Classe Executiva da Turkish Airlines de São Paulo para Istambul no Boeing 777-300ER

Confira nossas avaliações sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Set 24, 2019 8:52 am
Imagem

A Turkish Airlines oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo, até o Aeroporto de Istambul (IST). O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class). Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.

Eu moro no Rio de Janeiro, então tive que viajar com a GOL Linhas Aéreas para São Paulo. Inclusive, você pode - e deve - comprar as passagens aéreas juntas se não mora em SP, para ter a mesma franquia de bagagem em todos os voos. Além disto, comprando junto em caso de qualquer atraso, que lhe faça perder a conexão, a companhia aérea precisa colocar você em outro voo, sem custos.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre a Turquia

Horário dos voos

De GRU até IST: TK16 - 03:10 - 21:40.
De IST até GRU: TK15 - 09:40 - 17:10.

Ou seja, o voo de ida tem grande parte que é noturno - e você chega à Istambul no final da noite por causa do fuso horário, sendo um dia morto, onde você provavelmente vai pedir room service no hotel e depois vai dormir. Na volta, o dia também é perdido, pois o voo decola muito cedo. Então, quando for organizar o seu roteiro, tenha em mente que o dia da chegada e o da saída são totalmente mortos.

No aeroporto

Ao chegar ao GRU Airport, fui direto para o check-in, que geralmente abre 4 horas antes do voo. A fila especial para a Classe Executiva geralmente é inexistente ou pequena, então o processo ocorre de forma rápida. Os seguintes passageiros podem usar essa fila:
- Classe Executiva;
- Star Alliance Gold.

Depois, segui para o Star Alliance Lounge, que é a sala VIP da maior aliança aérea do mundo, que eu considero a melhor e mais agradável do aeroporto. O espaço é enorme, com cerca de 1.350 m², sendo dividida em vários ambientes e acomodando confortavelmente até 295 pessoas. O uso de madeira, cordas, fibras naturais e acabamento cerâmico típico traz aconchego a um interior sofisticado, proporcionando uma atmosfera relaxante e acolhedora.

Veja um vídeo do lounge:

[html]

[/html]

Leia também: Guia de salas VIP | Aeroportos do Brasil

No horário combinado, e com as filas claramente demarcadas, embarquei na aeronave.

Na aeronave

A primeira boa impressão é a decoração da aeronave. Os assentos são muito bonitos e luxuosos, causando aquela sensação gostosa de que uma excelente experiência está por vir. As comissárias de bordo, também muito bonitas com seus uniformes, estavam com um sorriso tão bonito de boas-vindas que me senti em casa. Esse tratamento, definitivamente, faz toda a diferença. Se sentir bem recebido, em qualquer lugar, fica na memória. Vale destacar que não há comissárias brasileiras ou que falam português na tripulação.

A Classe Executiva tem configuração 2-3-2, que não é a mais confortável de todas, mas a Turkish Airlines está reformulando as suas aeronaves e a nova configuração ficou excelente. Todos os assentos são full-flat (reclinação total) e o espaço é muito bom. Para quem viaja acompanhado (casal) o ideal é escolher os assentos das laterais. Para quem viaja com crianças, os três assentos são mais recomendados, pois a criança fica "presa" entre os pais e facilita bastante. Clique aqui para ver o mapa de assentos.

Leia também: Classe Executiva | Configuração 2-3-2 x 2-2-2 x 1-2-1

Veja algumas fotos do interior do Boeing 777-300ER:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Repare como o espaço é bom:

Imagem

Leia também: Boeing 777-300ER da Turkish Airlines

São 349 assentos:
- 49 assentos na Classe Executiva;
- 300 assentos na Classe Econômica.

Após me acomodar, em um assento da última fileira, recebi o welcome drink. Pedi um suco de laranja. Depois, conferi o cardápio de alimentos e bebidas disponíveis durante o voo.

Imagem

Os assentos são muito confortáveis e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro;
- Kit de amenities;
- Pantufa;
- Poltrona que reclina a 180 graus.

As comissárias, com o constante sorriso no rosto, entregam o amenity kit e os cardápios. Depois da decolagem, você receberá uma toalha quente para limpar as mãos, e poderá continuar degustando a bebida solicitada enquanto decide o que irá comer. Vale, por exemplo, provar os vinhos turcos. O fone de ouvido, da marca Denon, é muito bom. Também gostei muito por ter pantufas, que não é oferecido por todas as companhias aéreas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O assento é bem confortável, sendo possível dormir muito bem - e as comissárias colocam uma espécie de proteção, para ficar mais macio. Também destaco a ótima qualidade do travesseiro e do cobertor. Eu também costumo viajar com uma almofada da FOM, para me dar mais conforto.

Imagem

Como é o entretenimento individual

O entretenimento a bordo, chamado Planet, possui conteúdo em 23 idiomas, incluindo mais de 800 programas de TV, mais de 700 álbuns de música, sete transmissões de TV ao vivo durante os voos, 11 filmes com legendas ou áudio descritivos bem como fones de ouvido anti-ruído em todos os voos de longa duração.

Como funciona a internet?

Para mim, sem dúvidas, esse é o melhor entretenimento individual. E o melhor: o Wi-Fi é totalmente gratuito para quem viaja na Classe Executiva. A velocidade é muito boa e funciona quase durante toda a viagem. Com isso, você pode assistir vídeos também no Netflix ou YouTube, além de usar as redes sociais, ver e-mails e trabalhar.

Leia também: Como funciona o Wi-Fi na Turkish Airlines

Refeições

Nesse voo, com mais ou menos 12 horas de duração, você vai receber uma pequena refeição logo após a decolagem, para então dormir. Por causa do horário, seu jantar na ida vai ser provavelmente na sala VIP. Dentro da aeronave, você come algo leve e depois dorme. Quando acordar, vai receber a próxima refeição. Sempre tem várias opções de escolha no cardápio, sendo inclusive difícil escolher de tão boas que são as opções.

Na Business Class, um chef está a bordo para preparar as refeições e atender aos pedidos dos passageiros, então você pode sentir o nível de comprometimento da empresa com a excelência das refeições. Vale destacar que nos voos de/para o Brasil eles mesclam opções típicas brasileiras e turcas, então se torna mais interessante.

Veja fotos das refeições na ida:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para sobremesa, igual ocorre nas churrascarias brasileiras, vem um carrinho com várias opções, sendo que algumas já estão prontas e outras são finalizadas na hora pelo chef.

Imagem

Imagem

Outro detalhe é que todos os passageiros recebem uma vela, que é algo simples, mas dá um toque especial à refeição:

Imagem

Leia também: Como solicitar uma refeição especial na Turkish Airlines?

Conclusão

Achei excelente o voo! Claro que pode melhorar, e vai melhorar, com os novos assentos, mas a experiência foi realmente muito boa não apenas nos voos internacionais, como também nos voos domésticos que fiz com eles. Ao todo, fiz 5 voos na Classe Executiva e 1 voo na Classe Econômica, e todos foram aprovados. As refeições, incluindo as bebidas, são excelentes.

Vale destacar que o produto da Turkish é excelente tanto no ar, quanto em solo, com ótimas salas VIP no novo Aeroporto de Istambul. Usei também o Fast Track e não peguei filas, além de check-in com prioridade, também sem filas, por todos os aeroportos onde passei.

Nos últimos anos, a Turkish, recebeu prêmios e indicações do World Airline Awards, como o Europe's Leading Airline 2019.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Turquia a convite da Turkish Airlines.

E você, já voou com a Turkish Airlines? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Set 24, 2019 2:02 pm
O layout pode ser ultrapassado, mas para quem viaja com filho, as três cadeiras centrais são muito convenientes.

Gostei muito dos pratos, com ótima apresentação.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jan 30, 2020 6:43 pm
Azul e Turkish Airlines implementam acordo para acúmulo e resgate de pontos https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=313&t=18401" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Avaliações de voos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio