O que é um produto refurbished?

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Dez 20, 2012 7:29 am
Imagem

Você chega a uma loja no exterior para comprar um produto eletrônico, olha o preço e fica positivamente assustado, pois o valor está abaixo de mercado. Decide comprá-lo, mas é avisado pelo vendedor que se trata de um produto refurbished.

Imediatamente vem a dúvida: o que é um produto refurbished?

A palavra refurbished, em uma tradução livre, significa remanufaturado. E remanufaturado é uma palavra que você provavelmente conhece bem.

O que o dicionário diz:

"São bens usados que passam pelo o processo industrial da remanufatura. Em geral, algumas condições devem ser cumpridas para que um bem seja considerado remanufaturado, são elas: os componentes primários deverão ser provindos de um produto usado; o produto usado deverá ser desmontado na extensão necessária a se determinar as condições de seus componentes; os componentes do produto usado deverão ser completamente limpos e livres de ferrugem e corrosão; todas as peças faltantes, defeituosas, quebradas ou desgastadas deverão ser restauradas ou substituídas por novas ou usadas de forma que apresentem boas condições de funcionamento; o produto deverá passar por operações como usinagem, rebobinagem, acabamento entre outras para chegar a plenas condições de funcionamento e o produto deverá ser remontado e operar com a mesma segurança e eficiência de um produto novo."

No Brasil praticamente não há produtos refurbished para venda, por isso essa palavra gera muitas dúvidas. Por aqui, cartuchos de impressora são a maioria desses produtos.

O produto refurbished é vendido por duas razões basicamente:
- O consumidor comprou um produto, tirou da embalagem, mas antes mesmo de ligar, se arrependeu por qualquer motivo e o devolveu. A empresa o colocará novamente para venda, normalmente sem embalagem.
- O consumidor comprou um produto, ligou e o mesmo apresentou um defeito. Ele é devolvido, encaminhado para o fabricante, que faz o reparo e devolve para a loja. Ele é vendido igual um novo, com caixa e tudo, mas a informação de refurbished é clara.

Não há problema nenhum em vender um produto refurbished, pelo contrário, desde que o consumidor seja claramente avisado sobre isso. O que não pode é vendê-lo como se fosse um novo, com o mesmo preço.

Nos Estados Unidos essa prática é muito difundida e muitos compram. Os descontos muitas vezes são significativos.

Conheça a loja on-line de produtos refurbished da Amazon: http://goo.gl/OC7Mef

Dicas antes de comprar:
- Consulte a diferença de valor para o produto novo. Quanto maior a diferença, mais válido será.
- Consulte o tempo de garantia.

Vale a pena? Dependendo do desconto vale sim. Não é arriscado, pois todos os produtos passam pelos mesmos testes de um produto novo. Procure também sempre pela área chamada Open Box, onde produtos fora da caixa são vendidos a preços mais baratos.

E você, já comprou um produto refurbished? Qual foi? E quanto economizou? Achou que vale a pena? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

mpolizel Mensagens: 32
Qui Dez 20, 2012 9:39 am
Uma pergunta, refurbished é o que realmente apresentou problema, foi "arrumado" e tal.
O que foi comprado e devolvido sem problema algum, não é "open box"? ou o "open box" são só os produtos de demonstração?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Dez 20, 2012 11:14 am
Eu ja comprei notebook refurbished e nao me arrependo . O preco estava excelente e a garantia oferecida eh a mesma do produto novo . Funciona bem ate hoje .

yureco Mensagens: 2490
Qui Dez 20, 2012 11:16 am
É muito comum no Paraguai. Vendem como se fossem novos.

BrunoHNM Mensagens: 81
Sex Dez 21, 2012 12:00 pm
Comprei dois relógios da Fossil nestas condições (refurbished) e nunca tive problemas. Foram duas "bolachas quebradas", e já estão há dois anos comigo. Um deles, de uso diário, segue firme e forte.
Um amigo comprou para o filho um PS3 e também nunca teve problemas. Se a oferta for boa, não vejo porque não comprar.

luctes Mensagens: 42
Sáb Dez 22, 2012 3:28 pm
Se alguém pode encarar como vantagem, acho que além do preço é a única, em um produto remanufaturado/recondicionado é que um possível vício do produto já foi sanado. Às vezes compramos um produto que em pouco tempo apresenta algum problema e após a intervenção da autorizada nunca mais dá defeito. Assim, nos livramos dessa possibilidade.

Outra, infelizmente, é que o problema pode ser recorrente e o conserto apenas um paliativo. Uma vez comprei um celular da Gradiente (que está lançando sua versão do iphone no Brasil) quando fazia bons produtos (embora bons eram seu modulados) modelo Chroma. Ficou na assistência tanto tempo que recebi o dinheiro de volta.

Então, comprar um refurbished é um risco, da mesma forma que comprar outro produto, a diferença é que o preço é muito atraente. Creio que algumas lojas devam ser mais confiáveis.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Dez 22, 2012 3:59 pm
Acho que o risco eh o mesmo de um produto novo . Afinal a garantia do fabricante tambem eh mesma do novo .
E muitas marcas oferecem hoje em dia cobertura mundial .
Alem disso, se voce viaja com alguma frequencia , tambem pode devolver o produto .

epicorj Mensagens: 278
Sáb Dez 22, 2012 5:21 pm
Comprei um desktop I7 em 2010 que custava uss1200, e o refurbished me saiu por uSS 620! Para mim valeu a pena, o cpu esta aqui ate hj...

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Dez 22, 2012 6:09 pm
Eu já comprei alguns produtos refurbished e nunca tive problemas. O mais recente foi um gravador de DVD de mesa com saída HDMI. Comprei na J&R em Nova Iorque ao preço de apenas US$50 em 2011 !!

Funciona muito bem até hoje.





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio