Passo a passo para tirar o passaporte

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Set 02, 2013 10:37 am
Imagem

Qualquer grande viagem internacional começa com a solicitação do passaporte. Ele é o principal documento de qualquer viajante e abre as portas para o mundo. De 10 em 10 anos (sim, a validade aumentou) o passaporte precisa ser renovado. Alguns países exigem que a validade mínima seja de 6 meses, então é preciso estar atento.

Vamos ao passo a passo para solicitar o passaporte?

Acesse: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte

1) Ao entrar no site da Polícia Federal você perceberá que é um pouco confuso, por isso fizemos duas imagens que lhe farão chegar sem erro ao formulário.

Imagem

Imagem

2) Você precisará preencher um grande formulário, com informações pessoais. São 4 abas, sendo que a última é apenas para escolher o posto ao qual você irá.

Veja foto de cada uma dessas abas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O preenchimento é bem simples, basta estar com toda a sua documentação em mãos.

No final você precisará imprimir o Protocolo/GRU e realizar o pagamento da taxa.

Imagem

O custo para solicitação ou renovação é de R$257,25. Todos os dados irão mudar, ou seja, o número do seu passaporte antigo será diferente do novo.

Você deverá agendar o atendimento, mas muitas vezes aparece que não há datas disponíveis em nenhum dos postos. Isso é normal e acontece o tempo todo. Volte no dia seguinte que provavelmente haverá. Os horários fecham e abrem o tempo todo.

Dúvidas? Pergunte para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Seg Set 02, 2013 2:53 pm
Pude perceber durante o processo do meu passaporte, que o sistema sempre atualiza os horários para agendamentos disponíveis por volta das 7h.

Quem quiser tentar alterar seu atendimento, pode olhar todos os dias no site, pois sempre há pessoas alterando ou cancelando agendamentos, e com isso sempre surgem novas datas e horários disponíveis.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
marcodias Mensagens: 189
Seg Set 02, 2013 8:13 pm
Com esse tutorial fica tudo consideravelmente mais fácil!
indicarei aos amigos que estiverem com dúvidas e vierem me perguntar

blackflames Mensagens: 13
Dom Dez 29, 2013 6:08 pm
Eu fiz a solicitação, paguei a taxa. No dia 13/01 vou levar a documentação solicitada.

Achei o processo super tranquilo (pela internet). Depois que resolver o presencial informo para o pessoal, lembrando que estou em São Paulo e escolhi o posto de atendimento do Shopping Light no centro.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Fev 05, 2014 12:18 pm
Sexta-feira vou tirar a certidão de nascimento e depois já vou agendar o passaporte do meu filho :D

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Qua Fev 05, 2014 2:30 pm
O 'Dias Filho' vai ser um forte concorrente do americano que acumulou 10 milhões de milhas :lol:

Avatar do usuário
Anselmo Mensagens: 874
Qui Fev 06, 2014 7:22 am
Achei minha resposta aqui sobre o passaporte do bebê e já apaguei no outro tópico.

Gabriel, somente a certidão de nascimento é necessária para tirar o passaporte?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 06, 2014 8:36 am
Sim, além de uma foto e presença dos pais. Depois vou detalhar tudo em uma matéria.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio