Tecnologia e viagem: Uma combinação mais do que perfeita

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sáb Mai 04, 2013 3:56 pm
Tecnologia e viagem: Uma combinação mais do que perfeita

Imagem


É com grande alegria que estreio essa coluna no Falando de Viagem. E não poderia ser diferente, pois falarei das duas coisas que mais gosto: tecnologia e viagens.

Viajar é uma experiência única, mesmo que você volte a lugares em que já esteve, ainda assim será uma nova experiência. E com a tecnologia que hoje temos a disposição dos viajantes você terá condições de aproveitar ainda mais sua viagem.

Cada vez mais as pessoas buscam tecnologias que tornem suas viagens mais simples, e isso significa mais tempo curtindo a cidade e tudo que ela oferece.

As grandes cidades já oferecem uma infinidade de serviços que podem ser facilmente acessados por smartphones e tablets, e as pequenas já perceberam isso, estão a cada dia implementando novos serviços para facilitar a vida dos viajantes.

Com um smartphone em mãos é possível ter literalmente uma cidade inteira na palma da sua mão. Aliás, isso é possível com todos dispositivos móveis como tablets e notebooks. Mas falando potencialmente em praticidade, os que melhor se encaixam nessa categoria são sem dúvidas os smartphones e tablets.

Imagine essa situação, você perdido no metrô de Nova York sem saber qual trem deve pegar. Sensação nada agradável, certo? Saiba que existe um aplicativo que diz onde entrar e onde sair dele, evitando que você se perca. E de quebra ainda te informa todos horários das linhas.

Decidiu dar aquele passeio e quer descobrir o que há de interessante por perto ou precisa de uma indicação de algum lugar para comer? Ou até mesmo a localização daquela famosa loja de departamentos? Existe um aplicativo para isso e que será seu guia de bolso!

Mapas, horários e linhas do metrô, restaurantes, reserva de mesas, táxi, compras, pontos turísticos, tradutores e conversores são apenas alguns dos exemplos do que temos a disposição dos viajantes.

É realmente difícil pensar em uma viagem hoje em dia sem o uso da tecnologia.

Existe hoje uma infinidade de aplicativos para todas as plataformas, mas irei dar preferência às três mais utilizadas pela grande maioria, que são elas: Android, iOS e Windows Phone.

Falaremos muito sobre aplicativos, mas sem esquecer também dos outros gadgets e acessórios que sempre nos quebram o maior galho quando estamos fora de casa.

Certamente sua próxima viagem será ainda melhor com as dicas sobre tecnologia do Falando de Viagem.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 04, 2013 3:57 pm
Também tenho essas duas paixões. E elas combinam perfeitamente!

Parabéns pela primeira coluna, ficou ótima! :D

ironfire Mensagens: 2186
Sáb Mai 04, 2013 5:04 pm
Cara se puder fazer um post sobre passbook e apps de empresas(locadora, hotel, aviação) eu realmente acho que vale a pena e ir atualizando conforme forem sendo lançados.

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Dom Mai 05, 2013 12:52 am
Obrigado por todo apoio!

Realmente é um tema muito bom e com uma infinidade de assuntos a se explorar. Espero retribuir com muitas matérias interessantes.

@falandodeviagem: muito obrigado.

@nando: concordo, ela começa muito antes mesmo, lá na primeira consulta de datas/valores de passagens.

@ironfire: o passbook é um excelente tema para uma matéria, apesar de ainda pouco difundido no Brasil, lá fora as empresas cada vez investem mais nele. Anotado!

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mai 07, 2013 10:05 pm
Parabens Telmo pela pertinência do tema... um dos bons motivos que nós viajamos, é justamente para podermos ir ao exterior adquirir estes "obscuros objetos do desejo" e voltarmos casados com a familía I, por exemplo: Ipod, Ipad, Iphone, no momento, e brevemente Ijat, Icar, Igirl... sim.. a imaginação dos caras é sem limite...
Vendo as fotos destes produtos, confesso que bateu uma saudade danada em relação ao meu primeiro contato com um computador... era a ultima palavra em termos de geração, o modernissimo IBM / 370....
Eu ia até mandar uma fotinho para postar aqui.. mas pelo tamanho do equipamento, que ocupava dois andares de um prédio da UFF, acho que o tamanho da foto ia estourar de vez a cloud do FDV.... além do que, teria que pedir autorização ao Ibama para poder fotografar este animal que foi extinto há anos, restando apenas este exemplar no Museu da Informática...
Em verdade... isto que te falo apenas ratifica o enlace entre a viagem e a tecnologia, pois esta ultima é o verdadeiro passeio, a verdadeira viagem do gênio humano, sempre evoluindo, na procura de um destino que nunca saberemos quando termina...
Exatamente igual à nossa ânsia por novos destinos...
Clap.. Clap... Clap.... o colega aqui aplaude de pé a sua iniciativa...

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Mai 08, 2013 2:03 am
Obrigado zardox!

Meu romance com a tecnologia vem de tempos, que traz com ela algumas viagens tecnológicas meio malucas por sinal.

Não tive o prazer de lidar com máquinas desse "porte", mas com algumas outras da minha época tive bastante contato. Eram eles, CP 200/300, Amiga Commodore, alguns TK 85/90 (coloridos!) e o meu MSX. Lembro todas as vezes em que queria jogar alguma coisa tinha que deixar a fita cassete, isso mesmo FITA CASSETE tocando num gravador da National para carregar o jogo. Coisa rápida, 30/45 minutos.
Como eu não tinha a unidade de disquetão, aquele de 5 1/4 tinha que me contentar com as fitas.

Desde lá então, eu com mais ou menos uns 10/12 anos inventava coisas malucas com o computadores da época.

Minha maior feito foi jogar o jogo da forca com um vizinho do 3º andar, eu morava no térreo, através de um cabo. Jogo que eu mesmo programei em BASIC. Lembro de assinar a revista Input que trazia vários programas para digitarmos.


A paixão por viagens veio um pouquinho mais cedo, meu pai era fotógrafo da ZH em Porto Alegre, e na época viajava muito, chegou a cobrir 3 copas do mundo e outros eventos esportivos e políticos mundo afora. Passou pra mim através das fotos e histórias esse gosto por viagens.
Ainda tenho algumas passagens dele guardadas, da Varig do início da década de 70, da Pan-am e alguma outra que não me recordo agora.
Lembro que meu primeiro voo foi pela VASP em um 737-200 de Porto Alegre para BH, final dos anos 80.

Agora, pegue tudo isso e mais o que temos hoje em dia a nossa inteira disposição e com certeza dá um bom caldo!

Já estou preparando a primeira matéria para a coluna. Aguardem!

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mai 08, 2013 10:18 am
Caraca Telmo.. por causa do IBM / 370.. eu me apaixonei por fazer programas de computador...
Então tive todos estes computadores que vc falou ai..
CP 200/300, 400 e o 500, com dois possantes drives de 5 1/4", todos da falecida Prológica
TK 82 / 85... com aquele teclado tipo chiclete...
MSX... eu tive um curso de informática, no Centro do Rio, que tinha uns 30 MSX.. e usava Basic para ensinar o pessoal a programar...
E tive um VIC-20 e o Commodore 64...
Mas.. eu mesmo... queria era velocidade.. então programava tudo em assembler... a famosa linguagem de máquina...
Sabia tudo de Z-80, 6502, 8088 e mais alguns que não me lembro o nome...
Na UFF, eu criei 3 compiladores.... vc escrevia em linguagem de alto nivel , Fortran, e ele compilava tudo e deixava prontinho em linguagem de máquina... podia rodar em Z-80 e 6502...
Depois.. no mestrado em sistema.. e como diversão, fiz um compilador multi-uso... vc alimentava uma tabela.. de um lado, colocava a funçaõ em alto nivel.. no meio da tabela, colocava a função semântica que aquela palavra provocava.. e na outra coluna, colocava a sequencia de mneumômicos em linguagem de máquina associados aquela ação...
Era fantástico aquela programa... usava pesquisa operacional.. que era o inicio timido da inteligência artificial que se usa em todos os aparelhos eletrônicos...
E boa parte do inglês que hoje eu sei ler razoavelmente bem, se deve à assinatura da extinta revista Byte, que eu recebia lá das terras do Tio Sam....
Show de bola encontrar pessoas que quando eu falo Z-80 ou TK-82 não me perguntam se eram algum super herói japonês, que combatia o Godzila....rsrsrsrs

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Mai 08, 2013 1:54 pm
Hahahaha! Super herói japonês é ótima!

Lembro das linguagens de máquina, eu tive um livro de assembler. Mas fiquei por aí mesmo, depois da era MSX virei apenas um usuário.

Bom saber que teve mais gente aqui que também ligava o computador na TV! :lol: :lol:

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Telmo Mensagens: 353
Qua Mai 08, 2013 4:06 pm
Parabéns pela coluna, Telmo!!!
Meu primeiro contato com um computador foi um CP 500, mas me tornei apenas usuário.

Vejo que teremos muita coisa boa pela frente. Sucesso na empreitada.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mai 08, 2013 4:47 pm
Já que vcs falaram tanto no CP 500, vejam abaixo o prospecto com as especificações desta "super máquina"....

CP 500/M80 Fabricante: Prológica Ind. e Com. de Microcomputadores Ltda
País: Brasil
Linha: TRS-80
Compatibilidade: TRS-80 Modelo III
Ano de lançamento: Abr/1982
Processador: Z 80A
Clock: 2 MHz
Memória RAM: 48 Kbytes
Memória ROM: 16 Kbytes
Tela: 16 linhas x 64 colunas
Modelos: CP 500, CP 500/M80, CP 500/M80C, CP 500 Turbo

Notaram??? Processador de 2 Merdahertz... e memória "HAN ??" de 48 à quilobosta, e memória RUIM, onde fica o bootstrap da maquina de 16 "Ki-lo por que fi-lo"(ela lia de trás para frente)...
Já a sua tela, ostenta a incrivel ruimzolução de 16 linhas cada qual com 64 colunas.....
E olha que quando eu comprei um destes, me senti o cara mais feliz do mundo....rsrsrsrsrsrs





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio