3 motivos para visitar Laguna, cidade de belezas naturais e históricas em Santa Catarina

Troca de informações sobre destinos em Santa Catarina.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qui Out 17, 2019 12:33 pm
Imagem

Laguna é uma cidade litorânea em Santa Catarina, estado do Sul do Brasil. Apesar de geograficamente pequeno, o destino oferece grandes atrações e uma importância de peso quando o assunto é natureza e também história, dois polos que consideramos riquíssimos em viagens. Para te convencer a incluir Laguna na sua visita pelas belezas catarinenses, separamos três motivos arrebatadores que exemplificam perfeitamente o porquê dessa cidade se destacar.

Leia também: 5 cidades pouco óbvias que você precisa conhecer em Santa Catarina

1) Tem o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores

Laguna é um dos poucos lugares do Brasil em que é possível ver golfinhos - ou botos - vivendo de forma totalmente livre na natureza. São aproximadamente 50 golfinhos que podem ser observados do Canal da Barra e o motivo deles serem apelidados de botos pescadores é fascinante. Há aproximadamente 100 anos, os golfinhos do canal perceberam que os pescadores tinham o mesmo objetivo que eles: conseguir peixe. Como a caça para estes animais não é uma missão tão simples, eles elaboraram um sistema de cooperação, em que os golfinhos cercam os cardumes e os levam até os pescadores para que cada um fique com sua parte. O show natural acontece quando os botos "avisam" aos pescadores com um belo salto quando é o momento de jogar a rede. Caso não tenha ficado claro, vale ressaltar: este sistema de cooperação aconteceu de forma totalmente natural, sem nenhum treinamento por parte dos humanos. É uma relação de muito respeito de ambas as partes que é linda de se ver. Confira o vídeo que gravamos deste momento lindo clicando aqui.

"Posso entrar no Canal para nadar com os botos?" Absolutamente não. Os botos são protegidos por leis municipais, estaduais e federais e absolutamente ninguém deve entrar na água. Mesmo os pescadores, figuras igualmente importantes para o canal, só ficam até certo limite. E o mais impressionante é que estas leis são de fato respeitadas. Nenhum engraçadinho ousa quebrá-las e, caso aconteça, os próprios pescadores irão intervir e denunciar, uma vez que a relação deles com os golfinhos é de tanto carinho e respeito.

2) Foi onde Anita Garibaldi nasceu

Laguna tem uma imensa importância histórica, porque foi onde Anita Garibaldi nasceu. Infelizmente, grandes ícones femininos ainda são apagados dos registros de época, então caso você não saiba quem foi esta figura incrível, te explicaremos. Anita Garibaldi foi uma mulher revolucionária antes mesmo do conceito de feminismo existir. Ela participou da linha de frente da luta pelo fim do império no Brasil e quando se mudou para a Itália, também batalhou pela unificação do país. Esta dupla atuação a fez ganhar o título de heroína dos dois mundos. Em terras italianas, Anita é muito homenageada, o que faz com que os brasileiros esqueçam que ela é catarinense, natural de Laguna, mas a cidade faz questão de resgatar esta memória.

Há uma estátua dedicada à revolucionária em uma praça da cidade e o Museu Histórico Anita Garibaldi, que foi reaberto em agosto deste ano após reformas. O museu é especialmente interessante porque além das obras, os visitantes são recebidos por uma atriz que interpreta e está vestida de Anita. Ela explica a história da revolucionária em primeira pessoa, o que dá um toque mais que diferenciado para o tour - especialmente para as crianças! A Anita mandou um recado especial para os leitores do Falando de Viagem e você pode conferi-lo clicando aqui.

3) É uma das principais cidades litorâneas do estado

Santa Catarina é um estado com muitas opções de cidades litorâneas interessantes. Enquanto os turistas se concentram em locais como Balneário Camboriú e a capital Florianópolis, os catarinenses aproveitam outras cidades como os segredos dos locais. Laguna é uma cidade de praia com estrutura um pouco maior, com opções de restaurantes, hospedagens e lojinhas. Em fevereiro, lá acontece um dos maiores Carnavais do estado. Outra característica que torna o destino ainda mais interessante é que a cidade é próxima da serra catarinense, o que facilita o roteiro de quem planeja uma roadtrip pelo estado.

Leia também: 8 vinícolas imperdíveis em Santa Catarina

Como chegar a Laguna?

A melhor forma de chegar em Laguna é pelo Aeroporto de Florianópolis (FLN). De lá, você pode alugar um carro ou contratar um serviço de transfer. Você pode voar direto de algumas cidades brasileiras até Florianópolis com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

A GOL tem voos diretos para Florianópolis de: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Chapecó.

Boa viagem!

Texto: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do Sebrae Santa Catarina.

E você, conhece Laguna? Gostou da cidade? O que fez por lá? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Out 17, 2019 3:31 pm
Esse combo dos botos + Anita Garibaldi faz da cidade ser muito especial, apesar de pequenina. A relação dos golfinhos com os pescadores é uma das coisas mais bonitas que eu já vi.





Booking.com

Voltar para “Santa Catarina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio