Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador

Confira nossas avaliações sobre as companhias aéreas.
SaraMeirinho Mensagens: 11
Ter Dez 12, 2017 12:45 pm
Imagem

A Air Europa é uma companhia aérea espanhola, fundada em 1986. Atualmente, ela opera voos direto para Madrid saindo de São Paulo, Salvador e Recife direto para a capital da Espanha.

Para quem voa a partir do Nordeste sempre aparece nas cotações como uma das opções mais econômicas e por isso já tive a oportunidade de usar os serviços da companhia diversas vezes para ir a Europa. Em novembro de 2017 utilizei a Air Europa para voar até Portugal e compartilho abaixo meus comentários sobre essa experiência mais recente.

CHECK-IN E EMBARQUE

O check-in aconteceu sem grandes filas. Foi rápido e eficiente. Há uma fila preferencial para passageiros da Business Class e membros elite da aliança aérea SkyTeam.

Em Salvador, num horário bem próximo ao embarque da Air Europa, há um voo da TAP, o que aumenta o fluxo de pessoas no embarque e pode atrasar um pouco o processo de inspeção e imigração. Como o aeroporto não tem uma grande variedade de lojas e restaurantes, não há distração da parte externa, então o melhor é passar logo pelos trâmites e entrar na área de embarque. Caso queira fazer uma refeição, faça isso antes de entrar na sala de embarque, pois não há opções para refeições mais completas lá dentro. Somente um stand vendendo água, sucos e snacks. Não há salas vips.

Tem um Duty Free, mas é bem pequeno comparado aos de aeroportos como São Paulo e Rio de Janeiro. Tem uma boa variedade de bebidas, mas pouca de outros itens. É possível durante o embarque reservar os itens que desejará comprar na sua volta, caso desembarque no mesmo aeroporto. Alguns preços de perfumes estavam mais baixos em Salvador do que no aeroporto de Madrid, além de ter a opção de parcelamento e pagamento em real, sem IOF.

Quem faz apenas conexão em Madrid, não precisa pegar as malas lá, somente no destino final. A imigração, porém, é sempre feita no desembarque em Madrid.

O aeroporto de Madrid é enorme e caso tenha que mudar de terminal para pegar sua conexão essa transição pode levar até 30 minutos caminhando rápido. Se programe para não perder o próximo voo. No voo de volta o embarque em Madrid teve mais de 1 hora de atraso e não foi informado o motivo.

AERONAVE

A aeronave utilizada na rota foi o Airbus A330-200. Na classe econômica a configuração é a 2-4-2 e na classe executiva 2-2-2. O espaço para as pernas na classe econômica foi satisfatório para minha estatura (1,60), mas apertado para pessoas com estaturas maiores. A reclinação é a padrão, nem melhor e nem mais desconfortável que outras companhias que já tive a oportunidade de voar. No voo de ida não havia entretenimento individual, mas era possível baixar o aplicativo da companhia aérea no celular e tablet, para assistir filmes e séries, caso fosse adquirido o pacote da internet oferecido durante o voo. O pacote de internet poderia também ser utilizado para navegar nas redes sociais. Não é oferecido fones de ouvido gratuitamente. Eles custam 3 euros.

Imagem

Imagem

No voo de volta havia telas individuais, mas algumas tinham controles quebrados e foi difícil ver o plano de voo e escolher um filme. A seleção de filmes disponível era atualizada. Na classe executiva a poltrona reclina totalmente. É oferecido um amenity kit simples com tapa olho, protetores auriculares, pasta e escova de dente e creme para as mãos.

Imagem

Imagem

Além de fones de ouvido, cobertor e travesseiro, os passageiros da Business Class recebem uma senha para acesso à internet durante o voo, mas com quantidade de dados limitada.

Imagem

A aeronave estava bem limpa no momento do embarque.

ALIMENTAÇÃO

Cerca de 1 hora após a decolagem é servido o jantar, no voo de ida, que é noturno. As opções são massa ou um prato com frango, que se repetiu no voo de volta. Além dos pratos é servido pão, manteiga e uma sobremesa. Para beber há sucos, refrigerantes, vinhos e cerveja. Depois de servidas todas as refeições as comissárias voltam oferecendo mais pão. É oferecido ainda café ou chá.

Imagem

Cerca de 2 horas antes do pouso é servido o café da manhã: um sanduíche e um suco. Além de café e chá. As refeições eram simples, mas estavam bem temperadas e quentinhas. No voo de volta, que é diurno, foi servida uma refeição e mais um lanche perto do horário de desembarque.

ATENDIMENTO

Os atendentes do check-in e da loja no aeroporto de Salvador foram solícitos e responderam algumas dúvidas com agilidade. Em Madrid não respondiam de forma direta alguns questionamentos, principalmente devido ao atraso que o voo teve.

Os comissários dos voos falavam português, espanhol, inglês e todas as instruções foram passadas nos três idiomas nas diversas fases do voo. O atendimento dos comissários espanhóis é mais ríspido e provavelmente você vai lembrar no “chicken or pasta” que eles repetem insistentemente por algum tempo (rs).

MALAS

A franquia de bagagem da companhia é atualmente de 2 malas de 32 quilos, mas para bilhetes emitidos a partir de 01/01/2018 a franquia passará a ser de 2 malas de 23 quilos por pessoa. As malas chegaram sem atrasos tanto na ida como na volta durante os meus voos.

CONCLUSÃO

Para quem sai do Nordeste é uma opção que encurta o tempo de viagem pois elimina as conexões em hubs como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, oferece bons preços. Deve-se levar em conta, porém, que é uma companhia com características low cost. Caso seja um passageiro que pondere a escolha da companhia baseado no conforto, principalmente da classe executiva, pode ter uma experiência aquém do esperado. Já se você escolhe o seu voo baseado nas melhores tarifas, não deixe de consultar os valores da Air Europa para viajar para a Espanha e os demais destinos que ela oferece a partir da conexão em Madrid, pois em geral são bastante competitivos. Voltaria a voar com companhia aérea em outras oportunidades.

Boa viagem!

E você, já voou com a Air Europa? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 12, 2017 7:48 pm
Ótima avaliação, Sara. Realmente o tempo total de viagem para viajar até GRU ou GIG torna a viagem muito mais cansativa. Estimo que aumente o tempo total em umas 6 horas mais ou menos. Ir direto é muito melhor, apesar de ter menos opções saindo de Salvador.

Pelo que li, Air Europa vale para evitar conexão e se o preço for bom.

Berrnardo Mensagens: 254
Ter Dez 12, 2017 7:57 pm
Já fui de Air Europa por SSA duas vezes e outra por GRU e não tive experiências boas. Primeiro que alguns A330 são velhos, sem IFE individual, assentos bem desgastados. Segundo que a limpeza das aeronaves é triste, o banheiro então é uma vergonha (apesar de reconhecer que os passageiros contribuem e muito para isso). Depois tudo é cobrado: bagagem, marcar assento, fone de ouvido, etc então se o preço base não for baixo você corre o risco de pagar tanto quanto pagaria para ir de LATAM por exemplo.

Na última em Madrid o check-in de retorno foi uma confusão enorme. Inventaram filas diferentes para brasileiros, os funcionários fizeram confusão mandando ir para diferentes lugares, enfim muito ruim.

Fiz uma notal mental de somente viajar nela se a diferença de preço for realmente gritante.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Dez 21, 2017 10:52 am
Air Europa inaugura voo da rota Madri-Recife https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=200&t=15391" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jan 23, 2018 8:30 am
A Air Europa, divisão aérea do grupo turístico Globalia, acaba de anunciar tarifas especiais a partir de USD 2.018 para saídas de Salvador e Recife em classe executiva, para bilhetes emitidos até 28 de janeiro com destino à Madri.

A promoção vale para a compra dos trechos de ida e volta, para voar até 31 de agosto de 2018, com taxas aeroportuárias inclusas e sem a franquia de bagagem. Os bilhetes podem ser pagos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, diretamente com as agências de viagens ou nas lojas da companhia.

veranov3239015456 Mensagens: 1
Qua Dez 19, 2018 8:50 pm
Olá, Se eu quiser viajar só com a bagagem de mão, posso levar, também, no lugar de uma bolsa uma mochila?

Adriana Mensagens: 2231
Qua Fev 06, 2019 7:06 am
Viajei em Dezembro com a Air Europa, bem... você recebe pelo que está pagando, mas na época de Natal e Ano Novo o preço estava muito bom.
O espaço é pequeno, meu marido batia o joelho no assento da frente, vi que vários homens mais altos ficaram meio desconfortáveis.
A comida é bem básica e as porções pequenas, como já sabíamos disso comemos um lanche no aeroporto antes, mas se você precisa de algo mais, não terá tempo de comer no aeroporto, acha cara (realmente um absurdo), está com crianças, melhor levar um bom sortimento na mala de mão.
No trecho interno da Europa, até a água é cobrada 2,50 Euros.
Todos os voos foram pontuais, os atendentes simpáticos e as aeronaves ok, não novíssimas, mas não eram velhas.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Fev 15, 2019 6:16 am
Uma unica vez utilizei os servicos deles para a Europa.

Depois que me cobraram 3 euros pelo fone de ouvido e 5 euros por um sanduiche fora do horario de refeicao, abdiquei de seus servicos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 23, 2019 8:04 pm
Novo menu de bordo sendo oferecido: https://www.aireuropa.com/br/br/aea/landings/novos-menus-em-voos-de-longa-distancia.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem também opções pagas opcionais.





Booking.com

Voltar para “Avaliações de voos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio