TAM Fidelidade oferece novos benefícios para os seus clientes

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade TAM Fidelidade, da TAM.
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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 03, 2015 11:29 pm
Se o TAM Fidelidade é inchado o que dizer do Smiles?

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LMBJR Mensagens: 11168
Sáb Abr 04, 2015 7:14 am
Nós somos fogo, queremos estar dentro dos programas e queremos o maximo de nossos cartões em milhas e depois dizemos que o programa está inchado, mas se não fosse inchado, quantos de nós teriam a condição de participar e arrecadar as milhas necessárias? Parece uma equação difícil de resolver no Brasil e não por culpa exclusiva das companhias na minha opinião

ironfire Mensagens: 2186
Sáb Abr 04, 2015 7:42 am
Mestre, o problema é justamente o nivel dos cartoes brasileiros, com a grande maioria tendo convenio com tam/gol/azul, quantos cartoes brasileiros mandam pontos para mais do que 5 ou 6 parceiros? Pouquissimos, só me vem a cabeca santander/hsbc/amex, o que acaba limitando as opcoes que as pessoas podem mandar pontos e inchando os 2 principais programas(tam/smiles). As pessoas que tem cartoes caixa/porto seguro/bb/itau/bradesco nao reclamam ou param de usar os cartoes, entao para eles esta otimo manter assim, por que os cartoes americanos tem bonus imensos de adesao e alguns com ate 15 cias parceiras? pq o consumidor é exigente, simples assim. Sabe quando teremos cartoes com parceiras como emirates(alem da amex), alaskan, aeroplan, etc? JAMAIS. Por diversos motivos, primeiro pq as pessoas nem sabem que existem esses programas e segundo pq a finalidade de 99,99% dos brasileiros que juntam milha é voar para NY ou orlando, o que tam/azul/gol dão conta do recado, agora quem é um pouco mais exigente ou conhece mais de milha, paga o pato pelo todo.

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LMBJR Mensagens: 11168
Sáb Abr 04, 2015 7:58 am
Não é só isso não ironfire. A distribuição de vôos e de companhias por região do Brasil é muito mal escalonada e quem mora fora do eixo RJ-SP depende de TAM, Azul, Gol e Avianca. Não dá para alguem que mora no Norte, no Centro-Oeste e no Nordeste falar de Qatar, Emirates, Turkish, sem antes falar em TAM, AZUL, GOL e às vezes Avianca. Então como não querer transferir para esses programas? Às vezes uma passagem entre estas regiões e as regiões servidas pelas estrangeiras já custa o preço de uma passagem SP Hong Kong.

Tenta comprar uma passagem Roraima Amapá por exemplo, estado vizinhos mas que o custo é o mesmo de ir de SAMPA para NY e o tempo de viagem também.

Além disso existe uma dificuldade imensa de entender o funcionamento das alianças aéreas e muitas vezes as companhias locais não facilitam o acesso aos produtos das "parceiras".

Fica difícil equacionar isso tudo e culpabilizar apenas as companhias aéreas, os programas de fidelidade e ou os cartões de crédito, e nesse assunto brasileiro ainda acha que cartão de credito é status, é arranhar a superfície de um sistema aéreo mal organizado.

ironfire Mensagens: 2186
Sáb Abr 04, 2015 8:09 am
Sim, mas cada caso(inclusive englobando regioes do pais) é um caso, entretanto, quanto mais parceiros, maior a liberdade de escolha/opcoes/promocoes, como vc mesmo disse pegue uma pessoa que mora no nordeste, muitas vezes se ela pudesse mandar pontos para o executive club, gastaria menos para voar na Tam, do que emitindo diretamente na propria tam, exemplo de voos nao tao longos, por 4500 pontos o ano todo, independente de data ou qualquer coisa.

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LMBJR Mensagens: 11168
Sáb Abr 04, 2015 10:21 am
Concordo contigo nisso @ironfire mas o pior é que ao invés das estrangeiras melhorarem os programas nacionais parece que elas é que estão aprendendo com as nacionais e piorando os seus. Un exemplo disso está no próprio Executivo Club. De fato se o Banco do Brasil fechasse com uma estrangeira ao menos, forçaria Itaú e Bradesco a correr atrás. Por hora só a CEF fechou algo com a TAP que por dar acesso à Star Alliance deus aos cartões Caixa um diferencial que, pelo perfil dos clientes daquele banco, muitas vezes passa despercebido.

Acho que falta informação mesmo. Até descobrir sites como Melhores Destinos e Falando de Viagem eu era aquele cara que já podia ser Black há muito tempo mas nem sabia para que serviria, só via a anuidade e me sentia satisfeito com o meu Ourocard Visa Internacional. Sempre recolhia tudo para multiplus e não dava para nada, viajava TAP para a Europa e nem sabia que existia o Victória.

Informação torna o consumidor seletivo e o consumidor seletivo torna o mercado competitivo.

ironfire Mensagens: 2186
Sáb Abr 04, 2015 10:29 am
Exatamente, LM, esse é o ponto principal. :D

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Fabio Mensagens: 8900
Sáb Abr 04, 2015 10:58 am
Ironfire, concordo com você.

Quanto ao inchaço, a equação me parece bem simples. Milha é uma moeda como outra qualquer. Assim como real, dólar ou euro, é regida pela mais básica das leis econômicas: oferta e demanda.

Quando um programa de fidelidade faz alguma promoção com bonificação de 30, 50 ou até 100% na transferência para os cartões, acontece o que aconteceu com o dólar,quando o FED injetou moeda no mercado ou o que está acontecendo com o euro agora. A milha passa a valer menos, pois existe em excesso. A consequência óbvia disso é mais demanda por bilhetes prêmio.

Ora, a cia só tem três opções. Ou aumenta a oferta de assentos, que é uma operação bem mais complicada pois recai em reduzir assentos vendidos em moeda ou em aumentar o número de voos, ou aumenta a tabela de resgate. Ou simplesmente provoca a ira generalizada de seus clientes não fazendo nem uma coisa nem outra e transformando a disponibilidade em coisa mais rara que deputado honesto.

Das três, a mais praticada por elas é o aumento da tabela de resgate. No final das contas troca-se 6 por meia dúzia. Você resgata um caminhão de milhas aproveitando o bônus de transferência e depois gasta esse mesmo caminhão de milhas para e emissão .

Quanto aos programas de fidelidades estrangeiros, várias cias de fora têm parcerias com empresas daqui. Você pode resgatar uma passagem de Xique-Xique do Oeste para Las Vegas pela United que fará o trecho interno pela Azul.

O problema é o que o Ironfire disse. Quantos cartões brasileiros têm parceria com a United?

O mesmo vale para a AA em parceria com a TAM. Mas são pouquíssimos cartões que têm convênio com a AA.

E sim, é verdade que muitas vezes é mais fácil emitir um trecho interno aqui utilizando tabelas fixas de programas de fidelidade estrangeiros.

Tenho evitado ao máximo acumular milhas nos programas de fidelidade nacionais nos últimos anos por diversos motivos, sendo o principal deles a falta de transparência.

A United piorou muito seu programa a partir de março de 2015, mas avisou que faria isso um ano antes.

Já TAM e Gol a gente só descobre que houve alteração em seus programas quando acorda, liga o computador e loga no Falando de Viagem.

ironfire Mensagens: 2186
Sáb Abr 04, 2015 11:04 am
Perfeito, Fabio, uma pequena aula de como funciona esse "universo de milhas" no Brasil

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LMBJR Mensagens: 11168
Sáb Abr 04, 2015 11:14 am
Agregue a esse problema de "quantos cartões brasileiros têm parceria com a United" a fatos como:
1) qual dólar eles cobram?
2) qual a taxa de conversão? Dois pontos por dólar e depois nesse ponto só vale uma milha? Algo como diners e delta 1,5 por 1?
3) quais são acessíveis sem convite?
4) quanto custa manter estes cartões em termos de anuidades?
5) qual a conversão dos pontos da estrangeira para trechos com a nacional? Algo como 25000 AA para 20000 Fidelidade (li isso noutro post mas nunca usei, é pergunta mesmo)?

Pessoalmente acho que essa é uma conta muito complicada de fazer e que nunca lhe permite saber exatamente seu custo para ter acesso a esses programas e muitas vezes a suposta vantagem vem da incapacidade de calcular esse custo.

De fato mais transparência seria algo necessário para tudo, cartões, salas VIP, programas de fidelidade, etc

Ah sim! TAP, AA, UNITED, DELTA TODOS PIORARAM seus programas pelo que li aqui. Espero que nunca fiquem tão ruins quanto smiles e multiplus mas considerem que são empresas de economias e consumidores muito mais avançados e estão piorando! Enquanto o Brasil enfrenta uma crescente de demanda aérea para a qual não tem infra estrutura. Acho que isso influencia também





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