Companhias aéreas
Avaliações

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 15 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 1:17 pm 
 Atualizado: Seg Out 14, 2019 10:34 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37865
Imagem

A Flybondi é uma companhia aérea com sede na Argentina considerada ultrabaixo custo. Ela iniciou suas operações em 26 de janeiro de 2018 e sua oferta é composta de 28 rotas pelas quais conecta 18 destinos no país e na região. Com uma visão de conectar os argentinos em diferentes lugares, 11 de seus voos são em rotas que não passam por Buenos Aires. No Brasil, está operando um voo no Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires. Seu código IATA é: FO.

Leia também: Companhia aérea Flybondi | Informações gerais

Eu embarquei com a companhia aérea no seu voo inaugural, no dia 11 de outubro, do Aeroporto do Galeão (GIG) para o Aeroporto El Palomar (EPA). Vale ressaltar que esse aeroporto não é o mais conhecido da cidade e as outras companhias aéreas voam para Aeroporto de Ezeiza (EZE) ou Aeroparque Regional Jorge Newbery (AEP).

Horário dos voos

De GIG até EPA: FO5901 - 12:20 - 15:45.
De EPA até GIG: FO5900 - 8:30 - 11:35.

O horário da ida é bom, mas ainda dá para curtir o primeiro dia em Buenos Aires, e não há a necessidade de passar pela Linha Vermelha e Linha Amarela de madrugada ou muito cedo, o que é bom em termos de segurança. Já o voo da volta não tem um horário tão bom, pois é bastante cedo, então você precisa chegar ao aeroporto no máximo às 6:30.

Quanto custa a passagem aérea?

Depende. Todo mundo pergunta isso, mas geralmente quem pergunta não entende que não existem preços fixos e as tarifas são sempre flutuantes, por isso é impossível cravar uma resposta exata. Eu escrevi um comparativo, que você pode usar como base. Acho que, dificilmente, você conseguirá comprar a passagem por menos de R$ 1.000,00.

Leia também: É mais barato voar do Rio de Janeiro até Buenos Aires com a Flybondi?

Taxas extras

Por ser uma companhia aérea ultrabaixo custo, tudo é extra. Basicamente, ao comprar uma passagem, você tem direito a:
- Viajar nos voos escolhidos;
- Uma bagagem de mão de até 10 quilos.

Você pode, se desejar, pagar para:
- Marcar o seu assento: entre R$ 14,00 e R$ 21,00 (por pessoa, por voo);
- Despachar uma mala de até 9 quilos: R$ 50,00 (por pessoa, por voo);
- Despachar uma mala de até 20 quilos: R$ 73,00 (por pessoa, por voo);
- Excesso de bagagem (5 quilos): R$ 17,00;
- Embarque preferencial: R$ 10,00 (por pessoa, por voo);
- Café ou chá: R$ 4,00.

Esses valores foram apresentados para mim on-line, quando acessei a minha reserva, e estavam em pesos argentinos. Para realizar a conversão de pesos argentinos para reais você deve dividir o valor por 14. Use os valores acima como referencial.

No aeroporto

Se você não precisa despachar malas nem precisa ir ao check-in e pode embarcar direto. Já se você vai despachar malas - que são sempre pagas - precisa ir até os balcões (tem fila de prioridades por lei). O procedimento de check-in nos balcões não tem custo, mas em outras companhias aéreas low cost você precisa pagar por isso. Por enquanto, a impressão do cartão de embarque também é gratuita.

Imagem
Balcões de check-in no GIG.

A companhia aérea não oferece acesso às salas VIP, mas você poderá usá-las no Galeão se tiver um cartão de crédito conveniado com o Priority Pass, LoungeKey ou DragonPass. Já na volta, não poderá usar às salas VIP, pois não há nenhuma no Aeroporto El Palomar. O embarque acontece por grupos (verifique no seu cartão de embarque a sua vez) e sem grandes problemas no GIG. Já na volta, o embarque é bastante confuso, pois o Aeroporto El Palomar não tem capacidade para tantos passageiros, e são muitas filas e falta de lugares para sentar. Além disto, depois os passageiros pegam um ônibus e são levamos para outro terminal, para depois seguir andando até a aeronave. É pouco funcional e confuso.

Por ter sido o voo inaugural, ao chegar ao RIOgaleão o 737 recebeu o famoso batismo com jatos de água.

Imagem

Dentro da aeronave não são oferecidos cobertores e travesseiros, então vale o seu para um maior conforto. Eu, particularmente, sempre viajo com uma almofada da FOM. Se você é friorento, vale levar um casaco ou um cobertor pequeno que caiba sem ocupar muito espaço na mala de mão. Leve também um fone de ouvido para usar seu entretenimento.

Na aeronave

A aeronave usada é o Boeing 737-800 NG. A principal característica da Flybondi como companhia aérea de baixíssimo custo é a eficiência, além de atender aos cinco princípios básicos da indústria:
- Ter uma frota de aviões única;
- Alto uso diário de cada aeronave;
- Trabalhar na otimização dos tempos nas escalas;
- Garantir a capacidade máxima de assentos em cada avião, sem distinção de classes;
- Dar a liberdade para os passageiros escolherem que tipo de produto e serviço desejam ter na sua viagem.

Só existe uma classe de serviço - a Classe Econômica - e a configuração é 3-3. Essa é a mesma aeronave que a GOL Linhas Aéreas usa em seus voos nacionais e internacionais. A identidade visual da Flybondi não agrada e é possível notar muitas marcas de uso, mas vale lembrar que isso é apenas uma opinião pessoal da apresentação e não impacta nada na segurança do voo. A aeronave foi comprada da Sunwing Airlines (companhia aérea de baixo custo canadense).

Os melhores assentos são:
- Fileira 1: A, B e C;
- Fileira 2 (que é a primeira do lado direito): D, E e F;
- Saída de emergência: 16.

As fileiras 14 e 15 não reclinam. No caso da fileira 15, por ser uma saída de emergência, o espaço é bom, mas você não pode reclinar. Algo que falta nos assentos é o suporte para a cabeça, que acho fundamental para encostar e cochilar. A fileira 32, que é a última, é muito ruim por ser ao lado do banheiro e por causa da reclinação ser quase inexistente.

A empresa não permite que você troque de lugar depois que as portas são fechadas. No voo de ida, por causa do balanceamento da aeronave, os comissários trocaram alguns passageiros de lugar. Na volta, o voo estava totalmente lotado, e a imensa maioria eram argentinos.

Veja algumas fotos da aeronave:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O banheiro da aeronave também apresenta bastante sinal de uso:

Imagem

Imagem

Como é o entretenimento individual

Não é oferecido nenhum entretenimento individual e nem Wi-Fi. Você terá apenas uma revista de bordo, em espanhol, para ler durante o voo. A minha dica é baixar filmes ou levar um livro para ler. Vale destacar, negativamente, que não tem tomada e nem entrada USB na aeronave, mas como é um voo curto as baterias geralmente dão conta do recado. Eu sempre viajo com um powerbank.

Como é o serviço de bordo

O serviço de bordo é sempre pago. Na ida, como foi o voo inaugural, o serviço de bordo foi gratuito, e tive a oportunidade de experimentar alguns dos alimentos e bebidas que são vendidos nos voos convencionais. São os produtos normais, como biscoitos, alfajores, sucos e água. Inclusive, vale destacar que até a água é cobrada nos voos.

Imagem

Para ver os preços, clique na imagem abaixo para abrir maior e ser possível ver melhor:

Imagem

Na volta, comprei uma água no aeroporto e não consumi nada dentro do avião.

Vale a pena voar com a Flybondi?

É preciso entender o conceito de uma empresa low cost para avaliar o voo. Para a empresa, o passageiro só deve pagar por aquilo que vai realmente usar, e isso torna o preço das passagens aéreas mais barato. Então, se você não vai despachar mala e não irá comer e beber no avião, não precisa pagar por isso. Por isso, ao comparar os preços, é preciso também comparar o que está incluído na passagem. Como é um voo relativamente curto, de 3 horas, talvez você não faça questão de serviço de bordo, por exemplo, mas se quiser comprar itens do cardápio não vai se assustar com os preços, que são bem honestos.

O 737 é uma boa aeronave e viajando na Classe Econômica o conforto é sempre limitado, seja em uma low cost ou em uma companhia aérea mais luxuosa. Não dá para dizer que é uma experiência maravilhosa - e nem a empresa promete isso -, mas dá para dizer que é um voo honesto, onde você não é explorado e só paga o que realmente precisa. Para quem tem mais de 1,80 metro, acho que vale o investimento de viajar na primeira fileira ou na saída de emergência, pois o espaço é consideravelmente maior, o que faz diferença para pessoas altas.

O aeroporto é simples e, sem dúvidas, é a pior parte da viagem. Filas e mais filas, desde o check-in (que é rápido) até a entrada na área segura - só tem uma entrada para voos nacionais e internacionais e os funcionários travam a fila o tempo todo por excesso de passageiros. A falta de um planejamento melhor para todos os passageiros terem onde sentar é algo grave, afinal, ter onde sentar é o mínimo que se espera. Também faltam lojas e só tem um local para comer, além de máquinas automáticas com bebidas e snacks.

Por enquanto, com a falta de opção de parcelamento da passagem aérea, acaba sendo mais um voo para os argentinos do que para os brasileiros. Havendo a opção de parcelamento, e com preços melhores do que a concorrência, passa a ser interessante também para os brasileiros.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou a convite da Flybondi.

E você, já voou com a Flybondi? Quanto pagou na passagem aérea? Gostou do voo? Comprou algum adicional? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
https://fdv.im/GabrielDias



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 1:49 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37865
Para complementar:
- Flybondi tem 189 assentos no 737-800;
- GOL tem 186 assentos no 737-800.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 3:08 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5472
Achei bem ok num geral. O que não gosto são dessas taxas extras... acho que ainda tenho que me acostumar com esse conceito de low cost.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 5:48 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11580
Putz...
Fazer esse sacrifício todo pra viajar na Flybundi, ops, Flybondi, é melhor pegar o Bondi-nho do Pão de Açúcar e curtir o Rio de Janeiro, tomando um suquinho de cevada geladinho, curtindo umas das mais lindas vistas do mundo (pelo menos de cima... rsrs)...


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 5:51 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11580
As low-cost vieram pra ficar..
Com elas vamos ter que reaprender a somar.. porque no final das contas, é capaz da passagem na low-cost, se vc colocar tudo aquilo que sempre faz, tipo marcar o assento e usar, pelo menos uma mala despachada e uma de mão, além de beber um copo d´água durante a viagem, de repente a low-cost ficar mais caro...


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Out 14, 2019 10:46 pm 
Mensagens: 1079
Pra mim faltou a opção de parcelamento... principal desvantagem.


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 15, 2019 10:16 am 
Mensagens: 15528
Como é o Aeroporto El Palomar (EPA) em Buenos Aires viewtopic.php?f=143&t=17978

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 15, 2019 6:37 pm 
Mensagens: 76
Mais uma low cost que não é low fare. 1000 reais em 5 horas de voo é ainda assim muito acima das verdadeiras low cost low fare da Europa.


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 15, 2019 6:44 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37865
Na verdade, são 3 horas de voo.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 15, 2019 6:55 pm 
Mensagens: 76
Pior ainda, na Europa paga-se no mínimo 10 vezes menos. E a desculpa dos custos serem maiores já não cola tanto, a nova legislação do Brasil é mais liberal que a da Europa, inclusive. Mão de obra, qav, tudo mais barato no BR.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Boeing 737-800 Next Generation da Flybondi

em Aeronaves

Última mensagem Sex Out 18, 2019 4:04 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Os melhores e os piores assentos do Boeing 737-800 NG da Flybondi

em Assentos

Última mensagem Qua Out 16, 2019 10:36 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

É mais barato voar do Rio de Janeiro até Buenos Aires com a Flybondi?

em Companhias aéreas

Última mensagem Seg Out 14, 2019 2:19 pm Ajudante Ver última mensagem

 

8

Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

em Avaliações da KLM

Última mensagem Sáb Jul 20, 2019 4:42 pm Ajudante Ver última mensagem

 

5

Como é voar na Classe Econômica da Air New Zealand no Boeing 787-9

em Avaliações

Última mensagem Seg Mar 25, 2019 12:52 pm cleffs Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Companhias aéreas
Avaliações

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes