Companhias aéreas
Avaliações

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador
Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 12, 2017 1:45 pm 
Mensagens: 3
Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador

Imagem

A Air Europa é uma companhia aérea espanhola, fundada em 1986. Atualmente tem voos direto para Madrid saindo de São Paulo e Salvador. A partir de 30 de dezembro, a companhia terá também voos saindo de Recife direto para a capital da Espanha.

Para quem voa a partir do Nordeste sempre aparece nas cotações como uma das opções mais econômicas e por isso já tive a oportunidade de usar os serviços da companhia diversas vezes para ir a Europa. Em novembro de 2017 utilizei a Air Europa para voar até Portugal e compartilho abaixo meus comentários sobre essa experiência mais recente.

CHECK-IN E EMBARQUE

O check-in aconteceu sem grandes filas. Foi rápido e eficiente. Há uma fila preferencial para passageiros da Business Class e membros elite da aliança aérea SkyTeam.

Em Salvador, num horário bem próximo ao embarque da Air Europa, há um voo da TAP, o que aumenta o fluxo de pessoas no embarque e pode atrasar um pouco o processo de inspeção e imigração. Como o aeroporto não tem uma grande variedade de lojas e restaurantes, não há distração da parte externa, então o melhor é passar logo pelos trâmites e entrar na área de embarque. Caso queira fazer uma refeição, faça isso antes de entrar na sala de embarque, pois não há opções para refeições mais completas lá dentro. Somente um stand vendendo água, sucos e snacks. Não há salas vips.

Tem um Duty Free, mas é bem pequeno comparado aos de aeroportos como São Paulo e Rio de Janeiro. Tem uma boa variedade de bebidas, mas pouca de outros itens. É possível durante o embarque reservar os itens que desejará comprar na sua volta, caso desembarque no mesmo aeroporto. Alguns preços de perfumes estavam mais baixos em Salvador do que no aeroporto de Madrid, além de ter a opção de parcelamento e pagamento em real, sem IOF.

Quem faz apenas conexão em Madrid, não precisa pegar as malas lá, somente no destino final. A imigração, porém, é sempre feita no desembarque em Madrid.

O aeroporto de Madrid é enorme e caso tenha que mudar de terminal para pegar sua conexão essa transição pode levar até 30 minutos caminhando rápido. Se programe para não perder o próximo voo. No voo de volta o embarque em Madrid teve mais de 1 hora de atraso e não foi informado o motivo.

AERONAVE

A aeronave utilizada na rota foi o Airbus A330-200. Na classe econômica a configuração é a 2-4-2 e na classe executiva 2-2-2. O espaço para as pernas na classe econômica foi satisfatório para minha estatura (1,60), mas apertado para pessoas com estaturas maiores. A reclinação é a padrão, nem melhor e nem mais desconfortável que outras companhias que já tive a oportunidade de voar. No voo de ida não havia entretenimento individual, mas era possível baixar o aplicativo da companhia aérea no celular e tablet, para assistir filmes e séries, caso fosse adquirido o pacote da internet oferecido durante o voo. O pacote de internet poderia também ser utilizado para navegar nas redes sociais. Não é oferecido fones de ouvido gratuitamente. Eles custam 3 euros.

Imagem

Imagem

No voo de volta havia telas individuais, mas algumas tinham controles quebrados e foi difícil ver o plano de voo e escolher um filme. A seleção de filmes disponível era atualizada. Na classe executiva a poltrona reclina totalmente. É oferecido um amenity kit simples com tapa olho, protetores auriculares, pasta e escova de dente e creme para as mãos.

Imagem

Imagem

Além de fones de ouvido, cobertor e travesseiro, os passageiros da Business Class recebem uma senha para acesso à internet durante o voo, mas com quantidade de dados limitada.

Imagem

A aeronave estava bem limpa no momento do embarque.

ALIMENTAÇÃO

Cerca de 1 hora após a decolagem é servido o jantar, no voo de ida, que é noturno. As opções são massa ou um prato com frango, que se repetiu no voo de volta. Além dos pratos é servido pão, manteiga e uma sobremesa. Para beber há sucos, refrigerantes, vinhos e cerveja. Depois de servidas todas as refeições as comissárias voltam oferecendo mais pão. É oferecido ainda café ou chá.

Imagem

Cerca de 2 horas antes do pouso é servido o café da manhã: um sanduíche e um suco. Além de café e chá. As refeições eram simples, mas estavam bem temperadas e quentinhas. No voo de volta, que é diurno, foi servida uma refeição e mais um lanche perto do horário de desembarque.

ATENDIMENTO

Os atendentes do check-in e da loja no aeroporto de Salvador foram solícitos e responderam algumas dúvidas com agilidade. Em Madrid não respondiam de forma direta alguns questionamentos, principalmente devido ao atraso que o voo teve.

Os comissários dos voos falavam português, espanhol, inglês e todas as instruções foram passadas nos três idiomas nas diversas fases do voo. O atendimento dos comissários espanhóis é mais ríspido e provavelmente você vai lembrar no “chicken or pasta” que eles repetem insistentemente por algum tempo (rs).

MALAS

A franquia de bagagem da companhia é atualmente de 2 malas de 32 quilos, mas para bilhetes emitidos a partir de 01/01/2018 a franquia passará a ser de 2 malas de 23 quilos por pessoa. As malas chegaram sem atrasos tanto na ida como na volta durante os meus voos.

CONCLUSÃO

Para quem sai do Nordeste é uma opção que encurta o tempo de viagem pois elimina as conexões em hubs como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, oferece bons preços. Deve-se levar em conta, porém, que é uma companhia com características low cost. Caso seja um passageiro que pondere a escolha da companhia baseado no conforto, principalmente da classe executiva, pode ter uma experiência aquém do esperado. Já se você escolhe o seu voo baseado nas melhores tarifas, não deixe de consultar os valores da Air Europa para viajar para a Espanha e os demais destinos que ela oferece a partir da conexão em Madrid, pois em geral são bastante competitivos. Voltaria a voar com companhia aérea em outras oportunidades.

Boa viagem!

E você, já voou com a Air Europa? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________


 Título: Re: Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador
Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 12, 2017 8:48 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 32510
Ótima avaliação, Sara. Realmente o tempo total de viagem para viajar até GRU ou GIG torna a viagem muito mais cansativa. Estimo que aumente o tempo total em umas 6 horas mais ou menos. Ir direto é muito melhor, apesar de ter menos opções saindo de Salvador.

Pelo que li, Air Europa vale para evitar conexão e se o preço for bom.

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador
Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 12, 2017 8:57 pm 
Mensagens: 230
Já fui de Air Europa por SSA duas vezes e outra por GRU e não tive experiências boas. Primeiro que alguns A330 são velhos, sem IFE individual, assentos bem desgastados. Segundo que a limpeza das aeronaves é triste, o banheiro então é uma vergonha (apesar de reconhecer que os passageiros contribuem e muito para isso). Depois tudo é cobrado: bagagem, marcar assento, fone de ouvido, etc então se o preço base não for baixo você corre o risco de pagar tanto quanto pagaria para ir de LATAM por exemplo.

Na última em Madrid o check-in de retorno foi uma confusão enorme. Inventaram filas diferentes para brasileiros, os funcionários fizeram confusão mandando ir para diferentes lugares, enfim muito ruim.

Fiz uma notal mental de somente viajar nela se a diferença de preço for realmente gritante.


 Título: Re: Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador
Mensagem não lidaEnviado: Qui Dez 21, 2017 11:52 am 
Mensagens: 13048
Air Europa inaugura voo da rota Madri-Recife viewtopic.php?f=200&t=15391

_________________
Compre seu ingresso em até 10 vezes sem juros: http://fdv.im/seuingresso


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como é voar na Classe Econômica do Boeing 787 Dreamliner da Royal Air Maroc

em Avaliações da Royal Air Maroc

Última mensagem Qui Dez 21, 2017 11:37 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Amenities da Emirates Airline | Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica

em Amenities

Última mensagem Qui Abr 20, 2017 8:12 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

Como conseguir upgrade da Classe Econômica para a Classe Executiva na Iberia

em Upgrade

Última mensagem Seg Jan 08, 2018 9:24 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Amenities da Avianca Brasil | Classe Executiva e Classe Econômica

em Amenities

Última mensagem Ter Jan 02, 2018 5:35 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

4

5 dicas da KLM para você tentar dormir no avião ao viajar na Classe Econômica

em Dicas de viagem

Última mensagem Seg Jan 15, 2018 7:52 pm Beatriz Ver última mensagem

 

3

 

Companhias aéreas
Avaliações

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes