5 coisas que você provavelmente não sabe sobre Mônaco

Troca de informações e dicas sobre o Mônaco.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Mai 18, 2018 12:07 pm
Imagem

Mônaco é um destino apaixonante. Apesar do limitado território, o contraste entre as belezas naturais e a sofisticação encanta qualquer um. Como se não fosse o suficiente, Mônaco surpreendeu o mundo com a nova proposta para 2018: Green is the new glam! Afinal, não basta ser um destino clássico. O mundo está mudando, e com ele, as prioridades das gerações também. Sustentabilidade está na moda e Mônaco está mais por dentro do que nunca. A partir dessa novidade, selecionamos cinco curiosidades que você provavelmente não sabe sobre esse destino incrível. Confira:

Leia também: Principado de Mônaco: Um requintado e luxuoso destino na Europa

Mônaco é um país

Vamos começar pelo básico. Se para alguns esta informação é óbvia, para muitos, é uma surpresa. O Principiado de Mônaco é um país, não uma cidade ou estado francês! O pequeno território de apenas dois quilômetros quadrados é independente da França. Outro fato interessante é que a população de pouco mais de 38 mil habitantes praticamente dobra durante o dia por causa da movimentação dos trabalhadores que não moram em Mônaco, mas se deslocam para o país todos os dias para trabalhar.

Há mais que só o glamour

Mônaco é um destino que muitos relacionam com luxo, glamour e grifes. E, assim como vários destinos europeus, a moda é um dos fortes dos cidadãos do Principiado. Mas engana-se quem pensa que para viajar para o país, é preciso ter uma mala recheada de Chanel, Gucci e Dior. Errado! Assim como qualquer destino de luxo do mundo, é claro que você verá muitas grifes nas vitrines. Mas isso não significa, de forma alguma, que este é um padrão a ser seguido. Use as roupas que preferir, independente do preço. Sem pressão!

Leia também: É caro viajar para Mônaco?

Hotéis com medidas sustentáveis

O mais incrível é que Mônaco não se acomoda em ser apenas um destino clássico e luxuosos. O país tem apostado nos millennials e nas novas tendências de comportamento, como a sustentabilidade. A hotelaria do país segue o mesmo caminho. A grande questão é que, por Mônaco ser um país de território restrito, não há muitas novidades de novas construções. Os hotéis são os mesmos clássicos e históricos, como o famoso cinco estrelas Hôtel de Paris Monte-Carlo. Como o país não parou no tempo, os hotéis têm participado ativamente na proposta de um turismo mais sustentável.

Ações como o monitoramento do consumo de água e energia, diminuição da quantidade de lixo produzido, redução do consumo de papel, reciclagem do lixo, uso de lâmpadas que poupam energia, priorização de produtos e fornecedores verdes, obtenção de certificados ambientais e outras já foram incorporadas no dia-a-dia de alguns dos principais hotéis da cidade.

Dois hotéis do Principiado já receberam a certificação Green Globe, por terem alcançarem 70% das metas exigidas: o Monte-Carlo Beach Relais et Châteaux e o Monte-Carlo Bay Hotel & Resort. Mas o objetivo é que cada vez mais nomes entrem nesta lista!

Destaque para culinária orgânica

Outro grande pilar do movimento sustentável no mundo todo é a culinária. A valorização de produtores locais, de comidas orgânicas e mais saudáveis é crescente no mundo todo. Mônaco, não por acaso, tem o título de ser casa do primeiro restaurante 100% orgânico a ganhar uma estrela Michelin, que também recebeu a certificação Ecocert Level 3. O Elsa, localizado dentro do hotel Monte-Carlo Beach, conseguiu tal reconhecimento depois de uma extensa pesquisa sobre os melhores ingredientes orgânicos e uma parceria com 15 produtores locais. O Monte-Carlo Beach também tem o objetivo de se tornar o primeiro hotel com culinária 100% orgânica, desde os restaurantes, até as opções disponíveis no frigobar.

Além do Elsa, Mônaco dispõe um extenso leque de opções de restaurantes desse estilo de vida - orgânicos, veganos, de produtores locais, entre outros. É muito comum que os chefes cozinhem com os ingredientes das próprias hortas, localizadas próximas ao Principado.

Além disso, todos os restaurantes estão alinhados à política de proteção à biodiversidade do Príncipe Albert II e não utilizam mais o bluefin tuna, uma espécie de peixe ameaçada, em seus menus. Diversos restaurantes também são parceiros da campanha ''Mr. Goodfish'', que tem como objetivo difundir conhecimento sobre o consumo sustentável de produtos marinhos.

Uso de bicicletas e carros elétricos

O melhor jeito de conhecer qualquer destino é a pé. E o território restrito de Mônaco é muito benéfico nesse quesito. O quão incrível é poder conhecer todo um país, de ponta a ponta, caminhando? Dito isso, pode-se dizer que o Principiado é sustentável por natureza. Brincadeiras à parte, apesar de tudo poder ser feito andando, Mônaco possui opções de transporte público. A proposta sustentável no transporte, atualmente, tem três frentes no país: o uso do Diester, o primeiro biodiesel francês (30% biodiesel e 70% petrodiesel), que é menos poluente; os carros elétricos; e o aluguel de bicicletas. Atualmente, são mais de 1400 veículos elétricos e híbridos que circulam no país, equivalente a mais de 3% de toda a frota registrada no mundo.

Leia também: Como chegar a Mônaco

O serviço de carros e bicicletas elétricas é self-service. São 105 bikes em 17 locais, e 25 carros à disposição. O aluguel é mediado pelo aplicativo Mobee, pelo qual você pode selecionar um plano pré-pago ou uma anuidade.

O governo do país tem um forte comprometimento com veículos menos poluentes e criou medidas de incentivo para usuários de transportes sustentáveis. Por exemplo: acesso gratuito às mais de 574 estações de carregamento; estacionamentos exclusivos para estes veículos; um ticket anual de ônibus gratuito ou taxas especiais para carros compartilhados; entre outros.

Leia também: Quantos dias em Mônaco?

Nada mais incrível que conhecer algo além dos esteriótipos. Mônaco é um destino que vai além do óbvio e permite o visitante descobrir muitas surpresas positivas. Em apenas dois quilômetros quadrados de território, o clássico se funde com o moderno, em um país que promete só ascender. Mônaco é a certeza de uma viagem incrível e multifacetária!

Boa viagem!

E você, conhece Mônaco? Gostou? Se surpreendeu com as surpresas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mai 18, 2018 1:35 pm
Eu adorei saber essas curiosidades sobre Mônaco! O destino é realmente surpreendente, eu amei a proposta Green is the new glam!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mai 18, 2018 1:51 pm
6ª coisa que você provavelmente não sabia sobre Mônaco: quem nasce em Mônaco é monegasco (gentílico).

JLito2015 Mensagens: 282
Seg Mai 21, 2018 12:10 am
Estive lá ano passado por 1 dia e me surpreendi com os preços. Achei que seriam muito mais altos do que paguei.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 21, 2018 8:33 pm
Amei Mônaco. Viagem deliciosa, principalmente se combinada com Nice, na França.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 28, 2018 11:01 am
Que legal! Amei as curiosidades! Preciso conhecer!

SilvaBR Mensagens: 363
Seg Jul 02, 2018 10:31 am
Aquario de Mônaco é um excelente passeio e no topo tem restaurante com vista imperdível





Booking.com

Voltar para “Mônaco”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio