Falando de Viagem irá entrevistar a Receita Federal, envie as suas dúvidas

Informações gerais sobre o Falando de Viagem.
Cristianoadsilva Mensagens: 86
Qui Nov 07, 2013 9:01 am
Segue dúvidas sobre enxoval de bebê.

A passageira gravida com varias roupinhas de bebê pode declará-las como itens de uso pessoal?

Carrinho de bebê e Bebê conforto são liberados mesmo estando sem a criança na viagem?

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Nov 07, 2013 9:08 am
Estamos anotando tudo. Obrigado a todos que estão participando!

afcamargo Mensagens: 7
Qui Nov 07, 2013 9:44 am
Minha duvida é um mix das demais.

1-Comprei uma camera de U$ 900 e uma lente de mais 200 fiquei na duvida se seria ou não taxado então peguei o papel de declaração no avião mas na alfandega aqui de SP não tinha nenhum oficial e entrei sem declarar. Seria ou não taxado nesse caso ?

2-Quando eu for outra vez viajar e resolver comprar alguma outra lente ou seja lá o que for que passe ou não da cota, como explicar essa entrada anterior ou como fazer declaração já fora do aeroporto ?

marcoslucasj Mensagens: 0
Qui Nov 07, 2013 10:57 pm
Tenho umas perguntas sobre importação..

1- Tem algum risco eu importar bastante produtos?
2- Quando eu importo algum produto, meu endereço ou nome fica na receita federal?

Avatar do usuário
remylebeau Mensagens: 572
Sex Nov 08, 2013 12:29 am
Minhas dúvidas se referem a um episódio que vivi essa semana, na minha volta de viagem de Miami.
Ao chegar na alfândega em Brasília peguei a fila de nada a declarar e o fiscal me mandou para o raio X. Pediu para abrir duas malas de mão e uma mochila, onde levo meu laptop e meus equipamentos de fotografia.
Eu estava trazendo:
1. MacBook Pro comprado em 2011 quando morei no USA por 5 meses;
2. Câmera Canon T3i comprado em 2011 nesse mesmo período que morei lá;
3. Lente 17-70mm 2.8 sigma - comprado ano passado no USA por um amigo
4. Lente 55-250mm que veio junto com a câmera num kit que comprei em 2011;
5. Lente 50mm 1.8 comprada em São Paulo numa galleria;
6. Iphone 5s 64gb gold comprado nessa minha viagem
7. iPad Air 32gb comprado nessa minha viagem
8. Relógio Garmin 910xt comprado nessa minha viagem
9. Placa de vídeo GeForce 760
10. Placa mãe asus Z87 elite
11. Rádio relógio iHome

O cara separou tudo isso e pediu as notas, expliquei que o MacBook e o equip fotográfico era usado e havia comprado em 2011. Mostrei a nota da câmera e do MacBook, das lentes eu não tinha comigo. Ele me disse que não interessa ser usado e me taxou de tudo. Dei as notas de tudo. Os equips que eram novos eu nem reclamei, mas achei uma tremenda sacanagem ele taxar tudo, inclusive usados. Não tive escolha deixei as calças lá para trazer minhas coisas, mas pretendo consultar um Advogado para saber se todas as cobranças são legítimas. Minhas dúvidas são:
1. Posso recorrer da taxa cobrada de alguns itens? O macbook por exemplo quando retornei em 2011 fui parado mas liberado pois expliquei que era usado e comprei para estudar lá, porém não me deram documento algum.
2. Qual o procedimento para recorrer?
3. um tablet não deveria ser considerado pessoal? Ele também estava usado, apesar de ter sido recém comprado, o fiscal,taxou em cima da nota (valor de novo)
4. Qual o critério para considerar mudança? Ter ficado 1 ano morando fora? Nesse caso, apenas o carimbo do visto com as datas é suficiente ou precisa de algo mais? Há limites de itens para trazer de mudanças?

Obrigado.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Sex Nov 08, 2013 7:54 am
Interessante remylebeau.
Esclarece uma coisa, o fiscal incluiu na contagem de valores a câmera fotográfica (+1 lente), o relógio e o celular?
Se sim, esses com certeza você tem o direito de trazer sem pagar nenhum imposto.
Os demais realmente não há muito o que reclamar. Soma-se tudo, com o valor de novo, e o que passar de $500 paga-se imposto.
Te cobraram a multa também?

Avatar do usuário
remylebeau Mensagens: 572
Sex Nov 08, 2013 9:11 am
zebinsk,

Olhei hoje a nota novamente com calma, pois foi tanta confusão lá que ja nao tinha certeza exatamente de tudo que ele taxou. A camera ele listou na nota mas colocou valor zerado, entao essa blz. Uma lente ele zerou também, mas as outras 2 lentes ele taxou. O Relógio foi taxado sim, e o celular também. Entretanto, o celular estava lacrado (era encomenda de uma pessoa, e ela pediu para trazer lacrado).
Acho que disso tudo, apenas o relógio se salva. Mas o que fiquei P* da vida foi de pagar imposto sobre o Notebook usado, comprado em 2011!

Deixei 4.6k na mao deles... mas serviu de lição!

Edit: Sim, cobraram a multa! Cobraram 50% de imposto de importacao sobre cada item, mais 50% de multa, ou seja, paguei 75% em cima de todos os valores das notas. O cambio usado foi 2,25.

dronconi Mensagens: 1372
Sex Nov 08, 2013 9:16 am
Quando voces vao fazer essa entrevista ? Digo isso pois viajo no final do mês, e é bom ir melhor preparado !!!

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Nov 08, 2013 9:19 am
Olá dronconi,

Nossa equipe está finalizando os detalhes, mas deverá ser na próxima semana.

dronconi Mensagens: 1372
Sex Nov 08, 2013 9:20 am
Maravilha !!! Obrigado Ajudante !!





Booking.com

Voltar para “Informações sobre o Falando de Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio