Polícia Federal poderá deixar de emitir passaportes

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 25, 2014 10:27 am
Polícia Federal poderá deixar de emitir passaportes

O Ministério da Justiça e a Polícia Federal analisam a possibilidade da polícia não ser mais responsável pela emissão de passaportes. Os dois órgãos estudam transferir a função ao Ministério das Relações Exteriores.

A PF alega que o serviço atualmente é 90% terceirizado nos estados e poderia ser transferido para outro órgão administrativo.

Link para a notícia: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policia-federal-podera-deixar-de-emitir-passaportes" onclick="window.open(this.href);return false;

O Ministério das Relações Exteriores já emite alguns tipos de passaporte (os passaportes oficial e diplomático, por exemplo).

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 25, 2014 10:38 am
Eu não sei se isso melhorar ou piorar, se irá encarecer ou baratear, mas creio ser o certo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 25, 2014 10:51 am
Quando li a notícia achei um pouco estranho. Passaporte, para mim, sempre foi sinônimo de Polícia Federal.

Mas acho que a mudança faz sentido, pois a emissão de passaportes deveria ficar a cargo de um só órgão. Haveria, em tese, economias de escala.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 25, 2014 11:05 am
Eu acho estranho é nos países latinos tudo ser policiado ou militarizado. Passaporte, imigração e controle de tráfego aéreo são alguns exemplos.

Toda vez que se fala em terceirizar o controle de passaportes a PF surta e faz greve.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 25, 2014 11:30 am
Num ponto, pelo menos, acho que essa característica foi positiva. A emissão de documento de identidade de estrangeiros é centralizada na Polícia Federal há décadas, enquanto que a emissão de documento de identidade de brasileiros é uma bagunça: pode-se emitir um RG em cada unidade da federação. Para criminosos isso é um prato cheio. O Registro de Identidade Civil nacional ainda não saiu do papel.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1355762-reporter-tira-carteira-de-identidade-em-9-estados.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Pobretao Mensagens: 129
Qua Jun 25, 2014 2:15 pm
Só de não depender da PF que faz greve ano sim ano não... já é uma boa...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 26, 2014 10:45 am
Se melhorar o serviço e tornar a emissão mais eficiente, vai ser ótimo.

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Qui Jun 26, 2014 11:19 am
E que mudem também o prazo de validade.
5 anos é um absurdo, ainda mais visto que vários países exigem uma validade após a entrada no pais.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio