TAM cancela voo e não devolve taxa

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade TAM Fidelidade, da TAM.
rbritossa Mensagens: 20
Ter Ago 25, 2015 4:53 pm
Tirei um tkt SSA-RIO pelo Multiplus e não pude viajar. 1 mês antes fui a uma agência TAM Viagens e cancelei o bilhete que era válido por um ano.

Uma semana atrás, remarquei o bilhete para o trecho SSA-FOR tendo pago R$130,00 no cartão de crédito. 1 semana depois, fui conferir online a minha reserva online e, para a minha surpresa, o voo havia sido cancelado e foi "sugerido" uma nova viagem no dia seguinte.

Entrei em contato com a TAM que sugeriu um voo - no mesmo dia - de mais de 5 horas com conexão em BSB. Declinei de ambos e perguntei o que poderia ser feito: A cia informou que pode reembolsar os pontos e taxa. Porém, a taxa de remarcação não seria devolvida.

Questionei que os R$130,00 pagos me davam o direito de escolher um voo e que a TAM estava cancelando esse voo, então o direito de reembolso é total. Abri uma reclamação e em 24 horas a posição foi a mesma.

Alguém já passou por algo semelhante? É possível entrar com uma ação? Obrigado a todos!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 26, 2015 7:08 am
Pelo que eu entendi é isso mesmo. Você pagou uma taxa para remarcar o bilhete, que foi uma operação. Depois, pediu o cancelamento, que foi outra operação. Entendo que ambas são distintas e sem relação, por isso não tem a devolução dos R$130,00.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 26, 2015 8:11 am
rbritossa...
Você primeiro cancelou a viagem.. como emitiu pelo Multiplus, para que as milhas retornassem, vc tem que pagar a multa (que para viagens internacionais é de US$ 200.00 por passageiro.. na nacional não sei a taxa)... esta taxa(multa) vc não vai receber de volta...
Já com relação aos R$ 130,00, não entendi direito.. vc pagou este valor referente à taxas aeroportuárias ??? porque não tem sentido, se vc já pagou a primeira multa pelo cancelamento e teve os pontos de volta no Multiplus, não tem porque pagar para reemitir...
Se a TAM cancelou o voo, entendo que, os R$ 130,00 vc tem direito à restituição....mas o primeiro valor do cancelamento feito por vc, este vc não recebe..
Explica melhor isso aí... o que cada valor se refere...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Ago 26, 2015 8:47 am
Infelizmente, pelas regras, o procedimento está correto. Para receber esse valor de volta só por boa vontade da Cia área ou na justiça.

rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 10:11 am
Ola pessoal. Foi o seguinte: Emiti um bilhete Multiplus SSA-RIO e cancelei antes da viagem. Esse bilhete é valido por um ano e as milhas não voltam - antigamente isso ocorria, sem multas. Para remarcação, deve ser paga uma taxa de R$ 130,00. Pois bem, remarquei o bilhete para o trecho FOR-SSA e dias depois a Tam cancela o vôo dando opções não convenientes, pois o meu voo era pela tarde e direto. A cia informou que é permitido o reembolso dos pontos e taxas aeroportuárias. A taxa de remarcação não será devolvida. Pelo que parece, esse valor é devido ao "serviço" de remarcação do tkt. Na minha opinião, um vôo que é cancelado pela cia e atinge um cliente fidelidade, deveria ter realmente o discernimento/bom senso da devolução. Sou fidelidade a mais de 10 anos e - assim como o Itaú - venho me decepcionando com a queda dos serviços em segmentos Platinum. Estou deixando ambos para trás e investindo cias com bom custo X benefício e atendimento condizente ao proposto. Abs!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 26, 2015 10:26 am
rbritossa...
Continuo não entendendo...
Se vc cancelou a viagem, a multa de R$ 130,00 é para que as milhas retornem para sua conta... e elas retornam sim..
Eu emiti e posteriormente cancelei passagem para 5 pessoas para MIA... paguei US$ 200.00 por cada uma de multa e as milhas retornaram para a conta...
Só que depois, eu não usei estas milhas para emitir outro bilhete...e sim enviei para o Le Club...
Acho que, os R$ 130,00 que vc está chamando de "taxa de reemissão" na verdade seja a multa pelo cancelamento e para que as milhas voltem...
De qq forma, passagem que seja emitida com milhas e que seja cancelada.. para vc reaver as milhas, tem que pagar multa sim (TAM e Smiles é assim.... TudoAzul e Amigo não sei porque nunca fiz)... e esta multa vc não tem como reaver...
Se a Cia., em função da mudança feita por ela no segundo voo, vai te devolver os pontos e as taxas aeroportuária, então ela esta certa... ela não tem obrigação de te devolver os R$130,00, porque este valor é referente ao cancelamento do primeiro voo, que foi iniciativa sua...
Eu concordo contigo que o cancelamento de passagens, emitidas com milhas ou não, se for feito com certa antecedência e que permita a Cia. emitir para novo passageiro, não deveria ter uma multa tão alta...
Tinha até uma liminar da Justiça do Pará, determinando que a TAM cobrasse uma multa de 5,0% (cinco por cento) do valor da passagem para cancelamentos feitos até 15 dias antes da viagem e 10,0% (dez por cento) no caso do cancelamento ser após os 15 dias... mas não sei se esta liminar ainda está valendo...
Mas.. eu concordo que as Cias. cobrem uma multa... mas de valor moderado, principalmente se o passageiro fizer o cancelamento com 15 dias ou mais...
Por incrível que pareça, o Smiles quando vc emite passagens com milhas para voar pelas parceiras, voos internacionais, até que tem uma multa "digerível" de R$ 100,00...não é a ideal, mas é "menos pior" que o Multiplus..
Mas.. como o Smiles está com uma ação muito proativa de ser tornar o pior programa de fidelidade (se é que ainda pode ser chamado assim) do Planeta.. acredito que muito em breve eles estejam aumentando esta taxa...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 26, 2015 10:26 am
Ser fiel no Brasil não adianta nada. É ilusão esperar algo por isso.

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Qua Ago 26, 2015 10:29 am
Olhando aqui no site da TAM, essa taxa de R$130,00 é a multa pelo cancelamento do primeiro trecho. No caso para as milhas voltarem para a conta.

rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 11:03 am
@zardox o que vc ainda não entendeu? Me diga qual foi a sua dúvida.
Quando resolvi cancelar, fui na Tam Viagens e foi informado que haveria "apenas" uma multa para a reemissão e eventual diferença de pontos. O novo tkt FOR-SSA diz "penalidade por remarcação". Uns 5 anos atrás, cancelei um bilhete da mesma forma e os pontos voltaram normalmente, sem multas e penalidade. Apenas voltaram, permitindo que eu escolhesse um novo destino somando até com mais pontos. Agora, isso não ocorreu: meus pontos ficam congelados esperando meus 130 "reaus". Em nenhum momento foi dada a opção para as milhas voltarem para a inha conta Multiplus.

Sabemos que existem regras diversas e também diferenças para doméstico e internacional. Talvez seja por isso que nao esteja entendendo.

A minha chateação é que a Tam cancelou o vôo. Nesse caso, a culpa não foi minha, eu não "cancelei" o contrato do novo vôo. Eles cancelaram um vôo que aparentemente não estava cheio. Provavelmente a aeronave vai fazer outro vôo ou entrou em alguma espécie de manutenção programada. Vai saber.

Claro, a multa deve ser cobrada para nao virar uma esculhambação geral de confirmações e cancelamentos mas, nesse caso, onde a cia cancelou o vôo, o caso deveria ser melhor analisado.

Lembro que estou falando de voos nacionais. O Smiles tem chamado a minha atenção com os benefícios dos cartões de crédito atualizados e mais milhas com menores anuidades. Muitos tem falado mal do programa mas tenho encontrado mais ofertas de rotas no nacional e o serviço de reserva de bilhetes por até 3 dias é bem interessante. Infelizmente, o tal Club Smiles é uma grande furada em alguns aspectos. Não tenho conhecimento sobre o Tudo Azul e acho o Amigo mais apático que pastel vazio....rs

Abraços!





Booking.com

Voltar para “TAM Fidelidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio