Programas culturais imperdíveis em Brasília

Troca de informações sobre o Distrito Federal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Ago 31, 2016 10:23 am
Imagem
Clube do Choro.

Quando falamos que Brasília não se resume aos engravatados sisudos que definem os rumos da nação, muitos costumam ouvir com incredulidade. Por isso, decidimos listar alguns programas culturais imperdíveis na cidade que transborda a pluralidade natural de sua vocação para congregar pessoas dos quatro cantos do país e do mundo.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro: Sob a regência do Maestro Cláudio Cohen, a orquestra se apresenta semanalmente em espetáculos gratuitos e abertos ao público, com repertório vasto, de árias a trilhas sonoras. Atualmente, as apresentações são feitas em locais diversos, em virtude da reforma do Teatro Nacional, e a programação é divulgada pela Secretaria de Cultura ou na página não oficial da OSTNCS.

Sociedade de Concertos de Brasília: Recém-criada e sob a batuta do maestro português Osvaldo Ferreira, a orquestra costuma se apresentar em cidades satélites e embaixadas, inclusive com peças voltadas para o público infantil. A agenda pode ser conferida aqui.

Clube do Choro: O espaço dedicado a esse gênero musical genuinamente brasileiro conta com apresentações semanais de artistas, a preços populares. A agenda pode ser consultada no site da instituição, clicando [url=ttp://www.clubedochoro.com.br]aqui[/url].

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): Localizado no Setor de Clubes Sul, próximo à Ponte JK, o local conta com traslado gratuito a partir de vários pontos do plano piloto. A ampla área é dedicada ao cinema, dança, teatro, música, exposições e artes visuais. Entre as grandes exposições da casa, telas de renascentistas italianos Rafael Sanzio, Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo, obras hiper-realistas de Patricia Piccinini, e a arte abstrata de Kandinsky e Mondrian já foram exibidas gratuitamente ao público.

Caixa Cultural: No local, situado na área central de Brasília, acontecem oficinas, exposições, teatro, recitais e debates, inclusive com programações para crianças. A última grande exposição no espaço aconteceu em abril, com obras da mexicana Frida Kahlo.

Espaço Cultural Marcantônio Vilaça: Localizado no edifício sede do TCU, o espaço sempre traz exposições interessantes ao público, como a atual, que exibe algumas obras de Auguste Rodin, gratuitamente.

Cine Brasília: Abriga anualmente o Festival de Cinema de Brasília (FestBrasília), que este ano acontecerá de 20 a 27 de setembro. Portanto, se você é um amante da sétima arte, vale a pena conferir a programação, que tradicionalmente costuma ser aberta ao público a partir do segundo dia. Além do festival, o cinema costuma ter uma programação “cult”, semanalmente atualizada na página do Facebook.

Cinema do Shopping Liberty Mall: Também conta com programação voltada para filmes do circuito alternativo e estrangeiro, fora da grade tradicional das grandes redes. Uma ótima pedida para cinéfilos!

Cine Drive-In: Que tal voltar no tempo e assistir a um filme no interior do seu carro, acompanhando a projeção na maior tela cinematográfica do país? O som é ouvido pelo rádio e para chamar o garçom é só acender os faroletes. Assim é o Cine Drive-In, o último do estilo no país, cuja programação pode ser consultada aqui.

E não é só. Na nossa capital, há atrações para todos os públicos, leitores ávidos, fãs de teatro, de cultura pop ou alternativa. Além disso, algumas embaixadas, como a da França, Espanha, Portugal e Alemanha, mantêm uma programação especial, como saraus e exibições cinematográficas, para promover a cultura de seus países. Em sua visita à cidade, não deixe de incluir esses passeios no roteiro.

Boa diversão!

Texto: Danielle Meneses.

E você, conhece alguma dessas atrações em Brasília? Curtiu? Tem alguma outra dica cultural na cidade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 31, 2016 11:03 am
Excelentes dicas! Eu mesmo sou um que achava Brasília sem atrativos, mas mudei meu pensamento e já quero visitar.

DaniMeneses Mensagens: 69
Qua Ago 31, 2016 11:08 am
Então já valeu!!! rsrsrs
Mas tem quem não goste da cidade mesmo, Gabriel. Como eu terei que morar aqui por providência Divina, procuro explorar ao máximo e aproveitar o que há de bom! Sempre!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 31, 2016 2:53 pm
Club do Choro abre espaço para outros estilos musicais:
A partir de hoje, apresentações (póstumas) da dupla cai-e-pira Jararaca e Ratinha.... :lol: :lol:

SilvaBR Mensagens: 363
Qui Set 01, 2016 7:39 am
Está na minha lista o Museu de Valores do Banco Central. Alguém já foi ?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Set 01, 2016 7:48 am
Fui 11 anos atrás, logo que cheguei em Brasília. É bem legal.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 01, 2016 7:59 am
Silva... nunca fui também...deve ser um programa bem legal mesmo...certamente na próxima ida a BSB visitarei...

Por enquanto você pode ir matando a vontade fazendo esta visita virtual (estática) pelo Museu:

http://www.bcb.gov.br/htms/museu-espacos/GuiaMuseuModelo.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Algumas cédulas que constam ali no museu, fazem parte da minha infância...
Uma coisa que me lembro bem, era o nome da empresa que fazia a impressão das cédulas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/De_La_Rue" onclick="window.open(this.href);return false;

Desde muito cedo eu aprendi a gostar deste tipo de "papelzinho"... :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 29, 2017 4:51 pm
Nossa, não fui a nenhum desses locais. Preciso voltar! Me falaram muito bem no CCBB.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Out 17, 2017 1:23 pm
Vale a pena viajar para Brasília? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=152&t=15182" onclick="window.open(this.href);return false;

10 programas gratuitos e imperdíveis em Brasília https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=152&t=15234" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Distrito Federal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio