries ticketed by CheapOair allow for changes, it is the airline that has final authorization regarding itinerary changes. To the airlines “Changes to an itinerary” constitute a new ticket to be issued. As such, changes are subject to airline change fees and potential increase in airfare from the original price to the current price. These fees and fare increases are in addition to any CheapOair administrative fee. All fees must be paid in full prior to reissuing a ticket. As a valued customer CheapOair will endeavor to minimize these fees. Some itineraries cannot be changed for any reason, even with a service fee. We do not guarantee final processing of any changes as they are subject to many factors beyond our control, including but not limited to, airline consent





Booking.com

Voltar para “Smiles”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio