Meu passaporte ainda está válido: posso solicitar um novo passaporte?

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sex Mar 20, 2020 9:02 am
Imagem

Para viajar pelo mundo, o passaporte é o seu documento oficial. É com ele em mãos que você fará alguma das melhores viagens da sua vida. Atualmente, os passaportes emitidos têm validade de 5 ou 10 anos, dependendo da data de solicitação.

Leia também: Quantos tipos de passaporte existem?

Pode parecer estranho solicitar um novo passaporte com o atual passaporte ainda válido, mas existe um motivo: alguns países exigem que o passaporte tenha validade mínima de 6 meses. Esse é um critério para a sua admissão no país e, caso você não cumpra, provavelmente terá o check-in negado no Brasil ao tentar embarcar com qualquer companhia aérea. Outra hipótese é conseguir embarcar, mas ser barrado na imigração, e ter que retornar ao Brasil no próximo voo. Por isso, não vale dar chance ao azar.

Veja o que diz a Polícia Federal:
É permitido solicitar novo passaporte mesmo que o passaporte anterior ainda esteja válido, desde que ele seja apresentado no dia da solicitação do novo passaporte.
O passaporte será cancelado?

Sim, será. Ao apresentá-lo na Policia Federal, no dia em que for solicitar o novo, o passaporte válido deixará de ser válido, e você ficará sem passaporte até o novo ficar pronto. O passaporte é danificado no posto da PF.
O passaporte anterior válido é necessariamente CANCELADO no momento da solicitação do novo passaporte, sendo, em seguida, DEVOLVIDO ao solicitante. Isso acontece por determinação do Artigo 32 do Decreto 5.978 de 2006, não sendo possível, portanto, que o passaporte permaneça válido até a entrega do novo passaporte.
Leia também: O que fazer ao perder o passaporte?

Tenho um visto no meu passaporte: vou perdê-lo?

Não vai perdê-lo. Os vistos continuam válidos, mas é importante que você avise ao funcionário da Polícia Federal, para que ele tome cuidado para não danificar a página do visto. Se a página for danificada, o visto será perdido. É possível inutilizar o passaporte sem afetar os vistos. Neste caso, você sempre precisará viajar com dois passaportes.
VISTOS contidos no passaporte anterior continuam válidos, bastando que os dois passaportes (o novo e o antigo) sejam apresentados juntos quando necessária a utilização do visto.
Todo passaporte tem validade de 10 anos?

Sim, todos os passaportes são emitidos com validade de 10 anos e o custo da solicitação é de R$ 257,25. Apenas o passaporte de emergência, que é emitido na hora, oferece validade de 1 ano, e não pode ser emitido para viagens de lazer. Clique aqui para mais informações.

Boa viagem!

E você, costuma pedir um novo passaporte antes do seu acabar a validade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 21, 2020 2:12 pm
Eu sempre renovo meu passaporte 6 meses ANTES de vencer. Como pode haver restrições de validade em alguns países, e eu viajo muito, acho que é a melhor atitude. Só que com a validade de 10 anos, imagino que em 5 ou 6 anos eu precise renovar por não haver pelo menos uma folha em branca para carimbo, o que também é uma exigência de muitos países.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio