Los Roques: Terceiro dia

Troca de informações sobre Los Roques.
giovanifoz Mensagens: 24
Seg Mai 23, 2011 10:31 pm
Los Roques: Terceiro dia

Durante o café da manhã do terceiro dia solicitamos a Fabíola que gostaríamos de conhecer mais de uma ilha ou banco de areia. Ela fez seus contatos para organizar uma excursão. Como em nossa pousada havia mais duas meninas que estariam dispostas a fazer esta excursão, foi fácil encontrar mais alguns pretendentes e depois de desembolsar Bs 100 (ou U$20.00) lá fomos nós. O roteiro foi definido pelo capitão: Primeiro deixaríamos as pessoas nas praias e em seguida partiríamos para Palafito, logo após Rabusquí, Crasquí e de tarde Noronquises. Ótimo, estamos no lucro!

Deixamos algumas pessoas nas ilhas próximas a Gran Roque e partimos em direção ao Palafito. Este, simplesmente é uma palafita, casa de pescador sobre as águas no meio do nada. Hoje não existem moradores, porém foi muito utilizada antigamente. A casa tem vários cômodos e em um lugar um pouco afastado é o “banheiro”, espécie de um pequeno cômodo de madeira com um buraco no chão onde as necessidades caem no mar. Idêntico ao banheiro do filme “Quem quer ser Milionário”, vencedor de alguns Oscar em 2009.

Permanecemos durante uns trinta minutos, tiramos várias fotos e partimos em direção as estrelas do mar, em Rabusquí. Navegamos alguns minutos e de repente o barco parou. Pensei que havia dado uma pane elétrica ou algo do gênero, pois estávamos no meio do mar. Logo, o azul marinho foi se transformando em verde e em seguida pudemos ver a areia e as estrelas do mar. E que estrelas!

Eu já tinha visto estrela do mar, ou melhor, pensei que já tinha visto. Estas eram grandes e vermelhas, todos no barco ficaram chocados pela quantidade de estrelas naquele local e pela beleza delas. O capitão disse que poderia pegá-las sem maiores problemas, porém não podia deixá-las fora da água por mais de 10 segundos, pois as mataria. Lá vamos nós, para a seqüência de fotos. De fato, elas são surpreendentes e parecem pedras calcárias. Tiramos todo tipo de foto que pudemos, pois não sabíamos quando teríamos oportunidade de vê-las novamente.

Imagem

Imagem

Nosso tempo com as estrelas acabou. Hora de conhecer uma das mais belas praias de Los Roques: Crasquí. Chegamos perto da hora do almoço, armamos acampamento e por ali ficamos. Crasquí realmente é linda. A comparei com os fundos de tela dos computadores, onde apareçam aquelas paisagens paradisíacas que nem sabemos ao certo se existem ou não. A fome começou a dar sinal e como estávamos perto de um restaurante resolvemos comer uma lagosta.

Após a deliciosa refeição retornamos ao nosso guarda-sol. O clima estava tão agradável que quando nos demos conta já estava próximo ao horário estipulado pelo barqueiro para partir. Corremos em direção ao outro lado da ilha para explorá-la. Encontramos uma trilha formada por conchas gigantes que nos levaria até uma montanha delas. Segundo os nativos, dentro destas conchas haviam moluscos que eram exportados para todo o mundo. Anos atrás o governo proibiu a comercialização deles. Neste local, segundo relatos, é um ótimo lugar para fazer snorkeling, porém o tempo já havia esgotado e ainda tínhamos uma ilha para conhecer.

Imagem

Imagem

Noronquises é a praia onde as tartarugas costumam aparecer e nadar. Elas aparecem pela manhã e com a chegada das pessoas vão embora. Não sei se tivemos muita sorte, mas já na chegada da praia o capitão nos apontou algumas tartarugas nadando tranquilamente. No barco começamos a agitação para colocar o equipamento de mergulho. Pé de pato, snorkel e enquanto o barco parava, nós pulamos na água, pois tínhamos apenas 45 minutos para “nadar com as tartarugas” se tivermos sorte.

Imagem

Imagem

Felizmente encontramos várias tartarugas nesta praia. A paz e a tranqüilidade como elas nadam é algo interessante. Mesmo com a nossa presença elas estão ali, parecendo não se importar muito. Consegui fazer algumas fotos e vídeos. Fantástico! Além delas pude ver uma grande diversidade de peixes, inclusive o agulhinha que me chamou mais atenção, além de corais e outros seres que desconheço.

Dica de Ouro: Se você aprecia mergulhar leve consigo snorkel e se possível pé de pato. Pegue emprestado de alguém ou compre. Em todas as ilhas ou bancos de areia tem algum lugar especial para fazer snorkeling. A princípio parece uma chatice levar todo o equipamento, mas vale a pena. Em Gran Roque em frente ao porto você pode alugar também, não tenho certeza do preço, mas custa em torno de uns 25 Bs (U$5.00) por dia, além de ser um equipamento velho e de uso coletivo. Outro
equipamento indispensável é sapatilha. A areia é formada por várias conchas em decomposição. Em muitas praias é praticamente impossível andar sem se preocupar onde está pisando. Podem ter certeza que será útil todos os dias.

E você, conhece Los Roques? Quais passeios você fez? Aguardo seus comentários e relatos de experiências!

Caroline Mensagens: 154
Sáb Fev 08, 2014 1:22 pm
Lindo! Lindo! Lindo! Muitas vezes lindo! :D





Booking.com

Voltar para “Los Roques”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio