Ao pesquisar sobre um novo destino a ser explorado em breve, é comum querer entender como funciona a dinâmica da cidade: onde fica o bairro chique, o boêmio, o turístico e etc. Para assim, decidir onde é o melhor lugar para se hospedar e fazer os passeios. Para te ajudar nessa tarefa, listamos os principais bairros do Rio de Janeiro com suas respectivas descrições para te ajudar a compreender a Cidade Maravilhosa.
O Rio de Janeiro tem uma peculiaridade: as principais atrações turísticas, como Cristo Redentor, ficam em bairros que não são exatamente os melhores para se hospedar e fazer outros passeios. Por isso que o Cosme Velho, bairro onde fica a entrada para o Cristo, não está na lista. Apesar do ícone carioca ser um passeio obrigatório na cidade, o bairro que o cerca é totalmente residencial e não oferece outras atrações turísticas. Por isso, é essencial entender a dinâmica da Cidade Maravilhosa para escolher onde se hospedar e para montar o seu roteiro de viagem de forma inteligente.
De longe, o bairro mais turístico da cidade. Copacabana é a definição de saturação. Há muito comércio, muitos hotéis, muitos gringos, muitos restaurantes. Mas como, infelizmente a Cidade Maravilhosa também é uma cidade muito desigual, também há muitos moradores em situação de rua, muitos furtos e muitos pedintes. É aquele bairro para ficar sempre atento e segurar a bolsa perto do corpo. Se você deseja ficar no maior burburinho possível, a hospedagem em Copacabana é a ideal. A praia é icônica, familiar e deliciosa. O bairro também é muito bem conectado e conta com três estações de metrô.
2- Ipanema
Ao lado de Copacabana fica Ipanema, um bairro tão recheado de opções quanto, porém menos tumultuado, mais sofisticado. Lá, os restaurantes e lojas são mais legais e o próprio andar nas ruas já tem um ar mais agradável. É o burburinho na medida certa: sempre muito movimentado, mas menos perigoso e saturado. Consideramos a hospedagem em Ipanema a melhor opção do Rio, exatamente por estes fatores. Pegar uma praia no Posto 9 e Arpoador são points certos, para todas as tribos. A cena gastronômica do bairro merece destaque, porque é lá que estão alguns dos restaurantes mais legais da cidade. Se você deseja fazer compras ao ar livre, fora de shoppings, este também é o bairro a se estar.
3- Leblon
A inspiração das novelas de Manoel Carlos, o bairro mais refinado de toda a cidade. Veja a orla Copacabana - Ipanema - Leblon como um degradê: o primeiro é o mais saturado, o segundo é um bom meio-termo, e Leblon se distancia, oferecendo um ambiente mais exclusivo. Também tem muitos restaurantes, lojas e uma deliciosa praia, mas tudo é relativamente mais vazio que os bairros anteriormente citados. Vale destacar a Rua Dias Ferreira, no início do Leblon, como um polo gastronômico da cidade. De noite, a rua vira um verdadeiro point e você não conseguirá contar nos dedos a quantidade de celebridades avistadas.
4- Gávea
Saindo da orla carioca, Gávea é um pequeno bairro com um toque de boemia e público mais alternativo. É uma área totalmente residencial, mas que ganha um movimento jovem por abrigar o campus de uma das maiores universidades da cidade e também pelo famoso Baixo Gávea, que reúne multidões principalmente nas noites de quinta-feira e sábado para tomar uma cervejinha e flertar. Se você busca um local descontraído e nada glamouroso para curtir a noite carioca, conheça o BG. Outro passeio legal no bairro é visitar o museu Instituto Moreira Salles, que é belíssimo.
Apesar da Lagoa Rodrigo de Freitas ser muito conhecida, o bairro em si oferece quase nada mais do que ela, é totalmente residencial. Portanto, se andar de pedalinho, bicicleta ou apenas curtir o visual estiver em seus planos, saiba que você provavelmente precisará completar o seu dia com refeições e outras atividades nos bairros vizinhos: Leblon, Ipanema, Copacabana e Jardim Botânico.
6- Jardim Botânico
O bairro do verde. Não há praia, mas há o Jardim Botânico (o parque, responsável por nomear o bairro), o Parque Lage e também é entrada para as cachoeiras do Horto e para o mirante da Vista Chinesa. Mas não ''só'' isso! O bairro também tem ótimos restaurantes, deixando o passeio completo. Uma boa dica é unir o Jardim Botânico e a Lagoa, bairros vizinhos, no mesmo dia no seu roteiro.
O bairro mais boêmio, jovem e cool da cidade. Curiosamente, Botafogo durante o dia funciona como um dos polos comerciais da cidade, com muitos escritórios e consultórios médicos. Mas ao anoitecer, as ruas lotam de bares, hamburguerias, cervejarias artesanais e outros comércios de público mais alternativo. Fora este aspecto hipster, o bairro também tem uma imensa lista de restaurantes ''comuns'' que são muito prestigiados e até estrelados. A Rua Conde de Irajá é lotada deles, por exemplo.
8- Centro
Assim na grande maioria dos destinos do mundo, o Centro é o bairro mais histórico e lotado de museus da cidade, e no Rio não é diferente. Esta é a área cultural. São dezenas de museus - entre eles, o CCBB, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu Nacional e muito mais. Uma nova excelente adição à região é o Porto Maravilhosa, resultado do processo de revitalização da zona portuária. Além da bela vista, agora, lá é uma área de eventos e novidades que trazem um excelente movimento ao Centro. Também é lá que fica o AquaRio. Este movimento é necessário porque, em dias de semana, o Centro é lotado de trabalhadores. Mas aos finais de semana, infelizmente, o bairro fica muito vazio, sendo até perigoso. Há muitos hotéis no Centro principalmente dedicados a aqueles que viajam para o Rio para negócios. Para turistas, indicamos a hospedagem pela Zona Sul mesmo, apesar do passeio pelo Centro ser obrigatório.
9- Lapa
O bairro mais boêmio da cidade. Diferente de Botafogo, a noite de Lapa tem nada de gourmet. É democrática e une todas as tribos da cidade por oferecer diversão a todos os preços e para todas as idades. E é claro que toda cervejinha terá os Arcos de Lapa como cenário de fundo para acompanhar. Também é lá que ficam as famosas casas de shows Circo Voador e Fundição Progresso. Infelizmente, a Lapa peca no quesito segurança, então sempre salte do táxi ou Uber bem em frente ao bar ou boate que você for e se quiser andar por lá, segure seus pertences com mais atenção.
10- Santa Teresa
Um dos bairros mais charmosos e diferentes do Rio. No alto da região central da cidade, Santa Teresa oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Lá em cima, o clima parece mais desacelerado. Há casinhas coloridas, restaurantes que servem comida com gostinho de casa e lojinhas de artesanato. Mas não pense que essa simplicidade precisa ser pouca coisa! Apesar de rústicos, os serviços oferecidos em Santa Teresa também podem ser luxuosos. Lá, estão um hotel e restaurante aclamados como um dos melhores da cidade, além de várias casas que celebram casamentos importantes. E claro, tudo esse caminho pode ser percorrido com o famoso Bondinho de Santa Teresa, que materializa ainda mais este ar rústico do bairro. Todos amam esse passeio: turistas e locais, casais e famílias com crianças.
11- Flamengo
É do Flamengo que você verá aquela imagem clássica do Rio de Janeiro com o mar e o Pão de Açúcar ao fundo, que parece uma pintura de tão linda. Fora da orla, o bairro do Flamengo é bem tradicional e residencial. Mas na região do Aterro, é recheado de atrações para viajantes. Além do Aterro em si, há o incrível Museu de Arte Moderna, que tem uma casa de shows na mesma propriedade, e a Marina da Glória, de onde saem passeios de barco e também tem muitos restaurantes com uma vista incrível.
12- Urca
Um bairro bem pequenino, mas que guarda grandes tesouros. Este é um bairro com outro ritmo, você nem se sente em uma metrópole agitada. É claro que a principal atração da Urca é a entrada para o Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais da cidade. Mas o bairro oferece muito mais que ''apenas'' isso. Bem ao lado está a Praia Vermelha, que além de refrescar, resulta em fotos incríveis exatamente por ter o morro atrás. Também há a trilha da Pista Cláudio Coutinho para os aventureiros. No pôr do sol, a melhor ideia é tomar uma cerveja sentado na Mureta da Urca.
13- Barra da Tijuca
O bairro que ascendeu em pouquíssimo tempo e colocou a Zona Oeste no mapa turístico da cidade. A Barra da Tijuca tem uma ótima praia, mas é conhecida principalmente pelo comércio. O bairro é dominado por shoppings que têm todas as lojas possíveis, assim como muitos restaurantes. O lado negativo é que faz-se absolutamente tudo de carro. Não existem pedestres na Barra. A vida noturna também é bastante ativa, com muitas boates e bares, principalmente nas ruas Olegário Maciel e Armando Lombardi. Se você está pensando em se hospedar na Barra da Tijuca, saiba que esta é uma decisão a ser muito bem pensada, porque você estará muito dependente de transporte e longe dos principais bairros turísticos.
É um bairro de passagem, por conectar a Barra da Tijuca à Zona Sul. Tem praia, mas não é boa. Tem shopping, mas é nada demais. Faz-se tudo de carro, assim como na Barra, porque não há movimento nas ruas. Ou seja, é uma região totalmente residencial e desinteressante turisticamente. O único motivo pelo qual o visitante pode querer ir à São Conrado é para fazer a trilha da Pedra da Gávea.
Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
Boa viagem!
E você, já se hospedou em algum desses bairros? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Não sou turista mas como moradora assino embaixo heheheh Ipanema (principalmente Arpoador) e leblon são alguns dos meus lugares favoritos não só no Rio como no mundo!
Quando estou me planejando pra conhecer um destino novo, sempre faço esse exercício de me situar. Qual é o burburinho, qual é o lugar cool, qual é o lugar chique... Muito bom poder compartilhar essa ótica sobre o Rio pros turistas!
Leblon, Ipanema e Arpoador são as melhores opções para quem não conhece a cidade. Copacabana tem ótimos hotéis, mas o bairro não me agrada. A Barra da Tijuca é uma boa opção para quem já conhece e não vai ficar querendo ir todo dia para a Zona Sul.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias