1 ano com a TIM: minha experiência como cliente TIM Beta

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 8:33 am
Imagem

Depois de 20 anos, em janeiro de 2017 decidi cancelar meu plano pós-pago na Vivo e mudar de operadora. Não estava insatisfeito com o serviço em si, mas com os valores cobrados, que são altíssimos, e a pouca franquia de internet, que me obrigava a comprar pacotes extras, aumentando o valor da conta no final do mês.

Leia também: Portabilidade | O que a Vivo me ofereceu após 20 anos como cliente?

Depois de muito pesquisar, e ouvir opiniões de vocês aqui no FDV, decidi mudar para a TIM. Na época, ela estava com uma forte campanha sobre velocidade da internet 4G, o que para mim é importante, e conversando com usuários da operadora o sinal parecia realmente rápido e estável. Fui para o TIM Beta, que me oferece 600 minutos de ligações (locais ou interurbanas), 10GB de internet, SMS à vontade (alguém ainda usa isso?) e TIMmusic by Deezer (concorrente do Spotify e tão bom quanto). O valor disso? Apenas R$50,00 por mês.

Em 12 meses, gastei R$600,00. Com a Vivo, eu gastava esse valor em apenas 2 meses. A economia é clara e não há como discutir isso. Entretanto, não adianta ser mais barato e oferecer um serviço pior, certo? Confesso que no começo estava receoso, mas a TIM me surpreendeu. Aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro, estou com sinal em 4G em 99% das vezes. Fiz várias viagens nacionais e na maioria dos locais funcionou bem. Onde não funcionava bem, como Cambará do Sul e alguns locais do Ceará, usava o Wi-Fi do hotel. Ficar off-line por algumas horas não é algo que me incomoda e foram situações bem pontuais ao longo dos 12 meses.

O que me incomodou bastante no início foi para recarregar os R$50,00 mensalmente. Pelo app da TIM é bem problemático e por várias vezes não tinha a opção de R$50,00 disponível. Uma vez tentei colocar R$30,00, para depois colocar R$20,00, e ele disse que eu só poderia fazer a nova recarga após 24 horas. Alguém me deu uma dica (desculpe, esqueci quem foi) de usar o Mercado Pago. Desde então, só recarrego o celular por lá, e funciona maravilhosamente bem. Por algumas vezes ainda havia bônus, então eu pagava ainda menos de R$50,00. Agora em janeiro de 2018, acredite, eu coloquei para recarregar R$50,00 e ganhei R$30,00 de desconto, pagando apenas R$20,00.

Em dezembro, tive um problema, e o plano não se renovou automaticamente, mesmo com crédito disponível. Pesquisei na época e havia alguns relatos sobre o assunto na internet. Depois de dois dias, ele se renovou. Foi algum bug no sistema da operadora.

Considero o TIM Beta imbatível. Pelo valor cobrado, é um excelente custo-benefício. A cobertura da TIM pode não ser a maior, mas está ótima, e eu estou satisfeito com o sinal e principalmente a qualidade da internet. Muitas vezes, quando o Wi-Fi do hotel é problemático, fico no 4G, pois odeio lerdeza.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

yureco Mensagens: 2490
Ter Jan 30, 2018 8:37 am
Também estou satisfeito com o sinal e a cobertura no Rio. Até funciona em alguns elevadores.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 8:39 am
Aqui em casa só não funciona no estacionamento -2, mas lá acho que nenhuma funciona. No -1 ele funciona.

Hascon Mensagens: 41
Ter Jan 30, 2018 9:49 am
Meu histórico é muito parecido com o do Gabriel e concordo que o custo benefício do Tim Beta é imbatível para a grande maioria dos perfis de clientes.

Só adicionar um ponto negativo da Tim, que não tinha com a Vivo e não consegui contornar. O sinal "cai" muito quando inativo. Se você sai de um elevador, ou de qualquer lugar que o sinal esteja fraco, ou simplesmente conecta em um wi-fi, depois precisa reiniciar a rede do seu celular (como colocar em modo avião e voltar) para que reconecte no 4G... cansei de ligar na Tim e eles afirmam que isso é normal.

Aconteceu com iphone 6 e 7, várias versões de iOS.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 10:00 am
@Hascon, isso acontece comigo pontualmente, tanto que não é algo que me irrita. Algumas vezes, saindo da garagem no -2, ele demora um pouco a pegar o sinal novamente.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Ter Jan 30, 2018 11:25 am
A qualidade da voz da Vivo também é superior. Parece que o som é mais claro, como em um rádio FM, ou passo que na TIM, parece um rádio AM. Alguma explicação para isso?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 11:28 am
Comigo isso não acontece, @emmanuelkalispera. Em época de WhatsApp, uso bem menos chamadas de voz (e imagino que a maioria dos brasileiros também). Qual seu celular?

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Ter Jan 30, 2018 12:12 pm
Também estou muito satisfeito com o TIM Beta aqui no RJ, cobertura excelente. Minha mãe mora na minha cidade natal (interior de São Paulo) cerca de 12k de habitantes. A única operadora que tem o 4G na cidade é a Tim. Além da economia que fiz pagando os R$ 50,00 na categoria LAB tenho 20GB de internet e 2.000 minutos.
Você esqueceu de mencionar o TIM WI-FI SIM no aeroporto SDU @GabrielDias. Não usei em outros, mas esse é excelente e conecta automaticamente se o Wi Fi do aparelho estiver ligado.
Abraço

Imagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 12:15 pm
Ah, esse TIM Wi-Fi tem em alguns locais também, como shoppings. Confesso que geralmente eu acho a conexão ruim, e desligo para ficar no 4G.

Avatar do usuário
ap0lo Mensagens: 582
Ter Jan 30, 2018 4:10 pm
Rapaz, eu saí do Tim Beta pra o Tim Controle por um motivo só: roaming nacional gratuito.

Tive alguns aborrecimentos recebendo ligações em outros estados, e sofrendo cobranças caras por elas.

Claro que é algo confortável, você pode recusar a ligação e ligar de volta, por exemplo.

Mas achei mais prático ir pra o Tim Controle.

Atualmente tenho ligações ilimitadas pra qualquer operadora, móvel ou fixo, 3 GB de internet + 2 GB bônus, sms ilimitado (que não uso) e a banca virtual (que uso no iPad), além do deezer, pagando de R$ 54,00 por R$ 39,90, com um benefício que deram no final do ano passado.

Mas creio que até o preço cheio é uma boa.

Ah, o whatsapp e o deezer não descontam da franquia.

Mas cada um sabe como funciona melhor pra si.

O sinal aqui em João Pessoa/PB é muito bom também.





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio