Como é viajar na Classe Econômica da South African Airways

Confira nossas avaliações sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jan 26, 2019 7:47 am
Imagem

A South African Airways (SAA) é a companhia aérea líder na África, servindo 57 destinos no continente africano com voos próprios e em parceria com a SA Airlink e sua parceira low cost, a Mango; além de oito destinos intercontinentais a partir de seu hub em Joanesburgo. A companhia é membro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas.

A SAA usa em sua rota à Joanesburgo o A330-200, que é uma das principais aeronaves da companhia aérea para voos de média e longa distância. O Airbus A330-200 nasceu como versão de longo alcance derivado do A330-300. Em determinadas situações, a rota recebe um upgrade, e passa a ser operada com o Airbus A330-300, que tem a nova configuração interna, oferecendo mais conforto aos passageiros, principalmente na Classe Executiva.

Leia também:
- Airbus A330-200 da South African Airways
- Airbus A330-300 da South African Airways

A aeronave é dividida em duas partes:
- Classe Executiva: 36 assentos;
- Classe Econômica: 186 assentos.

Na ida, eu viajei no A330-200. Na volta, tive sorte e viajei no A330-300. A diferença entre as duas aeronaves é grande, afinal, uma está com o interior renovado e a outra com o interior antigo. A diferença é maior na Classe Executiva, os onde assentos novos são consideravelmente mais confortáveis e todos têm acesso direto ao corredor.

A Classe Econômica tem configuração 2-4-2, que eu particularmente prefiro ao invés da 3-4-3. O entretenimento é individual e de boa qualidade. Na ida, não havia USB e tampouco tomada para recarregar os dispositivos. Na volta, ambas as opções estavam disponíveis. A marcação dos melhores assentos não está disponível nem para quem é Star Alliance Gold, o que achei ruim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O A330-300 tem uma reclinação melhor do assento, o que torna a viagem mais confortável:

Imagem

SA 223, o voo da ida, decola do Aeroporto de Guarulhos (GRU) às 18:30 e chega à Joanesburgo às 7:10. SA 222, o voo de volta, decola do Aeroporto de Joanesburgo (JNB) às 11:10 e chega à São Paulo às 16:00. O voo da ida é noturno e o da volta é diurno. Na ida, por causa do vento, leva em torno de 8 horas, mas na volta, contra o vento, o voo demora em torno de 10 horas.

Devido ao meu nível Star Alliance Gold, tenho alguns privilégios ao voar com a South African Airways, como usar o check-in da Classe Executiva, ter acesso às salas VIP, e ainda ter embarque prioritário e preferência na devolução da bagagem. De qualquer maneira, não havia grandes filas nos aeroportos para o check-in.

No GRU Airport, a sala VIP usada é o Star Alliance Lounge, que para mim é a melhor sala do aeroporto. O espaço é enorme, arrojado, bonito e agradável, com ótimas opções de alimentos e bebidas, além de salas de banho individuais, computadores, impressora e Wi-Fi. Em Joanesburgo, a companhia aérea tem salas VIP próprias, que também são ótimas, com decoração agradável e influências sul-africanas, além de boas opções de alimentos e bebidas.

Imagem
Star Alliance Lounge.

Imagem
South African Airways Premium Lounge.

Leia também:
- South African Airways Premium Lounge (internacional) - Aeroporto de Joanesburgo - África do Sul
- South African Airways Premium Lounge (nacional) - Aeroporto de Joanesburgo - África do Sul

Na ida, por ser um voo noturno, você receberá as seguintes refeições:
- Jantar, incluindo bebidas alcoólicas, servido logo após a decolagem;
- Café da manhã, servido em torno de 1 hora e meia antes da chegada ao destino.

Imagem

Imagem

Imagem

Na volta, por ser um doo diurno, você receberá as seguintes refeições:
- Almoço, incluindo bebidas alcoólicas, servido logo após a decolagem;
- Jantar, servido em torno de 1 hora e meia antes da chegada ao destino.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A comida é razoável para uma Classe Econômica, com destaque para os bons vinhos sul-africanos e os talheres de metal. Sempre há mais de uma opção disponível, além de amplas opções de bebidas não alcoólicas. Entre as refeições, os comissários passam oferecendo água.

Não usei o entretenimento individual, mas havia boas opções de filmes, séries, jogos e música. Na aeronave mais nova, havia Wi-Fi, mas não estava funcionando no meu voo, por isso não consegui testar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Curiosidade: ao chegarmos à Joanesburgo, não permitiram a saída da aeronave, e policiais entraram com uma lista de passageiros, que retiraram da aeronave para averiguação. Dizem que é uma rota de drogas, mas não descobri o motivo pelos quais vários passageiros saíram. No desembarque, antes da imigração, também conferem os passaportes um a um.

Na minha chegada testei um novo serviço da Blacklane, que me recebeu no desembarque, com atendimento em português, e me acompanhou pela imigração e alfândega, me levando até a sala VIP para aguardar o próximo voo. Esse serviço, chamado de Blacklane Pass, é indicado, principalmente, para idosos, viajantes inexperientes ou viajantes exigentes que não gostam de perder tempo.

Leia também: Blacklane passa a oferecer serviços personalizados em mais de 500 aeroportos pelo mundo

Conclusão

Sem nenhuma dúvida, a South African Airways é a melhor opção para quem deseja viajar à África do Sul. O voo é direto para Joanesburgo, mas a cidade funciona principalmente como aeroporto de conexão, pois há outras cidades mais interessantes, como a Cidade do Cabo. A malha aérea da SAA é muito boa, então dá para ir de lá para vários outros países.

Gostei muito do atendimento da companhia aérea, em todas as etapas da viagem. O conforto da Classe Econômica é muito limitado, mas o bom é que na ida é um voo rápido e dá para dormir um pouco. Eu, particularmente, não gosto do voo da volta, pois é diurno e o tempo não passa. No passado, havia um voo noturno, que era excelente. De qualquer maneira, acho que a empresa é uma excelente escolha.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a África do Sul a convite da South African Airways.

E você, já viajou com a South African Airways? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jan 28, 2019 5:30 pm
Já fui para Africa do Sul de SAA - econômica - e adorei! Até pq é um voo rapidinho! Nem cogitaria ir por outra cia aérea





Booking.com

Voltar para “Avaliações de voos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio