Como é voar na Classe Econômica da Air New Zealand no Boeing 787-9

Confira nossas avaliações sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Mar 23, 2019 1:04 pm
Imagem

A Air New Zealand é a companhia aérea de bandeira da Nova Zelândia. Seu hub é o Aeroporto Internacional de Auckland (AKL), principal cidade da Nova Zelândia. Fundada em 1940 e membro da Star Alliance, ela possui uma frota de 109 aeronaves operando para 61 destinos domésticos e internacionais. Tive a oportunidade de voar em sua Classe Econômica no trecho entre Auckland e Perth, na Austrália, no seu Boeing 787-9. Ela opera uma frequência diária nessa rota.

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todos são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A Air New Zealand configurou dessa forma seus 787-9:
- Economy (Classe Econômica), com 263 assentos;
- Premium Economy (assentos mais confortáveis dentro da Economy), com 21 assentos;
- Business Premier (Classe Executiva), com 18 assentos.

A Classe Econômica tem configuração 3-3-3, que é a configuração mais comum.

No aeroporto

A Air New Zealand domina o aeroporto, por ser seu principal hub. Logo que cheguei, verifiquei que havia algumas filas. Notei, porém, que havia um portão diferenciado que indicava ser exclusivo para passageiros voando em Classe Executiva, membros elite do Airpoints, o programa de fidelidade da empresa, e membros Star Alliance Gold. Valendo-me do cartão Platinum da Copa Airlines, me dirigi para lá. O local é bem interessante, pois ao contrário da maioria dos demais companhias não se trata de uma fila diferenciada e sim de um ambiente privado e fechado. Não havia fila alguma e eu era o único presente.

O curioso foi que a funcionária nunca tinha visto um cartão da Copa Airlines e teve que consultar o terminal para ver se eu realmente tinha direito ao privilégio. Vencidas as formalidades e munido do meu cartão de embarque, passei pela área segura, cujo acesso é feito diretamente pelo ambiente exclusivo. Passei também o controle de passaportes, evitando a fila, e segui para a sala VIP, que fica localizada na área segura. As opções de alimentação e bebidas são ótimas.

Na aeronave

A primeira impressão é a boa. A decoração é moderna e condiz com o Dreamliner, uma das aeronaves mais modernas da atualidade. A configuração 3-3-3 é a padrão nesse tipo de aeronave. A cabine estava limpa e tudo parecia em ordem. Uma coisa que realmente odeio no 787 é o sistema de escurecimento da janela. Quem já fez voo diurno nessa aeronave, como foi o caso, sabe que ele não bloqueia a luz completamente.

Imagem

Imagem
Business Class.

Imagem
Premium Economy.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os assentos são tão confortáveis quanto é possível uma Classe Econômica ser confortável e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro.

As comissárias são profissionais. Corretas, mas nada do calor latino ao qual estamos acostumados.

Imagem
Fones de ouvido.

Nesse voo, com pouco mais de 7 horas de duração, é servido o café da manhã logo após a decolagem e um lanche pouco antes da chegada. Uma coisa que achei curiosa e interessante é que dependendo da sua classe tarifária, você tem direito a solicitar snacks e bebidas durante o voo através de um serviço on-demand feito pelo seu próprio monitor individual. Você entra no sistema, escolhe o que deseja e a comissária aparece com o pedido poucos minutos depois. A identificação de quem tem direito a esse serviço é feita através da capa do encosto de cabeça, que tem uma cor diferente, assim como no cartão de embarque vem impresso o termo "The Works". Eu não sabia disso. Minha passagem foi emitida com milhas e fiquei sem saber se todos os bilhetes emitidos com milhas têm direito ao diferencial ou se recebi devido ao status Gold na Star Alliance.

Imagem

Imagem

Imagem

A comida é ok. Não é ruim, tampouco inesquecível. Após a refeição, você tem como opção usar o entretenimento individual, com cerca muitas opções de filmes, programas de TV, jogos e músicas.

Imagem

Imagem

O assento é padrão de Classe Econômica, com reclinação limitada.

Conclusão

Apesar de não poder dizer de modo algum que o voo tenha sido desagradável ou que a experiência tenha sido ruim, confesso que esperava um pouco mais da Air New Zealand. Afinal, trata-se de uma empresa que costuma frequentar o top 20 do Skytrax. Na edição 2018, ela ficou inclusive a frente de empresas como Turkish e KLM.

Eu diria que foi um serviço correto, mas que faltou um Q a mais, por se tratar da décima sétima melhor empresa aérea do mundo. Considero que ela seja superior a maioria das europeias, mas achei inferior à Qantas. Voaria de novo? Sem dúvida. Mas, se possível, daria preferência à Qantas. Os pontos que mais achei positivo foram sua excelente sala VIP no aeroporto de Auckland e o serviço diferenciado "The Works"

Boa viagem!

E você, já voou na Economy Class da Air New Zealand? Gostou do espaço? E do serviço? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 24, 2019 7:56 pm
Já me falaram bem da Premium Economy deles. Nunca voei com a Air New Zealand, mas confesso que a pintura preta está entre as minhas preferidas.

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Seg Mar 25, 2019 11:52 am
Eu gostei da Air New Zealand. Mas minha experiência foi na Executiva, de Auckland para Buenos Aires, em Fevereiro desse ano. O espaço privativo, que foi descrito, é muito bom. E a Sala VIP Eu considerei acima da média. Na minha pouca experiência, a Executiva da Air New Zealand está acima da Air Canada e abaixo da QATAR (Q suites).





Booking.com

Voltar para “Avaliações de voos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio