Álcool pode danificar a câmera do celular | Como higienizar aparelhos eletrônicos corretamente

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mar 20, 2020 12:31 pm
Imagem

A pandemia do coronavírus nos alertou para hábitos que, na verdade, deveriam ser rotineiros independentemente de doenças. Que estes tempos difíceis ao menos sirvam para que lavar bem as mãos, cobrir o espirro e a tosse com o antebraço e desinfectar aparelhos eletrônicos tornem-se um padrão a ser levado para toda vida.

A higienização de aparelhos eletrônicos usados no dia a dia - como celular, tablets, teclados, controles e etc - é uma das medidas indicadas para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Entretanto, tal limpeza precisa ser feita de forma correta para não prejudicar a vida útil destes aparelhos tão caros.

Leia também: 10 hábitos de higiene que você deve ter em qualquer viagem, independente de pandemias

Álcool x Câmera do celular

O produto mais indicado para a higienização é o álcool 70% ou álcool em gel. Entretanto, o professor de química Carlos Mumic alerta que é preciso cuidado com o uso da substância nas câmeras dos smartphones. "A utilização do álcool gel pode danificar a câmera, fazendo com que as fotos fiquem cada vez mais foscas", explica.

Mumic recomenda outra técnica para preservar a câmera do celular enquanto se protege: "Quando o celular não tem película, que protege de possíveis choques, o aparelho pode ser limpo com pano levemente umedecido. Mas antes dessa limpeza, é necessário retirar os pequenos sólidos com pincéis de maquiagem limpos, em movimentos leves, para não riscar as câmeras".

Para uma higienização adequada, o professor recomenda que o celular esteja desligado. Ele explica que o ideal seria retirar a bateria, mas sabemos que isso não é possível com smartphones. A limpeza deve ser feita com um pano levemente umedecido com álcool 70% - de preferência panos que não soltam fios (flanelas). Nos cantos mais difíceis de acesso, Mumic orienta o uso de hastes flexíveis, levemente umedecidas com álcool 70% - evitando sempre a aproximação das câmeras.

De acordo com o professor, outro produto recomendado para a higienização desses aparelhos é o álcool isopropílico, encontrado em algumas redes de suportes eletrônicos e lojas de indústrias químicas. "É importante verificar se existe algum impedimento da utilização desses produtos (álcool 70% ou isopropílico) pelo fabricante, em função das garantias", ressalta.

Segundo o professor, o álcool 70% não oxida as partes externas desses aparelhos, devido ao processo de evaporação rápida nesse tipo de superfície. "Mas os smartphones mais modernos, que já são resistentes à água, devem ser higienizados com água fria e detergente neutro", orienta. Entretanto, segundo ele, sem exageros no detergente. "Os movimentos durante a limpeza devem ser leves, principalmente nas telas desses aparelhos”, finaliza.

Leia também: Não vou mais viajar por causa do coronavírus | Devo vender meus dólares americanos, euros ou libras?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Mar 20, 2020 2:53 pm
Boa!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
yureco Mensagens: 2490
Sex Mar 20, 2020 4:32 pm
Comprei caixa de lençol umedecido com álcool isopropílico 70% para limpar meu celular quase diariamente.

brunoapessoa Mensagens: 12
Sáb Mar 21, 2020 1:01 pm
Onde vc encontrou ? Pode nos passar, por favor.

yureco Mensagens: 2490
Dom Mar 22, 2020 10:35 pm
@brunoapessoa,

No Mercado Livre. O anúncio se encontra pausado. Faça pesquisa.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 12, 2020 8:18 pm
Foi o Free Wipes? Comprei esse e estou usando - muito bom!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Abr 14, 2020 2:10 am
Eu jah tinha lido sobre isso. Mas sinceramente? No momento minha prioridade eh nao ficar doente. Celular, depois a gente compra outro. Entao estou usando alcool em grandes quantidades hahahahahahah

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 14, 2020 11:10 am
Dicas da Samsung para manter seu smartphone higienizado

A primeira coisa a lembrar ao procurar manter o dispositivo Galaxy limpo é não usar produtos de limpeza gerais, sprays de ar comprimido ou produtos desinfetantes e à base de água sanitária. Embora eles possam ser úteis para manter a limpeza dos espaços comuns da casa, essas soluções podem descascar ou danificar a camada de revestimento oleofóbico sobre a tela do smartphone que a protege contra manchas de impressões digitais.

Para continuar desfrutando da melhor experiência com o seu smartphone Galaxy após a limpeza, desligue totalmente o dispositivo e remova a capa, os cabos e outros acessórios. Depois de fazer isso, use um pano de microfibra que não solte fiapos para limpar a parte externa do dispositivo.

Se necessário, você pode usar uma pequena quantidade de água destilada, como um produto à base de ácido hipocloroso (50-80ppm) ou à base de álcool (etanol ou álcool isopropílico 70%) - mas sempre os aplique em um pano de microfibra, não diretamente no seu smartphone, e evite qualquer tipo de líquido nas aberturas do dispositivo. Umedeça seu pano e limpe com cuidado a parte frontal e traseira.

Você pode usar os mesmos métodos acima para limpar o mostrador do relógio do seu Galaxy Watch depois de remover a pulseira. Embora esses métodos de desinfecção devam ser evitados em superfícies de couro ou borracha, eles são adequados para superfícies de vidro, cerâmica e metal, como a tela do seu smartphone Galaxy e o mostrador do relógio Galaxy Watch.





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio