Vale a pena viajar para Brasília?

Troca de informações sobre o Distrito Federal.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 01, 2017 4:59 pm
Imagem

Quando ouvimos falar de Brasília, a primeira reação é lembrar dos nossos políticos, e a sensação não é boa. Diante de tantos escândalos, e da crise na qual o Brasil se encontra, é difícil pensar no destino sem fazer essa associação. Eu mesmo, confesso que nunca tinha muito interesse na cidade para uma viagem de lazer, mas junto com meu filho decidimos viajar para lá, indo sexta-feira de manhã e voltando domingo à noite.

Como você deve imaginar, Brasília é igual São Paulo, onde o maior fluxo é de negócios, de segunda-feira a sexta-feira. Ao viajar no final de semana, no fluxo contrário, a passagem aérea e a hospedagem custarão menos. Neste quesito, definitivamente vale a pena.

A GOL Linhas Aéreas tem vários voos e o Aeroporto de Brasília, um dos mais movimentados do País, é um dos seus hubs. Como sempre faço, escolhi um voo cedo, para maximizar a viagem. Sempre gosto que o voo da ida seja cedo e o da volta seja tarde. Afinal, quanto mais tempo viajando melhor.

Leia também: Dicas para curtir um fim de semana em Brasília com crianças

A rede hoteleira da cidade também é muito boa. São hotéis voltados mais para o público executivo, mas que cumprem o que prometem, e você só ficará nele para dormir. Me hospedei no Athos Bulcão Hplus Executive, que considerei uma opção confortável, e o quarto tem ótimo tamanho, além de uma espécie de cozinha, com uma grande bancada, pia e frigobar. Quem viaja com crianças sabe que todo espaço conta. Se tivesse um micro-ondas seria ainda melhor. Esse hotel tem um bom custo-benefício: café da manhã, internet e estacionamento são gratuitos.

E a cidade? Confesso que fiquei surpreendido diante de tantas opções de lazer. Claro que tem o circuito básico, nos principais pontos turísticos ligados à política, mas também tem ótimos parques, praças, shoppings e restaurantes. Percebi que os moradores gostam muito de atividades saudáveis, e se preocupam com a boa forma, lembrando os cariocas. Aliás, como você deve imaginar, a maioria dos moradores são de outros estados, então você cruza com pessoas do Brasil inteiro, e os sotaques mudam a cada momento. Como a cidade tem só 57 anos, quem é mais velho com certeza não nasceu lá.

Gostei especialmente de alguns lugares, como a Torre de TV, atração gratuita, de onde temos um belo visual da cidade. Lá perto, tem a Catedral de Brasília, que é arrojada no seu exterior e muito bonita no seu interior, sendo também gratuita. Aliás, eu não gastei um real sequer com atrações na cidade. Alguns locais, como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Palácio do Itamaraty e Museu de Valores do Banco Central tem tours gratuitos, em horários selecionados. Eu não fiz, afinal, seria chato para meu filho de 3 anos, mas é uma opção a ser considerada.

Vale esticar o passeio até a Praça dos Três Poderes e o Palácio da Alvorada, a residência oficial do Presidente da República. Fugindo da política, um dos locais que mais gostei foi o Pontão do Lago Sul, com ótimos restaurantes, e vista para o lago. Depois de comer, vale passear pelo calçadão, tomar um sorvete ou água de coco (lembrando o Rio de Janeiro), e fazer um passeio de barco pelo lago. Você pode também ir conhecer a Ponte JK, para fotos, mas quando estive lá vi algumas pessoas se refrescando no lago.

Outro lugar imperdível é o Parque da Cidade, que é gigantesco, e tem várias opções de lazer. Novamente me lembrei do Rio de Janeiro, pois é um programa parecido com a Lagoa Rodrigo de Freitas. Dá para caminhar, correr, pedalar, tomar sol, fazer churrasco ou piquenique, alimentar os patos, levar as crianças ao parquinho e sentar em um quiosque para tomar água de coco. Acredite: dá para passar horas lá dentro!

Para o pôr do sol, que sempre é um espetáculo, gostei de dois lugares: a Praça dos Cristais e a Praça da Torre de TV. Tirei belas fotos! Queria ter fotografado os cartões-postais da cidade à noite, mas não consegui. Como ficam iluminados, é um passeio interessante, e rende boas fotos.

Leia também: Como é o clima em Brasília?

Brasília tem vários shoppings e eu visitei dois deles: ParkShopping e Shopping Iguatemi. Ambos são ótimas opções, oferecem muitas lojas, além de atrações para as crianças. Quando fui ao Shopping Iguatemi, no domingo, havia teatro gratuito na Livraria da Cultura e Ecoparque do Discovery Kids. As atrações mudam, mas sempre tem algo legal para fazer. Me falaram que a Vila Animada é imperdível, mas não deu tempo de conhecer. No ParkShopping, tem a HotZone (qual criança não ama?) e uma brinquedoteca ao lado.

É importante também destacar a gastronomia de Brasília, que também me surpreendeu. Os restaurantes são excelentes, competindo com o Rio de Janeiro. Acho que só ficam atrás de São Paulo, que é imbatível. Algo que me agradou muito é que vários oferecem brinquedoteca, ou seja, os pais podem almoçar ou jantar com tranquilidade enquanto as crianças se divertem. O difícil é tirá-las de lá depois!

Fui aos seguintes restaurantes:
- American Prime Steakhouse: excelente opção para famílias, com comida boa (amei as carnes), várias opções de bebidas, e brinquedoteca. Nas televisões os eventos esportivos são o destaque, como o UFC.
- BierFass Lago: outra boa opção para famílias, com feijoada aos sábados, além de ampla opção à la carte. Brinquedoteca excelente!
- Barbacoa: restaurante mais sofisticado, sem brinquedoteca, mas com comida deliciosa, ótimo buffet de saladas, e atendimento acima da média.
- Primeiro Cozinha de Bar: opção boa tanto para famílias, quanto para amigos, pois rola feijoada aos domingos, com roda de samba, e nas televisões sempre tem esporte.

Adorei viajar para Brasília. Confesso que fiquei surpreendido e com vontade de retornar, em outra época, para ver a cidade mais verde, e ir às atrações onde não consegui ir por falta de tempo. Se você tem preconceito, vale deixar de lado e viajar para lá. Vale lembrar que a cidade também está pertinho de Caldas Novas e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, então você consegue maximizar a viagem, conhecendo vários destinos.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Brasília com a GOL Linhas Aéreas.

E você, conhece Brasília? Viajou a trabalho ou a lazer? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

pauloleo Mensagens: 5474
Dom Out 01, 2017 5:16 pm
Excelente relato!!

Faltou conhecer o restaurante Mangai, filial do ótimo restaurante originário de João Pessoa, que oferece o melhor da culinária nordestina.

Recomendo muito essa unidade, que além da ótima comida, tem uma bela vista do Lago Paranoá e da ponte JK.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 01, 2017 5:44 pm
Paulo,

Infelizmente só tinha tempo para 4 restaurantes, por isso não fui a outros, mas realmente há várias opções gastronômicas excelentes. Segundo ouvi recentemente, como tem muito cartão de crédito corporativo, eles investem mesmo nesse quesito.

pauloleo Mensagens: 5474
Dom Out 01, 2017 6:01 pm
Tem razão!!

Editei e troquei a palavra “mencionar” por “conhecer”!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 01, 2017 6:07 pm
A verdade é que não faltam bons motivos para voltar. E as dicas que vocês dão nos comentários eu vou guardando para a próxima oportunidade.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Out 01, 2017 7:00 pm
Queria dicas também. Até 2014 eu cheguei a ir até duas vezes por mês a Brasília mas sempre a trabalho e correndo.

Lembro de uma vez que pousei fui trabalhar e meio dia já estava no aeroporto de novo apenas para descobrir que no dia seguinte teria de retornar

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 01, 2017 7:04 pm
LMBJR,

A sala vip do aeroporto tem duas salas de reunião, uma pequena e uma maior. Se fosse na área pública seria fácil chegar, fazer uma reunião, e ir embora sem sair sequer do aeroporto.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Out 01, 2017 8:08 pm
@Gabrieldias deixa eu pelo menos sair do aeroporto kkkkkkkkkkk

Cheguei lá em um vôo por volta das 8h e voltei no vôo do meio dia, pude ir no Setor Autarquia Sul tomar um cafezinho kkkkkkk

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 01, 2017 8:34 pm
Pô, LMBJR, estava do lado do meu trabalho e nem me chamou para tomar um café?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 01, 2017 8:42 pm
Eu sou suspeito para falar de Brasília, pois adoro morar aqui. Tem gente que vem morar aqui, não gosta e volta para seu estado na primeira oportunidade. Eu vim, vi e gostei na mesma hora.

Brasília não é um destino turístico que desponta como primeira escolha para alguém que quer viajar, mas tem muito a oferecer. Não tem mar, mas tem um céu inesquecível. E a cena gastronômica daqui impõe respeito!





Booking.com

Voltar para “Distrito Federal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio