Pluna - Alguém já voou?

Confira nossas avaliações sobre as companhias aéreas.
jvinicius Mensagens: 507
Seg Abr 25, 2011 9:56 pm
Olá nando,

Eu particularmente nunca utilizei a Pluna, porém, alguns pontos devem ser levantados e esses pontos que me fizerem perder o interessante em voar nela:
  • Antes de tudo, a Pluna é um low-cost Uruguaia, cujo o Hub é em Montevideo (MVD), ou seja, você não terá um vôo direto pra Santiago (SCL)

    Como a empresa é um low-cost, todo o avião é configurado em classe econômica. A empresa vende que é bem espaçosa, etc, mas, tenho minhas dúvidas. Se estiver procurando conforto e serviço, não é sua opção. Tenho alguns amigos uruguaios que são fiéis a Pluna que falam que desde que a empresa trocou os Boeings pelo CRJ, o conforto caiu.

    O serviço de bordo é pago. Não sei os preços, mas, você terá que desembolsar alguns dólares por ele.

    O despacho de mala, exceto no Brasil (pela lei), também é pago, portanto, na volta você pagará. Pelo que eu me lembro era US$ 25,00 por uma mala de até 23KG. Como você vai levar uma mala, acredito eu, ou até duas, você precisa colocar essa conta no lápis.

    Já ouvi alguns relatos que eles cobram, em alguns casos, uma taxa de US$ 35,00 no Aeroporto de Montevideo dependendo do que tempo que você for ficar por lá.
Tirando isso, nunca ouvi reclamações mais sérias, como atrasos, overbooking ou mal-tratamento dos funcionários. A Pluna é um GOL, talvez um pouco melhorada. Como ela não atende o nível de produto que eu gosto de ter numa viagem pro exterior, nunca optei por voar nela.

Saindo de São Paulo ou Rio, você encontrará vôos diretos pra Santiago pela LAN e TAM. Não são os melhores preços, mas, você poderá encontrar um serviço melhor. Na GOL também há um vôo, mas, com uma parada em Buenos Aires, onde também você terá a Aerolíneas, mas que, nunca ouvi um comentário bom. Por fim, você ainda conta com a Taca, que vai via Lima, ou seja, uma viagem tão longa quanto ir com a Pluna via Montevideo.

Se escolher a Pluna, deixe um relato do vôo para nós.

¡hasta luego!

legal03 Mensagens: 136
Ter Abr 26, 2011 4:43 pm
Fui para Santiago no carnaval pela Pluna, saindo de Campinas.

O único ponto negativo da viagem foi que, na ida, a conexão em Montevideu para Santiago atrasou. Era pra sair às 4 da tarde, mas só saiu às 9 da noite, em um avião de outra companhia, porque o avião da Pluna havia sofrido problemas.

Mas isso não chegou a estragar a viagem, dado que a Pluna providenciou hotel para ficarmos em Montevideu durante as horas que passamos lá, o que no final foi até bom, pois tivemos a oportunidade de conhecer a capital uruguaia.

As aeronaves são pequenas, possuem configuração 2-2, são um pouco menores que os aviões da Azul, mas são bem confortáveis.

O serviço de bordo é pago e há free shop a bordo.

A conexão em Montevideu é interessante, pois com isso vc pode aproveitar o Free Shop de lá, que é muito bom, é relativamente grande e com visual moderno.

legal03 Mensagens: 136
Ter Abr 26, 2011 7:36 pm
Em relação à cobrança por bagagem despachada, realmente a Pluna efetua a cobrança para voos com origem fora do Brasil, pois aqui dentro ela não pode fazê-lo. A taxa é de 30 dólares pela 1a bagagem de até 23kg, mas vc tem um desconto de 5 dólares se efetuar o check-in online.

Qto à taxa de embarque no aeroporto de Montevideu, vc precisa pagá-la caso saia do aeroporto e depois retorne. Caso permaneça o tempo todo na área de embarque não há cobrança nenhuma.
É engraçado pois realmente há vários caixas ao lado da área de check-in onde se efetua o pagamento da taxa de embarque.
Quando eu estava em Montevideu e a conexão se atrasou, a Pluna nos retirou do aeroporto e nos levou para um hotel.
Quando retornamos ao aeroporto para seguir viagem, uma pessoa da Pluna teve de se dirigir a um desses caixas e pagar a taxa de embarque de cada pessoa que havia saído do aeroporto.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Abr 27, 2011 12:03 am
Olá,

A Pluna era a VARIG do Uruguai, e inclusive tinha uma ótima parceria com a sua co-irmã brasileira. Pois bem, a última vez que voei de Pluna foi em 2005, a bordo de um 737-200 para Buenos Aires com escala em MVD, onde o Free-Shop é muito bom.

Não tive cobrança de bagagens, não tive cobrança de lanche a bordo, nada disso... Pra vc ver como os tempos mudaram...

Mas acho que você deve se informar sobre esta cobrança de bagagem, pois quem é que consegue viajar de uma país a outro sem bagagem?!?!? É um despropósito...

Uma dica: utilize uma mala individual, cuja dimensões somadas não ultrapassem 115cm - assim você leva contigo dentro do avião.


Abraços,

gabrielabrendel Mensagens: 8
Qui Out 20, 2011 11:04 am
A bagagem de mão normalmente é limitada pelo tamanho e não pelo peso. Então você pode usar uma mala pequena e colocar os itens mais pesados, sendo que esta você levará junto com você.

Os itens mais leves você coloca na bagagem despachada.

Abraços.

Vivendo a vida...
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Out 20, 2011 11:45 am
Gabriela,

Na verdade por ambos. As regras citam peso e tamanho máximo. Cada vez mais as companhias aéreas estão de olho no peso da mala de mão, principalmente as low cost.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qui Out 20, 2011 12:18 pm
E na TAM é só 5Kg, e pesaram minhas malas, que estavam com 6 a 8 Kgs, e passou. Mas a coisa está ficando mais apertada sim! 8-)

jvinicius Mensagens: 507
Qui Out 20, 2011 1:52 pm
A Azul pesou e com 10kg nao deixou... Acabei comprando um bilhete na TAM, que nao me falou nada da bagagem. A Azul teve que devolver o dinheiro da minhas passagens, pois, cancelei todos os próximos voos que tinha com eles.

A GOL por mandou pesar, só que o atendente só quis saber da mochila.





Booking.com

Voltar para “Avaliações de voos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio