Era Uma Vez em Orlando - Universal X Hollywood Studios

Nossos colunistas escrevem sobre a cidade.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Abr 23, 2011 12:29 am
Era Uma Vez Em Orlando

Histórias, relatos e reflexões sobre o lugar mais divertido do mundo!

Universal Studios X Hollywood Studios: Um duelo de titãs

No dia 01 de maio de 1989, foi inaugurado o terceiro parque temático da Disney: O MGM Studios, como o próprio nome já denunciava, foi criado para homenagear o mundo do cinema, com o qual a própria Disney tinha uma relaçao forte, já que foi nesse universo que Walt Disney começou sua carreira de sucesso. Nada mais justo, portanto, do que um parque inteiro voltado para este tema. Ideias inovadoras é que não faltavam: a Disney tinha uma infinidade de bons filmes e desenhos em seu acervo, e a parceria com outros estúdios de cinema poderia render ótimas atrações.

E foi exatamente isso que aconteceu: Brinquedos como o Star Tours, o 3D dos Muppets (grande novidade na época em que o parque foi aberto), além da famosa Twilight Zone Tower of Terror (que, poucos sabem, é derivada de um episódio da lendária série norte-americana "Além da Imaginação") traduzem perfeitamente a criatividade da Disney aliada às grandes produções cinematográficas e televisivas. O próprio clima do parque, todo hollywoodiano, glamourizado, contribui muito para a atmosfera de sonho que o cerca. Para muitos, o Hollywood Studios é o melhor parque da Disney, não só pelo tema, mas também por ser palco de boas atrações radicais, ótimos shows, como o Fantasmic, e ainda por ter a atmosfera mais jovem de todos os parques da Disney, algo que os outros 3 parques do grupo não conseguiram alcançar, e que, no Hollywood Studios, acaba atraindo a simpatia dos viajantes mais jovens.

Veja neste vídeo de 1989 a propaganda do "novo" parque da Disney, na época conhecido como Disney's MGM Studios:

[html]

[/html]

A inauguração do Hollywood Studios preencheu uma lacuna em Orlando, vindo a formar, junto com o Magic Kingdom e com o Epcot, uma excelente trinca de parques temáticos. No entanto, a grande rival da Disney em Orlando estava prestes a nascer, e vinha com um parque arrebatador, curiosamente com o mesmo tema do Hollywood Studios: Assim era inaugurada, um ano mais tarde, em 1990, a Universal Studios! Localizado ao Norte de Lake Buena Vista, já na área propriamente considerada como pertencente à cidade de Orlando, o novo parque contava com a consultaria de ninguém menos que Steven Spielberg! Obviamente, o tema do parque não poderia ser outro: O universo do cinema!

Com atrações arrebatadoras, como o extino Kongfrontation (que hoje deu lugar à montanha-russa da Múmia), o Jaws (que na época era uma grande sensação) e o Back to the Future: The Ride (posteriormente substituído pelo brinquedo dos Simpsons), a Universal representou para a Disney uma concorrência muito mais forte e perigosa do que o SeaWorld. Juntando a mais moderna tecnologia a uma pegada mais jovem e a atrações mais radicais, a Universal mostrou que era possível fazer frente à fama universal dos parques temáticos da Disney.

Este vídeo de 1997 mostra como a Universal Studios mudou de lá pra cá. Na época, as principais atrações eram o Kongfrontation e o recém-inaugurado Terminator 2:3D:

[html]

[/html]

Os cinéfilos estavam realizados! Com 2 parques dedicados ao mundo do cinema inaugurados em um intervalo de apenas um ano, não faltariam atrações para eles se deliciarem. É curioso notar algumas semelhanças entre a Universal Studios e o Hollywod Studios (a título de curiosidade, o nome MGM Studios foi substituído pelo atual em 2008):

Além do tema em comum, ambos são os menores parques de Orlando. Com uma estrutura compacta, é possível dar diversas voltas por eles ao longo do dia, algo impensável em parques como o Epcot e o Magic Kingdom; apesar do tamanho pequeno, eles concentram um sem-número de boas atrações, fazendo frente, portanto, aos gigantescos parques de Orlando, e preenchendo um dia inteiro dos viajantes; são 2 parques de apelo mais jovial, com atrações radicais e modernas (o Hollywood Studios é considerado por muitos como o parque menos "careta" da Disney); mas, apesar desse toque mais juvenil, ambos preservam o ambiente hollywoodiano típico dos anos 50, com muito glamour; muitos consideram o Hollywood Studios e a Universal Studios os parques mais bonitos de Orlando, devido à perfeição na recriação dos cenários de cidades como Nova York e San Francisco.

As diferenças ficam concentradas, portanto, nos temas das atrações: Enquanto a Universal usa e abusa de filmes de Steven Spielberg e de cenas de catástrofes e de ação, o Hollywood Studios se esbalda com os filmes clássicos da Disney e com os desenhos da Pixar. Além disso, o Hollywood Studios inclina-se mais sobre os bastidores dos filmes, levando os viajantes para detrás das câmeras, enquanto a Universal Studios procura colocar todos no centro da ação, como se fizessem parte da cena de um filme.

Com uma gama de atrações homenageando o mundo do cinema, Universal Studios e Hollywood Studios colocaram Orlando de vez no mapa turístico da diversão! Os 2 parques foram a grande sensação de Orlando na década de 90, firmando a acirrada concorrência entre Disney e Universal, que só trouxe benefícios aos guests.

Hakuna Matata!

Quer fazer algum comentário? Esta coluna é aberta à participação de todos! É só deixar sua mensagem aqui

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jun 11, 2013 9:02 pm
Atualmente prefiro a Universal Studios!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Jun 12, 2013 2:17 pm
São 2 parques excelentes. Muito difícil escolher um.

Eu acho a Universal Studios o parque mais bonito de todos em termos de cenografia (principalmente a parte que reproduz as ruas de Nova York). E algumas das melhores atrações dos parques de Orlando estão lá.

Mas o Hollywood Studios tem o Fantasmic, o Toy Story Mania, o American Idol (que no começo eu não gostava e agora viciei na atração)... além de ser um dos lugares mais bonitos do mundo em dezembro, por causa do festival de luzes dançantes.

Acho que eu ficaria com o Hollywood Studios, por uma pequena margem de vantagem. Mas concordo que o parque carece de uma grande novidade, já que a última grande inauguração foi mesmo o Toy Story Mania, há 5 anos.





Booking.com

Voltar para “Colunas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio