10 programas gratuitos e imperdíveis em Brasília

Troca de informações sobre o Distrito Federal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Out 16, 2017 8:23 am
Imagem

Brasília não é só política, ainda que haja muitos pontos turísticos relacionados à política brasileira. A cidade oferece também várias atrações gratuitas, sendo uma boa opção para quem deseja fazer uma viagem de final de semana, aproveitando os voos da GOL Linhas Aéreas para o Aeroporto de Brasília, um dos mais movimentados do País e um dos seus hubs.

Leia também: Vale a pena viajar para Brasília?

1) Torre de TV

Ver qualquer cidade do alto é muito bom, concorda? Em Brasília, você terá um belíssimo visual da Torre de TV, sem filas para subir e sem pagar um centavo sequer. Lá de cima, você entenderá um pouco mais da cidade, além de ver alguns pontos turísticos. Na praça, perto do elevador, tem o letreiro Eu Amo Brasília.

2) Catedral de Brasília

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é bonita por fora e linda por dentro. Com entrada gratuita, é um passeio imperdível, independentemente da sua religião.

3) Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um centro de entretenimento e gastronomia gratuito e ao ar livre. O local, além de muito bonito, é bem agradável, sendo legal para almoçar, caminhar, andar de bicicleta, passear de barco, tomar um sorvete ou beber uma água de coco. É um daqueles passeios perfeitos em um dia de sol e céu azul.

4) Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil e é onde está localizado o Gabinete Presidencial. As visitas ocorrem aos domingos, das 9:30 às 14:00. São formados grupos com 20 pessoas que visitam o local, sempre a cada 30 minutos, acompanhados por um profissional de relações públicas. O roteiro inclui visita aos Salões Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, Gabinete Presidencial e apresentação das obras de artes. Clique aqui para realizar o agendamento gratuito.

5) Parque dos Cristais

A Praça dos Cristais, projetada por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono, é conhecida também como Praça cívica do Quartel General do Exército e está localizada no Setor Militar Urbano. O local é muito bonito para um passeio e de lá você assistirá a um belíssimo pôr do sol.

6) Congresso Nacional

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro, bem como administrar e julgar. A visitação é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as casas se revezam na condução dos grupos. Se você não quiser a visita guiada, poderá entrar no local, mas só poderá ver uma pequena parte.

7) Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula competências típicas de uma suprema corte e de um tribunal constitucional. A visitação é gratuita, mas apenas em dias úteis, às 10:00, 11:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00, e dura uma hora.

8) Parque da Cidade

Um belíssimo e gigantesco parque ao livre, sendo ideal para um passeio saudável nos finais de semana de sol e calor. Dá para andar, correr, pedalar, alimentar os patos no lago, tomar uma água de coco, fazer um churrasco ou piquenique e muito mais. Há vários quiosques, que vendem de tudo um pouco. Para as crianças, há locais com vários brinquedos.

9) Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com área de 2 800 metros quadrados. As visitas gratuitas são oferecidas em dias úteis às 9:00, 10:00, 11:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00. Aos finais de semana, as visitas acontecem às 9:00, 11:00, 14:00, 15:00 e 17:00.

10) Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas igrejas da cidade e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais. Ele foi criado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves e impressiona tanto pelo seu exterior, quanto pelo seu interior.

Leia também: Dicas para curtir um fim de semana em Brasília com crianças

Boa viagem!

Texto e foto: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para Brasília com a GOL Linhas Aéreas.

E você, conhece Brasília? Viajou a trabalho ou a lazer? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 16, 2017 8:50 am
Sensacional! Pelo visto não faltam bons programas em Brasília e o melhor: gratuitos!
Quero conhecer!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 16, 2017 12:25 pm
Tem muita coisa para se fazer em Brasília. O ideal é separar alguns dias para explorar a cidade com calma.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Out 16, 2017 3:20 pm
Que demais a Torre de TV ser gratuita! Nunca imaginaria!

oviajador Mensagens: 97
Sáb Mar 10, 2018 11:20 am
Há muitas visitações gratuitas a se fazer em Brasília.

Um lugar bacana de se visitar também é o CCBB (aberto todos os dias, exceto segunda-feira).

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal" onclick="window.open(this.href);return false;

Acrescento também as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. É só acompanhar o calendário de apresentações no Facebook. Costumam ocorrer às terças-feiras às 20h00. Ultimamente estão se apresentando no Cine Brasília (espaço previsto no projeto de Brasília), o que já é uma oportunidade de se conhecer o espaço. As apresentações são gratuitas mas a entrada é por ordem de chegada. Costuma lotar, então recomendo chegar com uns 40 minutos de antecedência (ou 1 hora, se tiver disponibilidade).

https://www.facebook.com/Orquestra-Sinfonica-do-Teatro-Nacional-Claudio-Santoro-1466783140279126/" onclick="window.open(this.href);return false;

O Museu Nacional Honestino Guimarães também tem entrada gratuita. Também fechado às segunda-feiras.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_Honestino_Guimar%C3%A3es" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qui Set 26, 2019 10:20 am
Subi na Torre perto do anoitecer. Tirei fotos maravilhosas do por do sol.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Distrito Federal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio