Mudanças no TAM Fidelidade já estão valendo

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade TAM Fidelidade, da TAM.
bveronez Mensagens: 32
Qua Jun 05, 2013 10:18 am
troquei para 2 pessoas passagens antes de 1 de junho por 20 mil o trecho GRU-MIA uma raridade e agora estou tentando remarcar as voltas e me disseram que tenho que pagar a diferença em milhas de 5 mil por trecho por causa da mudança para 25 mil ( regra nova) e + 10% da multa caso mude de trecho ( regra antiga), mas que eu não vou precisar pagar a remarcação pois troquei antes de junho.

bveronez Mensagens: 32
Qua Jun 05, 2013 10:20 am
Agora vale a pena eu desembolsar mais 10 mil ( duas pessoas) e remarcar ou guardar esses 10 mil para uma próxima viagem. O motivo da remarcação é que gostaria de estender mais a minha estadia nos eua.

vsqjunior Mensagens: 216
Qui Jun 06, 2013 4:50 pm
se antes era discutível, agora é certo que o uso de milhas do cartão para compra de passagem em classe econômica é financeiramente desfavorável, e implica prejuízo, a não ser q ela decorra exclusivamente de compras, sem nenhum custo, nem mesmo da anuidade do cartão.

pague contas só compensa para tirar passagem em first. e mesmo assim em situações bem específicas e raras.

viajar agora só pagando.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Jun 06, 2013 5:06 pm
@vsqjunior Permita-me discordar. Pois depende dos trechos nacionais que a pessoa costuma fazer.
Exemplos de trechos que ainda valem o uso de milhas:
Brasília-Fortaleza
Teresina-Brasília
Belém-BH
Porto Velho-Salvador

É claro que antes da mudança todos os trechos eram 10k ou 15k no máximo.

Nos internacionais, muita gente achou trechos Brasil-EUA por 50k, a meu ver, mais barato que pagar R$2000,00 pelo round-trip na econômica que é o preço mais comum de se ver.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 06, 2013 5:34 pm
Respeitosamente discordo do colega...
Se eu pagar uma round-trip internacional por 70.000 pontos, meu custo estará na faixa de R$ 700,00 até R$ 1000,00.. isto é mais barato que qq passagem paga com dinheiro...
Mas... vc tem razão em certas situações... se a pessoa tem cartões que pontuem pouco....
Eu tenho BB Smiles que continua pontuando 2,0 e Santander Black Unlimited, que pontua 1,1 (a partir de 15/06)... tudo isto no pague contas...
Só para ter uma idéia, um cálculo simples:
Viagem com 70.000 pontos....
70.000 pontos, com o cartão pontuando 0,75 para cada US$, te faz necessário ter 70.000 / 0,75 = 93.334 pontos.
Para vc fazer 93.334 pontos, com o dólar a R$ 2,15, você vai gastar 93.334 x R$ 2,15 = R$ 200.666,00...
Para pagar R$ 200.666,00, e o limite de boleto pago em R$ 3.000,00, te dá uma necessidade de pagar R$ 200.666,00 / R$ 3.000,00 => 67 boletos..
Com a tarifa de R$ 16,00 para cada boleto => R$ 16,00 x 67 = R$ 1.072,00....
Um viagem a R$ 1.072,00 não é fácil achar comprando....
Detalhe:
Na simulação acima:
- eu usei um cartão que recebe apenas 0,75 milhas por cada US$ pagos no pague contas;
- a passagem exigindo 70.000 milhas;
- o dolar a R$ 2,15....
Se fizermos com um cartão que converta 1,00, 50.000 milhas e dolar a R$ 2,15.. o valor seria de R$ 576,00... o que é um belo valor para uma passagem...
Cartão que recebe 1,00 para cada US$ pagos: Santander Select Black ou Infinite ou Cartão Black Unlimited;
Programa que emite round-trip a 50.000 pontos: Executive Club / Iberia Plus;
E tem o detalhe: no ping pong com o BB Smiles, lá o pague contas manda 2,0 milhas para cada US$ 1,00...
Não é o fim do mundo ainda...claro que ficou mais caro....
Vou repetir pela MILHIONÉSIMA vez.. o que nós temos que fazer é pedir com insistência para o Santander fazer o convênio com o Iberia Plus... e se possível também como LifeMiles e por fim, o que acho muito improvável, com o AAdvantage... aí seria o melhor dos mundo, porque AA tem voos para os EUA por 40K a round-trip....

Avatar do usuário
RodMY Mensagens: 660
Qui Jun 06, 2013 6:32 pm
Fabio, qual é o cartão q vc utiliza para poder acumular ou transferir pontos em programas de cias de fora?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 06, 2013 8:06 pm
RodMY,

Eu só utilizo 2 programa de fidelidade, apesar de estar inscrito em muitos.

Destino USA - MileagePlus da United, para onde vão todas as minhas milhas voadas.

Destino Europa - Victoria da TAP, para onde mando todas as milhas do Amex e Santander, únicos cartões que utilizo na prática, apesar de ter outros.

Ambas são Star Alliance e, numa emergência, podem ser intercambiadas.

Já usei o INfidelidade quando era um programa sério e o Flying Blue da Air France, mas há uns 5 anos resolvi concentrar tudo em cias SA.
Mas nunca, jamais e em tempo algum joguei uma milha voada para o Infidelidade ou para o Smiles.

Nunca utilizei pague contas porque sou da política de que milha boa é milha sem custo adicional.

vsqjunior Mensagens: 216
Sáb Jun 08, 2013 3:46 pm
posso não ter sido claro, mas explico que me referi ao pagamento de contas; milhas geradas por compras comuns podem ser até usadas, mas aí não é disto q eu cuido.

para as milhas geradas com pagamentos de contas, com todo o respeito, não vislumbro vantagem econômica q justifique o gasto, se o objetivo é reboque. vc sempre pode conseguir uma mesma promoção pelo trecho, sem precisar gastar nada previamente.

mas se alguém puder compartilhar um exemplo concreto q indique equívoco no meu pensanemnto, fique à vontade.

vsqjunior Mensagens: 216
Sáb Jun 08, 2013 4:01 pm
não entendi o exemplo do colega zardox: uma ginástica para gastar com boletos mais de 200k e ter como benefício uma passagem ida e volta no reboque, ao custo de R$ 1072,00? com todo o respeito, analisando o custo de oportunidade de alocar 200k para tal fim, melhor botar na poupança, e no fim do ano ter mais de 12K de rendimento e poder pagar passagem no reboque para a família inteira, sem custo extra algum.

será q eu não posso conseguir promoção para miami por preço por volta de R$ 1.072?

e se conseguir, ainda que use um cartão que pontua 1 por 1US$, ter um ganho de R$ 500,00 ou um pouco mais não é nada significativo.

observe que o cartão do smiles tem anuidade inegociável, isto entra no custo da operação, eu só teria este cartão para isto.

mas se eu estou errado, por favor corrija-me.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Jun 08, 2013 9:09 pm
O meu custo de passagem hoje, se usar só o pague contas é de R$ 550,00 para Europa ou Estados Unidos...
Eu não preciso movimentar 200k para gerar a passagem.. como o cartão converte 1 ponto ( este valor a partir de 15/06), preciso movimentar +- uns 110 k..
Este movimento nem entra um centavo ... é apenas limite em dois cartões e joga ping-pong de um lado para o outro...
Os 110k ficam na poupança rendendo um pouco e não o rendimento em conta para abater o valor da passagem.. imagino que se fizer isto, a passagem caia para R$ 320,00....
Outra coisa que me permite reduzir o valor da passagem é que eu posso aproveitar época em que a passagem não custa 50k, mas sim 40k....
Já o custo do cartão, é insignificante: R$ 680,00 a anuidade de um Black, com até 5 adicionais inclusos e 6 cartões Priority Pass.. só isto já paga o cartão de crédito...
Os R$ 680,00 são para 12 meses, como a cada mês eu consigo gerar 2 passagens, porque meu limite é alto... 680,00 / 12 / 2 = R$ 28,00... só que o cartão é usado para compras também... e pago parcelado as compras...
Passagem pagando a R$ 1.200,00 só se consegue no período de baixissima estação...
Já com milhas, tem disponível para os EUA meses como dez/jan/julho/agosto e o resto do ano...
Quero ver comprar passagem nestes meses por R$ 1.200,00...
Por fim... quanto mais pessoas acharem que não vale a pena usar pague contas para gerar milhas, melhor, pois serão mais passagens sobrando nos programas de milhagem...
Este ultimo argumento, encerra minhas considerações sobre a vantagem ou não do pague contas...
Não vou mais alugar os colegas, até porque acho que isto ficou off-topic....





Booking.com

Voltar para “TAM Fidelidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio