
San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é uma cidade na província de Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes, e um dos principais destinos turísticos na Argentina. No inverno, é invadida por brasileiros que querem esquiar, fazer snowboard ou simplesmente curtir a neve. Por esse motivo, a cidade ganhou o apelido de “Brasiloche” e tem o portunhol como segunda língua.
Mas e fora do inverno? Vale a pena ir a Bariloche sem neve? SIM, vale muito a pena! As únicas coisas que você não pode fazer em Bariloche em outras temporadas são os esportes de neve. Mas a cidade tem muito mais a oferecer! Vamos às opções:
Leia também: 10 hotéis em San Carlos de Bariloche | Argentina
Restaurantes
Bariloche possui excelentes restaurantes, principalmente de culinária argentina, patagônica, italiana e alemã. Mesmo no verão a temperatura à noite fica em torno de 5-10°C, perfeita para comer uma fondue ou uma massa com um delicioso vinho argentino.
Chocolates
Bariloche possui diversas fábricas de chocolate, herança dos imigrantes alemães e suíços que povoaram a região, além do Museu do Chocolate Fenoglio. Um paraíso para os chocólatras!
Mirantes
O mirante do Cerro Campanario, na minha opinião, tem as melhores vistas para a região do Lago Nahuel Huapi. São de tirar o fôlego! A subida de teleférico (aerosilla) é uma atração à parte.
Cerro Otto, que fica próximo ao centro e dispõe de transporte gratuito até sua base. Sobe-se de teleférico, em cabines fechadas. No topo, possui uma confeitaria giratória, de onde se pode admirar a vista tomando um chocolate quente. Quando não há neve, oferece caminhadas por trilhas em um bosque próximo, conduzidas por um guia de montanha, além do Otto Kart, uma espécie de “esquibunda” com boias infláveis.
Cerro Catedral é onde estão as principais pistas de esqui de Bariloche, mas que pode também ser visitado fora do inverno. O centro comercial na base da montanha fica fechado fora da temporada de esqui.
Rafting
Sentindo falta da adrenalina dos esportes de inverno? É possível praticar rafting no Rio Limay e no Rio Manso. As águas são geladas, mesmo no verão, mas são fornecidas roupas de neoprene que protegem do frio. Os instrutores explicam as técnicas e procedimentos de segurança e não é necessário ter experiência. O trecho percorrido é considerado leve, graus I e II em uma escala de dificuldade que vai até grau VI. No final da aventura, cansados e famintos, somos recebidos com um delicioso asado (churrasco).
Canyoning
Esporte de aventura que combina trekking, natação e técnicas de escalada, consiste em seguir o curso de um rio flutuando, escalando rochas e descendo de rapel. Requer mais espírito de aventura do que o rafting.
Leia também: 4 estações de esqui na Argentina | Viagem de inverno | Neve e frio
Passeios a cavalo e bicicleta
Que tal conhecer a região montado em um cavalo? É uma forma diferente de apreciar de perto a paisagem e a vida silvestre da Patagônia. A região oferece também diversos circuitos de mountain bike, com diferentes graus de dificuldade.
Isla Victoria e Bosque de los Arrayanes
A Isla Victoria e o Bosque de los Arayanes, situado na península de Quetrihue, podem ser combinados no mesmo passeio de catamarã pelo Lago Nahuel Huapi. Dizem que Walt Disney teria se inspirado nesse bosque para criar a floresta do filme Bambi.
Cães São Bernardo
Essa raça é um dos símbolos de Bariloche. Esses simpáticos cães de montanha e seus donos fazem ponto no Centro Cívico para tirar fotos com os turistas, mediante pagamento, logicamente. Também podem ser encontrados no Cerro Otto e em outros pontos turísticos da região. As crianças adoram!
Leia também: Estações do ano na Argentina
Planeje sua viagem para Bariloche
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Boa viagem!
E você, já visitou Bariloche sem neve? Gostou? Conte como foi sua experiência!