Informações para viagens
Passaporte

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para página «  1, 2, 3, 4  »

Página 2 de 4 [ 36 mensagens ] 

Título: Re: Passo a passo para tirar o passaporte
Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 27, 2014 6:22 am 
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... m-de-menor

Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 27, 2014 7:17 am 
Interessante, zardox!

A volta do campo filiação vai me dispensar de ter que levar a certidão de nascimento do meu filho. Gostei!

A autorização para viajar só com um dos pais também é uma boa. Mas e para viagens nacionais? Continuaria precisando de uma autorização com firma reconhecida em cartório ou tem que ficar levando o passaporte?

Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 27, 2014 8:08 am 
Tem um brocado no meio jurídico que diz que, quem pode o mais, pode o menos...
Então, eu entendo que, se um dos pais permite que o outro leve o filho ao exterior, levar a outro estado da federação não poderia ser questionada...
Aí, vão falar que passaporte é documento para viagem ao exterior... mas basta contra argumentar que o papel (procuração) que autoriza o outro pai a viajar ao exterior, TAMBÉM não é documento de identificação, mas sim uma autorização.. neste sentido, a informação que consta no passaporte autorizando um dos pais, pode e DEVE ser aproveitada para viagem pelo Brasil...até porque ela foi firmada na presença de um policial do DPF, sendo bem mais idônea (no meu entender) do que uma procuração com firma reconhecida em cartório (ainda que na presença do tabelião)... embora juridicamente ambos (agente DPF e tabelião) tenham presunção de veracidade iguais no que atestam, a prática demonstra que a DPF é mais meticulosa....
Mas.. para a viajem pelo Brasil, um dos pais deverá levar um documento que seja aceito (original+cópia da certidão de nascimento, ou identidade) + passaporte com autorização... só o passaporte, acho altamente questionável, pois não sei se a legislação o considera como documento de identificação.. o que é um erro, pois, à partir do momento que ele passe a vir com a filiação, deve sim ser considerado..
Outra informação que não consta no texto, mas que eu ouvi na notícia na rádio do carro é que, quando os pais do menor forem do mesmo sexo, numa união homoafetiva, e a guarda seja judicialmente reconhecida, no passaporte não teremos os campos: pai e mãe, mas sim algo do tipo: responsável 1 e responsável 2, com o nome de duas mulheres ou dois homens...
Independente de qq opinião que se tenha a favor/contra em relação a este tipo de união, a medida mostra uma civilidade imensa, pois evita constrangimentos desnecessários num momento em que as pessoas estão, normalmente, saindo de férias, ou indo se divertir... principalmente para o menor...
Seria muito desagradável no campo "pai" ter o nome de uma mulher, assim como no campo "mãe" ter o nome de um homem...
Isto evita que algum agente público, na hora de fazer a identificação, fique fazendo "gracinhas" com esta situação...
Agora, só falta a prova maior de civilidade:
AUMENTAR A VALIDADE DO PASSAPORTE PARA 10 ANOS!!!!!!!!!!!!!
Mas, temo que nosso Estado Arrecadador não vá nos dar esta alegria tão cedo... :!:

Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 27, 2014 9:33 am 
A certidão de nascimento do meu filho não pedem mais. Será que cruzam no sistema? Pediram só na primeira viagem internacional e depois nunca mais.

No check-in no Club Med também não pediram.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 27, 2014 10:37 am 
Gabriel, a do meu sempre pedem.

Zardox, eu não acho que exista sanha arrecadadora no caso do passaporte. A Casa da Moeda, que é quem fabrica o documento, cobra pelo serviço. E não deve ser baratinho, pois é um documento que tem vários elementos segurança (chip, marca d'água, fibras coloridas, fio de segurança, tinta que só aparece sob luz ultravioleta, etc). Além disso, a PF tem gastos com a logística de distribuição para os postos de emissão do documento nas 27 unidades da federação. Fazer com que troquemos de passaporte de 5 em 5 anos e não de 10 em 10 não deve aumentar em quase nada a arrecadação da União, se é que aumenta alguma coisa. Em 2013 foram emitidos 2.131.112 de passaportes. Se sobra algo dos R$ 156 que cada pessoa pagou pelo documento, é mixaria dentro do orçamento fiscal da União.

Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 02, 2014 10:07 am 
Pessoal,
Vacilei na documentação na hora da entrevista para tirar o passaporte e tive que voltar pra casa (levei certificado de alistamento militar ao invés do certificado de dispensa). A atendente não permitiu nem voltar no mesmo dia, "só com agendamento".

Existe a possibilidade de ficar na fila nos postos da PF e conseguir fazer a entrevista? Vocês conhecem alguém que conseguiu ser atendido sem o agendamento? No site de agendamento diz assim: "Em caso de comprovada necessidade urgente... compareça diretamente no DPF..." Mas em nenhum lugar achei o que seria "necessidade urgente", nem como deve ser comprovada.

O agendamento mais próximo que consegui foi 26/01/15. Minha viagem é 03/05/15 então acho que dá tempo... mas se tivesse jeito de adiantar seria melhor...
Obrigado,
Daniel

Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 02, 2014 10:22 am 
Daniel..
Se vc estiver no Estado do Rio de Janeiro, tenta ver outros postos do DPF... tem na Barra/ Galeão/Niterói e outros locais...
Mas... fica tranquilo que dá tempo sim...

Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 02, 2014 10:27 am 
Olá danielrsilveira,

Seu caso não é urgência. Tem como conseguir reagendar, mas é preciso verificar o site com frequência.

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 29, 2017 3:33 pm 
Emissão de passaporte exigirá menos documentos

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... ntos.shtml

Mensagem não lidaEnviado: Qua Nov 29, 2017 4:23 pm 
Para quem já tirou passaporte anteriormente e o DPF tem todos os documentos digitalizados lá, era o caso de nem ficar pedindo novamente..
Pertinente apenas a comprovação dos documentos que mudaram desde o último passaporte...

Tópicos Relacionados      Respostas 
Posso tirar o eTA para o Canadá se o nome do passaporte estiver diferente do nome do visto EUA?

em Canadá

Última mensagem Sex Jul 12, 2019 2:42 pm Ajudante Ver última mensagem

4

San Francisco: 5 lugares para apreciar e tirar fotos da Golden Gate Bridge

em San Francisco

Última mensagem Sex Ago 31, 2018 11:31 am GabrielDias Ver última mensagem

1

Passageiro Digital: nova plataforma da ANAC promete tirar dúvidas de viagem de forma fácil

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Dez 19, 2018 2:35 pm GabrielDias Ver última mensagem

1

Posso viajar dentro do Brasil com o Passaporte no lugar do RG ou CNH?

em Companhias aéreas

Última mensagem Seg Set 10, 2018 4:17 pm Ajudante Ver última mensagem

3

Aeroporto de Brasília (BSB) instala e-gates para controle eletrônico de passaporte

em Aeroportos

Última mensagem Ter Mai 07, 2019 10:35 am GabrielDias Ver última mensagem

1

Booking.com

Informações para viagens
Passaporte

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: