Renovação de passaporte (2020) no Rio de Janeiro

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 30, 2020 9:43 am
Imagem

Quando fiz meu passaporte pela última vez a validade ainda era de 5 anos. Felizmente, agora a validade é de 10 anos, o que é muito melhor - menos burocracia é sempre bem-vindo. Geralmente, renovo meu passaporte antes de acabar a validade, o que é permitido, pois alguns países podem exigir validade mínima de 3 ou 6 meses, por exemplo. Neste caso, mesmo válido o passaporte não "tem valor", pois você é barrado ainda o check-in da companhia aérea no Brasil.

No Rio de Janeiro, o processo de renovação está muito rápido, e vou relatar como foi o meu, realizado em janeiro de 2020.

Leia também: Quantos tipos de passaporte existem?

Preenchimento do formulário: 21 de janeiro à noite.
Pagamento da taxa: 22 de janeiro à tarde.
Agendamento: esperei compensar, o que aconteceu no dia 23 de janeiro, e fiquei monitorando. Consegui marcar para o dia 28 de janeiro.
Entrega de documentos: fui ao Shopping Via Parque e demorei 30 minutos entre a chegada e a saída do posto da PF.
Entrega do passaporte: prevista para 5 de fevereiro.

Quanto custa a solicitação do passaporte?

Você vai pagar uma taxa única de R$ 257,25.

O sistema da Polícia Federal vai gerar o boleto, que tem data de vencimento, e você deverá pagar à vista.

Como agendar uma data próxima?

A dica aqui é não se desesperar quando o site da Policia Federal informar as datas disponíveis. Pode ser que só tenha data para muitos dias depois da data atual, o que é normal. Deixe essa página aberta e de tempos em tempos mande atualizar (aperte F5). Eu fazia isso mais ou menos de 30 em 30 minutos. Se você deixar muito tempo sem atualizar, a página vai expirar, e será preciso inserir os dados novamente (bem chato).

Leia também: O que fazer ao perder o passaporte?

Eu marquei no Shopping Via Parque por ser perto da minha casa. Às vezes, no aeroporto tem maior disponibilidade, mas é mais longe e o preço do estacionamento é sempre abusivo. Repito: tenha calma e persistência que vai abrir uma data próxima no posto mais perto da sua casa.

Preciso levar xerox dos documentos?

Não precisa. Você vai levar apenas os originais - xerox não são aceitas, exceto se estiverem autenticadas. A lista de documentos é informada no site da Polícia Federal, depois que você responde algumas perguntas. Os documentos variam dependendo da idade e sexo, por exemplo.

Preciso imprimir as confirmações de agendamento e pagamento?

Não precisa. Inclusive, eu não recomendo que você imprima. Temos que pensar no meio ambiente e não ficar imprimindo à toa as confirmações. Eu mesmo, levei apenas no celular, e não houve nenhum problema. No atendimento inicial, a funcionária tem uma lista de todos que estão agendados. E sem o pagamento da taxa é impossível realizar o agendamento.

Preciso levar uma foto?

Não precisa. A foto irá ser tirada na hora - sem custos extras. Apenas bebês precisam levar uma foto impressa geralmente.

Dica: solicite a autorização de viagem ao tirar o passaporte do seu filho

Para você não precisar pedir autorizações nas viagens internacionais, é possível colocar no passaporte do seu filho que ele está autorizado a viajar apenas com um dos pais. Assim, essa validade será válida por 10 anos, sem que você precise se preocupar.

Boa viagem!

E você, fez a renovação do passaporte recentemente? Foi fácil agendar? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Jan 30, 2020 11:41 am
Renovei recentemente no Shopping Leblon e foi a burocracia mais rápida da vida. Não deve ter demorado nem 10 minutos pra fazer tudo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 30, 2020 4:47 pm
Eu tenho um visto que vence só em 2023 e ele está num passaporte que venceu em 2015.. o meu outro passaporte brasileiro vence agora em março/20..
Mas, agora eu tb tenho um passaporte português, que vence em 2023...
Aí, eu posso usar o visto americano (que está no passaporte brasileiro vencido) + passaporte português, ou tenho que providenciar o ETA para poder usar com este passaporte ???

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 31, 2020 8:49 pm
E vai chegar antes da data prevista, que era 5 de fevereiro:
Caro(a) GABRIEL
Informamos que o documento de viagem solicitado em 21/01/2020 sob nº de protocolo XXXXXXXXXXXXXX já está confeccionado e deverá estar disponível para entrega em 24 horas. Esteja atento(a) aos dias e horários de funcionamento informados pelo posto no dia do seu atendimento.

Caso o documento de viagem não seja retirado no prazo de 90 dias, contados a partir da confirmação do pedido de passaporte no posto da PF, o mesmo será cancelado.

Visando melhorar o nosso atendimento, solicitamos ao(a) Sr(a) que preencha o nosso formulário de satisfação disponível no site da Polícia Federal, menu Passaporte, Pesquisa de Satisfação.

Polícia Federal
** Esta é uma mensagem automática e não aceita resposta. **
** Só enviamos e-mails aos requerentes que informaram seu endereço eletrônico durante a solicitação de documento de viagem. **
** Não enviamos e-mails com hyperlinks. **

lmpinto Mensagens: 29
Sáb Fev 01, 2020 9:16 am
========
Aí, eu posso usar o visto americano (que está no passaporte brasileiro vencido) + passaporte português, ou tenho que providenciar o ETA para poder usar com este passaporte ???
========

Não pode, o visto é associado a um passaporte específico. Se quiser usar o visto, tem que usar o passaporte brasileiro. Se quiser usar o passaporte português, tem que pedir o ESTA. Não sei se faz alguma diferença: mesmo com o ESTA, o oficial da imigração pode barrar a entrada (igual ao visto).

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 03, 2020 2:50 pm
Passaporte recebido hoje - antes do prazo. Levei uns 5 minutos para realizar a retirada.

JPSAL Mensagens: 778
Seg Fev 03, 2020 3:23 pm
Também renovei recentemente, foi muito rápido mesmo. Impressionante.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 03, 2020 3:50 pm
Os passaportes já estão sendo emitidos no novo modelo, com as armas da República?





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio