Perdi meu passaporte com o visto americano e depois recuperei

Informações sobre passaporte.
olookst2189814426 Mensagens: 3
Ter Out 20, 2015 4:25 am
Olá,

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o meu passaporte e visto que nem o consulado conseguiu realmente dar uma luz!

Em minha última viagem de duas semanas aos Estados Unidos no último mês de agosto a caminho ao aeroporto eu perdi o meu passaporte em Chicago e tive que voltar ao Brasil usando a “Permissão para Voltar ao Brasil” que obtive no Consulado do Brasil.

Felizmente um dia após esse incidente alguém entrou em contato comigo dizendo que tinha achado a minha bolsa com meus documentos e passaporte. Após alguns dias de negociações a pessoa que achou o passaporte enviou para o meu endereço no Brasil e o mesmo já se encontra comigo em perfeitas condições.

Porém, a minha dúvida é que como sai dos Estados Unidos sem apresentar o passaporte, gostaria de saber se isso poderá implicar em algum problema na entrada no país novamente no futuro, seja daqui 1 ano ou mais. Por exemplo, o fato de eu ter deixado o país sem passaporte poderá constar que permaneci ilegal/fora do status até eu tentar entrar novamente nos EUA em uma viagem daqui a dois anos?

Também fui informada que as companhias aéreas passam a informação dos passageiros que estavam no voo para a Imigração, isso procede?

Gostaria de evitar algum transtorno em uma futura viagem ou conexões no país para uma viagem que pretendo fazer ao Canadá. Nada mais frustrante do que planejar uma viagem e ter algum problema do tipo.

Alguém tem alguma sugestão?

Desde já agradeço!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Ter Out 20, 2015 5:52 pm
olookst, quando você retornar aos EUA leve o ticket da passagem de volta com você. Se constar no sistema que você não fez registro de retorno ao Brasil, vão logo te perguntar quantos dias ficou na última viagem e mais mil perguntas.

Eu já deixei de entregar duas vezes o papel de saída do país e na volta eles me encheram de perguntas, mas não foi nada demais. Quando eu fui do Canadá aos EUA e voltei, pedi para não entregar o papel de entrada que recebi na fronteira, ai quando cheguei de avião, a primeira coisa que me perguntaram foi sobre o motivo de eu não ter entregue quando deixei o páis - não queria pagar novamente pelo "papel" se fosse passar na fronteira no período de alguns meses.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Out 20, 2015 10:08 pm
Se fosse comigo tiraria tudo novo pelo sim e pelo não.

olookst2189814426 Mensagens: 3
Ter Out 20, 2015 10:26 pm
Oi Patricia! eu estava tão arrasada por ter pedido a bolsa com todo meu dinheiro, cartões, CNH que não guardei o comprovante de embarque da volta. Estava mesmo achando que estava tudo perdido e só queria chegar logo no Brasil. Grande vacilo, eu sei!
E infelizmente a Tam só disponibiliza uma declaração que não é nem carimbada ou assinada. Algo totalmente sem valor e autenticidade.

Você sabe dizer como eles tem esse controle de quem sai e entra do país. È a companhia aérea que avisa para a Imigração?

olookst2189814426 Mensagens: 3
Ter Out 20, 2015 10:43 pm
Poxa Fabio! Já está difícil viajar com esse dólar alto e então gastar o preço da passagem para o EUA para ir em outra cidade só pra tirar um visto novamente...

Sempre vejo você comentando no fórum então gostaria da sua opinião, você sabe dizer como eles tem esse controle de quem sai e entra do país. È a companhia aérea que avisa para a Imigração? Porque se for assim estaria tudo ok, certo? Iria constar que eu retornei ao Brasil normalmente. Desde já, obrigada!

Patricia Mensagens: 2384
Ter Out 20, 2015 10:44 pm
Eles não tem um controle tanto assim. O que já me falaram é que a cia aérea que entrega a relação de quem sai do país, mas nem tenho certeza disso. Você vai viajar antes para outro lugar que vá ter carimbo do país?

Ahh Você também pode tanto levar esse comprovante da cia aérea como uma declaração do consulado do problema que você teve. Se tiver como provar, leve esses comprovantes. Não vejo a menos necessidade de tirar tudo só por conta de um papel não entregue.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Out 20, 2015 10:55 pm
O sistema da cia aérea é integrado ao da CBP. Exigência pós 11/9.

Reparem que seu passaporte é escaneado no aeroporto brasileiro ao sair e ao fazer imigração seus dados já constam no sistema.

O inverso também é verdadeiro. No check in seu passaporte é escaneado e isso, junto com a lista de passageiros provando que houve de fato o embarque, é a prova de saída.

Tanto é assim que desde maio de 2013 não houve mais necessidade de I-94

Patricia Mensagens: 2384
Qua Out 21, 2015 8:37 am
Fabio, entendo perfeitamente sua sugestão, mas acho que ela pode muito bem pedir uma declaração do consulado brasileiro relatando o ocorrido. Quando voltar aos EUA, se perguntarem, ela mostra a declaração e conta o ocorrido. Com certeza que não é a primeira vez que isso ocorre com um estrangeiro.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Out 21, 2015 10:02 am
Sim, na teoria faz todo sentido. Mas se nem o próprio consulado soube exatamente o que dizer acho o custo de tirar novo passaporte e visto algo bem barato comparado com a dor de cabeça que um oficial cri-cri da CBP pode dar.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Out 21, 2015 10:15 am
Eu já acho que dor de cabeça é ter que tirar tudo novamente... Eu viajaria tranquila com uma declaração da companhia aérea, com o comprovante do consulado, com a “Permissão para Voltar ao Brasil” e qualquer outra coisa que pudesse comprovar que não fiquei nos EUA por muito tempo. Um oficial mala mesmo, vai ser cri-cri de qualquer jeito, seja por isso ou por outros motivos. Acho que todos temem demais os EUA por coisas pequenas... se não fez nada de errado, quando for questionado, basta responder. Me lembro bem quando fui questionada do motivo de não entregar o papel na saída e não achei nada demais...

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio