Nova Veneza é uma cidade serrana no estado de Santa Catarina. Como o nome sugere, o destino foi uma colônia italiana - mas não qualquer uma, e sim a principal durante o Brasil República. Até hoje, a cidade mantém esta herança viva. É possível observar as referências à Itália em todos os aspectos culturais: arquitetura, culinária, atrações e até nos dialetos, ainda falados pelas gerações mais antigas. Em meio à serra e à praia, Nova Veneza merece estar no seu roteiro por Santa Catarina não apenas pelo charme, mas por ter uma localização muito conveniente. Destacamos três motivos para te convencer a visitar essa pequena e encantadora cidade catarinense.
Nova Veneza foi uma colônia tão importante que a própria Itália a reconhece. O símbolo que materializa esta apreciação foi um presente para lá de especial: em 2006, uma gôndola veneziana original foi dada à cidade catarinense pelo governo italiano. Só existem quatro delas no mundo e a da pequena Nova Veneza é a única da América Latina. A única diferença da Gôndola Lucille para as que ficam em Veneza é que a brasileira não circula. A atração é fixada em um lago artificial construído especialmente para recebê-la, no centro da cidade. Você pode entrar nela, se sentar e tirar fotos. A visita é totalmente gratuita.
2) Degustar a culinária ítalo-brasileira
Mangia che fa bene! Um dos aspectos mais interessantes de Nova Veneza é que a culinária conhecida como típica não é a clássica italiana e sim a que surgiu como resultado da mistura de culturas. Ou seja, quando você ouvir que o restaurante serve comida típica, saiba que se trata da culinária regional, que só existe em Nova Veneza. É claro que as massas, risotos e pizzas também são presentes no menu típico, mas os destaques são outros. Lá, você irá experimentar pratos únicos como a "fortaia", um delicioso creme feito da mistura de queijos e ovos, e a "minestra", uma adaptação da "minestrone", a sopa de legumes italiana. Outras estrelas mais conhecidas pelos brasileiros, mas não menos especiais, são a polenta e o galeto. Os restaurantes da cidade ficam de portas abertas o ano todo, mas se você busca uma imersão ainda maior na comida típica de Nova Veneza, pode planejar a viagem para participar da Festa da Gastronomia Típica Italiana. Em 2020, a comemoração acontece de 11 a 13 e 18 a 21 de junho.
3) Curtir o Carnevale di Venezia
No ofício de manter as tradições que carregam o nome da cidade, Nova Veneza comemora anualmente o Carnevale di Venezia. É claro que o nosso Carnaval brasileiro é a festa mais amada do ano por aqui, mas na verdade, a versão veneziana da folia já existia bem antes, desde o século XVI. A festa catarinense é reconhecida como o maior evento deste gênero fora da Itália. O Carnevale di Venezia acontece em junho e tem o desfile como principal atração. Os mais de 500 personagens desfilam em blocos temáticos e carros alegóricos com trajes e máscaras totalmente artesanais e produzidos em Nova Veneza. Se você não puder se programar para viajar na época da festa, pode visitar o museu dedicado à festa que está aberto durante o ano todo para ver as fantasias de perto.
Por ser uma cidade pequenina, naturalmente Nova Veneza tem poucas opções de hospedagem. Nós nos hospedamos no Hotel Bormon, conhecido por ser a melhor opção na cidade. Nossa experiência foi positiva. A estrutura é simples, compatível com a cidade do interior, mas os quartos são confortáveis, a vista é privilegiada, o serviço é simpático e o café da manhã é delicioso.
O aeroporto mais próximo de Nova Veneza é o Aeroporto de Jaguaruna (JJG), com aproximadamente uma hora de distância de carro, mas o melhor é desembarcar no Aeroporto de Florianópolis (FLN), que fica a aproximadamente três horas de carro, mas oferece mais opções de horários e companhias aéreas. Como Santa Catarina é um estado ideal para quem quer combinar várias cidades em um só roteiro, vale pensar também em quais locais você irá passar durante sua viagem de carro para decidir qual o melhor aeroporto.
Você pode voar direto de algumas cidades brasileiras até Florianópolis com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.
A GOL tem voos diretos de: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Chapecó.