5 restaurantes imperdíveis em Santa Catarina

Troca de informações sobre destinos em Santa Catarina.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jun 05, 2019 12:21 pm
Imagem

Viajar é muito bom, mas fica ainda melhor quando conseguimos incluir no roteiro da viagem alguns bons restaurantes. E o melhor de tudo é que nem sempre precisamos gastar uma fortuna para vivenciar uma experiência gastronômica inesquecível, sendo necessário apenas um pouco de pesquisa ou uma boa indicação de quem já conhece o destino. Recentemente, estivemos em Santa Catarina visitando as principais regiões vinícolas do estado, e também aproveitamos para conhecer alguns restaurantes que nos surpreenderam muito positivamente.

Leia também: 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú e arredores

1) Freguesia Oyster Bar, em Florianópolis

Aproximadamente 95% das ostras consumidas no Brasil vêm de Santa Catarina. Por este motivo, Florianópolis é um dos locais mais indicados para comer este marisco. As ostras são cultivadas no mar e colhidas, sendo preservadas normalmente por cinco dias, de forma que possam manter o seu frescor e sabor quando do consumo. E em Floripa, um dos locais mais interessantes para comer ostras é o Freguesia Oyster Bar, que mantém cultivo próprio, inclusive organizando passeios para que os visitantes possam ver uma fazenda ao vivo, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.

O ambiente é descontraído, com uma decoração simples, o que combina muito bem com a proposta do estabelecimento. É possível escolher entre as mesas que ficam de frente para o mar ou aquelas localizadas dentro do salão fechado, com ar condicionado, do outro lado da rua. O atendimento é eficiente e os preços razoáveis, com propostas para todos os públicos, indo desde um prato duplo de ostras por 150 reais, até o festival de ostras, ao custo de 120 reais por pessoa, com consumo ilimitado.

A comida é o grande atrativo da casa, especialmente as ostras. Sugerimos experimentar a ostra caipirinha, que vai acompanhada de cachaça, limão e mel, a ostra gratinada com queijo, que é espetacular, e também a ostra apenas com limão, que apresenta em sua plenitude o sabor do marisco. Ainda que a estadia em Florianópolis seja curta, vale a pena reservar algumas horas para conhecer o Freguesia Oyster Bar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

2) Vinícola Monte Agudo, em São Joaquim

A Vinícola Monte Agudo localizada em São Joaquim, a 250 km de Florianópolis e 70 km de Lages, possui um conjunto de qualidade que encanta a todos os visitantes. O ambiente do restaurante é simplesmente maravilhoso, com decoração charmosa e aconchegante, e uma arquitetura diferenciada, que utiliza muita madeira e vidro para criar uma sensação de amplitude e permitir que o visitante aprecie as lindas vistas das parreiras de qualquer lugar. Só esses fatores já justificariam um almoço na Vinícola Monte Agudo, mas ela oferece muito mais.

O menu degustação de 3 pratos, harmonizado com 5 vinhos, custa 154 reais por pessoa, e considerando a qualidade da comida e dos vinhos, é um preço extremamente razoável. Dentre o que comemos no local merecem destaque o carpaccio de Frescal, um tipo de carne salgada e desidratada naturalmente, e o Entrevero, com carnes diversas, pinhão e arroz, que estavam muito equilibrados e saborosos.

E algo interessante é que os vinhos são consumidos livremente, então não é incomum que os visitantes almocem, selecionem o vinho da sua preferência e permaneçam no restaurante apreciando a vista e conversando por um bom tempo. Quem está passando pela Serra do Rio do Rastro ou próximo de São Joaquim deve incluir a Monte Agudo em seu roteiro enogastronômico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

3) Noci Restaurante, em Urussanga

Segundo o IBGE, Urussanga tem aproximadamente 20.000 habitantes e exatamente por isso é uma grande surpresa constatar que três dos restaurantes da nossa lista estão nessa cidade. O primeiro deles é o Noci Restaurante, localizado próximo da praça central, e cujo nome significa Núcleo Organizado de Cozinha Inteligente. Logo na chegada, nos encantamos com o fato do restaurante estar instalado em um prédio tombado, perfeitamente conservado. Já o interior sofreu uma intervenção arquitetônica extremamente feliz, que criou um ambiente bonito e elegante, estando no mesmo nível dos melhores restaurantes da capital catarinense.

Os preços, com pratos principais em torno de 60/70 reais, são competitivos e compatíveis com o requinte do restaurante. O sabor de tudo que comemos estava muito bom, e a apresentação impecável. A salada era fresca, com grandes pedaços de presunto de parma, enquanto que o risoto de costela estava aveludado e intenso. De maneira geral, o restaurante privilegia a utilização de ingredientes de época e locais, criando um ecossistema sustentável. Exatamente por isso, o cardápio muda quase que completamente a cada 2/3 meses, o que permite ao visitante sempre encontrar novidades.

O único alerta que fazemos diz respeito à velocidade com que tudo acontece. Pelo fato do restaurante adotar uma postura slow food, um simples jantar, com entrada, prato principal e sobremesa, pode demorar mais de duas horas. Por isso, seja rápido na hora de fazer os pedidos, e aproveite o tempo de espera para conversar e se distrair.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

4) Restaurante Pirago, em Urussanga

O Restaurante Pirago, também em Urussanga, oferece uma culinária "raiz", com muita fartura e sabor. A casa onde está instalado o restaurante foi totalmente adaptada, mas mantém o seu estilo colonial, com decoração tipicamente italiana e vários aspectos rústicos, como tijolos à mostra e pedra. O ambiente é acolhedor, mas na nossa opinião não chega a ser um grande diferencial.

A comida, no entanto, surpreendeu em vários aspectos. Antes de qualquer coisa, é necessário destacar o preço de 60 reais por adulto, que contempla um menu degustação com 6 pratos, sendo 3 primi piatti, que podem ser massas, risotos, nhoques e etc., 2 secondi piatti, com carnes em geral, e 1 sobremesa. Em poucos lugares, até hoje, tivemos a oportunidade de comer tão bem por um preço tão reduzido. Bem ao estilo da casa da Mama, os pratos são elaborados em grandes travessas, e o garçom vai de mesa em mesa servindo cada visitante. Quem quiser repetir pode fazê-lo, mas antecipamos que essa não é uma tarefa fácil, pois é preciso estar com muita fome para superar os 6 pratos do menu. O sabor é caseiro, que remete muitas vezes à nossa infância. E tudo que comemos estava delicioso. Dentre o que experimentamos, merecem destaque o nhoque recheado de mussarela e o filé mignon com purê de batata, que estavam maravilhosos. A cozinha fica a cargo da proprietária, que se encarrega de todos os pratos, o que já explica a qualidade de tudo que experimentamos.

Imagem

Imagem

Imagem

5) Vinícola Vigna Mazon, em Urussanga

A poucos quilômetros do centro de Urussanga está a Vinícola Vigna Mazon, que abre aos domingos para um concorrido almoço. A vinícola tem um estilo colonial, com espaços amplos, muita madeira, móveis de época e, várias parreiras em frente ao restaurante.

Inicialmente são servidos alguns petiscos, alguns deles feitos na parrilla, e todos incrivelmente saborosos. Para muitas pessoas, essas entradas já seriam suficientes, mas logo em seguida é montado um buffet completo, com várias opções da culinária tradicional catarinense, além de saladas e diversos acompanhamentos. O preço de 50 reais por pessoa, com direito a suco de uva, é um grande atrativo, considerando a qualidade e fartura dos pratos. E são tantas opções que em uma única visita pode ser que você não consiga experimentar tudo. Para deixar o almoço ainda melhor, sugerimos harmonizá-lo com vinhos da própria vinícola, preferencialmente com aqueles feitos com a Uva Goethe, muito frescos e com sabor diferenciado. Merecem destaque a linguiça servida de entrada, e o frango e salada de ovos do buffet, que estavam muito gostosos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: Uso do Uber em Penha, Balneário Camboriú e Itajaí

Como viajar para Santa Catarina

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Aeroporto de Florianópolis (FLN) com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Floripa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos direto são de Congonhas (CGH), Galeão (GIG), Guarulhos (GRU) e Chapecó (XAP)

Leia também:
- Destinos nacionais da GOL Linhas Aéreas
- Destinos internacionais da GOL Linhas Aéreas

Bom apetite!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do IBRAVIN e do SEBRAE.

E você, conhece algum restaurante em Santa Catarina? Gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 05, 2019 5:57 pm
Ótimos restaurantes, com boa comida e propostas muito interessantes.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 05, 2019 11:14 pm
Dicas sensacionais! Faz tempo que não viajo para Santa Catarina sem ser para ir ao Beto Carrero com meu filho. Agora já tenho motivos para fazer uma viagem adulta.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 10, 2019 9:33 pm
Santa Catarina, frio, uma boa comida, bons vinhos, chocolate e uma boa cia. Combinação perfeita.

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Jun 15, 2019 9:06 am
Gente, Santa Catarina é tudo de bom, tem comida de todos os tipos e uma melhor que a outra.





Booking.com

Voltar para “Santa Catarina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio