PanAm Experience: uma experiência para os amantes de aviação em Brasília

Troca de informações sobre o Distrito Federal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Ago 16, 2021 8:52 am
Imagem

A PanAm Experience é uma experiência de simulação de voo completa, contemplando desde o embarque até o pouso. A experiência, que tem duração aproximada de 2h30min, é mais do que simplesmente um simulador de voo - ela instiga a imersão do passageiro.

O projeto é a segunda ação do estilo feita pelo pastor Ricardo Espíndola. Anteriormente, ele havia realizado um projeto semelhante em um prédio anexo à sua igreja que deu tão certo que foi ampliado. O projeto atual não possui ligação comercial com a PanAm, mas contou com o apoio do museu da companhia, que auxiliou na disponibilização de materiais que contribuíram para a reprodução fiel do Boeing 707.

A PanAm foi uma das maiores companhias aéreas do século XX, com uma frota de 226 aeronaves atendendo 86 destinos em todos os continentes durante o seu auge em 1968. Sucessivas crises de administração além de aumento no valor do petróleo tornaram por dificultar a operação da companhia culminando em seu fim no ano de 1991.

A companhia era uma das mais queridas entre os aficionados pela aviação, tanto por sua pintura clássica quanto também pelo seu serviço de excelência durante a era de ouro da aviação. A falência da aérea deixou órfãos os seus fãs, mas agora, com a nova experiência inaugurada no último dia 06 de agosto de 2021, os fãs poderão sentir um gostinho de como é voar com a PanAm.

A aeronave utilizada na empreitada é um Fokker 100. Apesar do modelo não ter sido utilizado pela PanAm, ele foi escolhido por razões logísticas. Esta aeronave em questão estava estocada no aeroporto de Brasília desde 28/03/2014, quando a Avianca Brasil se acidentou após problema no trem de pouso em um voo oriundo de Petrolina.

Imagem

Esta aeronave foi cedida à iniciativa de Ricardo e, durante cerca de dois anos, foi completamente restaurada aos moldes de um Boeing 707, aeronave clássica operada pela PanAm durante o seu auge. A escolha de homenagem à PanAm não foi por acaso: a companhia foi fundadora do Aeroporto de Brasília (BSB) em 1957, três anos antes da fundação da cidade. Outro fator que contribuiu para a escolha da PanAm foi a questão jurídica de outras companhias que poderiam ter sido escolhidas, como a Varig, VASP e Panair do Brasil. Como a PanAm é uma companhia muito conhecida dos brasileiros foi a agraciada com a homenagem.

O local

Logo que chega ao ambiente, o passageiro é recepcionado por funcionários da companhia que lhe entregam seu cartão de embarque. Atualmente existem duas categorias, a Clipper First e a Clipper Class, equivalente à Primeira Classe e à Classe Executiva.

Imagem

Logo em seguida o passageiro segue para a sala de embarque, onde há cadeiras para aguardar o voo. Há também um painel onde as informações de voo são exibidas e, o principal, uma loja de café para que possa esperar seu voo em grande estilo apreciando ótimas bebidas, como cafés, cappuccinos e lanches.

Imagem

Imagem

Imagem

O café homenageia Santos Dumont que, além de ser o maior ícone da aviação brasileira, era um apaixonado por café. Além disso, era oriundo de uma grande família produtora de café, logo foi a bebida que possibilitou o intercâmbio dele para a Europa, qual culminando numa das maiores invenções da história, o avião. O café conta com o apoio da família de Santos Dumont, inclusive recriando a experiência do café nas alturas, onde as mesas e cadeiras ficam localizadas a 1,5m de altura, dando a sensação de estar voando para os clientes.

Ainda no terminal de embarque temos a Sala Spagat, uma sala VIP que homenageia Carlos Spagat, uma das referências da aviação brasileira. Esta sala é destinada aos passageiros da primeira classe e há sofás, televisão, bebidas e outros petiscos. Nela, os passageiros podem aguardar o horário do voo de forma mais confortável e exclusiva do que em relação aos demais passageiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O avião

O avião utilizado é um Fokker 100, por ser um modelo menor que o Boeing 707 algumas adaptações tiveram de ser realizadas. Logo ao embarcar os passageiros têm acesso ao lounge da Primeira Classe e em seguida chegamos aos assentos dessa classe. A disposição das é de 5 fileiras em configuração 2-2, dessa forma os passageiros têm bastante espaço para aproveitar a experiência de voo.

Imagem

Entre as duas classes há uma galley e em seguida chegamos à Classe Executiva. Nessa seção a configuração dos assentos é 2-3, dessa forma os passageiros possuem menos conforto em relação à Primeira Classe. Após a Classe Executiva também há um lounge e por fim o banheiro da aeronave.

Imagem

A cabine de comando também foi completamente reformada: saíram os instrumentos para a operação do avião e entraram controles da nova experiência. Durante a nossa visita a cabine ainda não estava completamente pronta e novos objetos ainda serão adicionados ao ambiente.

Todos os objetos existentes no avião são funcionais, banheiro, mesas, bagageiros, tudo pensando na mais fiel experiência do passageiro.

A experiência

O batismo da aeronave e o voo inaugural foram realizados nas noites dos dias 6 e 7 de agosto de 2021. Na primeira noite fomos apresentados à aeronave e houve um evento de batismo com a revelação do nome do jato que se chama Clipper Golden Light. Também aconteceram homenagens ao idealizador do projeto, Ricardo Espíndola e ao piloto que conduzia a aeronave da Avianca Brasil no dia do acidente, Eduardo Verly.

Imagem

Após o batismo, fizemos um tour por dentro da aeronave, o que só aumentou a expectativa para a noite seguinte, quando aconteceria o voo inaugural do novo Jet Clipper da PanAm Brasil.

O voo

A experiência de voo começou com a retirada do cartão de embarque no guichê montado pela PanAm. Ficamos na Clipper Class, a Classe Executiva da companhia.

Na noite de inauguração todos os passageiros puderam conhecer a Sala Spagat, a sala VIP da PanAm Brasil, localizada no terminal de embarque. Após alguns minutos de espera fomos autorizados a embarcar na aeronave. No evento de estreia não houve distinção de classe para a organização da fila de ingresso.

Ao subir na aeronave fomos recepcionados pela equipe de tripulantes que auxiliava na localização do assento de cada passageiro. Sentamos na Poltrona 6B, a primeira poltrona da Classe Executiva, no assento do corredor.

Imagem

Logo ao embarcar fomos recepcionados com um drinque de boas-vindas e nos foi distribuído o cardápio de bebidas do Clipper Lounge. As opções eram espumante 1913 BRUT e mimosa.

Imagem

Imagem

Em seguida os comissários ofereceram a primeira entrada, que era um prato de queijos, presunto e melão.

Imagem

Até que começou a decolagem do voo. Apesar de ser uma simulação, os efeitos especiais como o barulho de motor e alguns tremores fazem a experiência ser bastante real. Os monitores do entretenimento de bordo exibem decolagens reais o que aumenta a sensação de estar voando de verdade. Caso você mantenha a sua janela fechada é perfeitamente possível se imaginar voando.

Após a entrada recebemos o cardápio com as opções de alimentação do voo. Em seguida recebemos toalhas quentes para higienização das mãos.

Imagem

A opção foi pelo Supremo de Frango Recheado e azeite de ervas, acompanhado de musseline de batata baroa. Também estava disponível o Cupim Braseado com Molho Bordelaise.

Imagem

Antes do prato principal os comissários trouxeram a salada acompanhada de pão com manteiga, note que o pão tinha o carimbo da PanAm, um detalhe muito interessante e que agrega muito valor à experiência.

Imagem

Para acompanhar as refeições as opções de bebida eram: refrigerante, refrigerante diet, sucos de uva e manga, água e vinhos branco e tinto. Nessa noite a escolha foi por suco de uva, servido em um copo personalizado da PanAm.

Imagem

Logo após a entrada o prato principal foi servido. Tanto a apresentação quanto o sabor da refeição estavam ótimos. O recipiente onde a comida era servida na Clipper Class era descartável com a logo da Varig, porém na primeira classe o serviço é feito em louças que eram da Varig.

Imagem

Imagem

A etapa seguinte do serviço foi a sobremesa. Dentre as opções havia mousse de chocolate com toque de flor de sal e frutas da estação. A opção escolhida foi o mousse, o qual a apresentação foi digna de parabéns.

Imagem

A última etapa do serviço foi o cafezinho, que foi servido em uma caneca personalizada e comestível. Logo após isso as luzes da cabine foram reduzidas para que nos preparássemos para o pouso.

Imagem

Já com as luzes reduzidas e próximo ao pouso recebemos o amenity kit. O kit personalizado da PanAm continha álcool em gel, tag para mala e uma caneta.

Imagem

Após o pouso o desembarque começou com os passageiros da Clipper First e em seguida com os passageiros da Clipper Class. Como era uma noite de confraternização muitos passageiros continuaram em seus assentos aproveitando para fazer registros e interagindo com os outros convidados.

Vale a pena voar com a PanAm?

A PanAm Experience é uma experiência imperdível para quem gosta de aviação. Muita gente não teve a oportunidade de voar com a companhia PanAm, então essa novidade instalada em Brasília vem para suprir a lacuna na vida dessas pessoas.

A experiência tem o custo de R$ 120,00 na Classe Executiva e R$ 190,00 na Primeira Classe. A nossa recomendação é que você tente realizar sua reserva na Primeira Classe, pois você terá mais opções de comidas e bebidas, além de ter mais espaço para aproveitar o tempo de voo.

Os voos inicialmente acontecem às sextas e sábados, então não perca tempo e reserve um final de semana em Brasília para curtir a novidade. A procura por ingressos está bastante intensa neste início, visto que o avião dispõe apenas de aproximadamente 50 lugares.

Endereço: Sgas 603, conjunto D, Asa Sul, Brasília DF.
Ponto de referência: Atrás da Igreja Batista Central de Brasília.
Contato: +55 (61) 99226-9789 (WhatsApp).

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal + R$ 50,00 de taxa de adesão - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 15,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

- Buenos Aires (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Buenos Aires e outras cidades da Argentina. Você terá acesso direto ao time do Check-in Buenos Aires e Class Turismo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem. Todas estão baseadas em Buenos Aires e sabem tudo sobre o destino. Se você fechar a sua viagem, independentemente de ser com nossos parceiros, poderá retirar em Buenos Aires: chip de celular, adaptador de tomada e caneta para checar se as notas são verdadeiras. E também terá delivery de câmbio no hotel gratuitamente. Faça a inscrição clicando aqui.

- Orlando (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Orlando e outras cidades da Flórida. Fabio Calderon e Gabriel Dias são especialistas no destino e já viajaram mais de 100 vezes para a cidade mais divertida do mundo. Você receberá conteúdo exclusivo, as melhores dicas e descontos em parceiros. Faça a inscrição clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Marcos Paulo Pereira.

E você, já experimentou a PanAm Experience? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

mpgomes91 Mensagens: 10
Seg Ago 16, 2021 9:07 am
Experiência fantástica para todos os amantes da aviação!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 17, 2021 4:03 pm
MUITO MANEIRO! Adorei. Vou aproveitar uma conexão em BSB para conhecer.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 10, 2022 8:34 am
Agora se chama Dumont Coffee Company.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 11, 2022 11:08 am
Será que foi obrigada a mudar de nome por causa de direitos autorais?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 11, 2022 11:15 am
Não sei. Talvez os donos não quiseram mais pagar pelo uso da marca.

Existe um Pan Am Experience em Los Angeles. Foi uma companhia icônica nos anos 1960-70, mas acho que a nossa geração não tem esse saudosismo. Só tenho lembranças da Pan Am de quando ela faliu, em 1991.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Abr 12, 2022 1:44 am
Que bacana. Torcendo para que de certo, pois a ideia eh sensacional.

Baran, ser velho tem suas vantagens. Fiz 4 voos na Pan Am quando era crianca





Booking.com

Voltar para “Distrito Federal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio