10%, 15%, 18% ou 20%: quanto dar de gorjeta nos restaurantes dos EUA?

Informações, dicas e sugestões de restaurantes nos Estados Unidos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Jan 20, 2020 10:41 am
Imagem

Ao viajar para os EUA você precisará se acostumar com alguns costumes, afinal, nenhum país é igual ao outro. No Brasil, todo mundo paga gorjeta em restaurantes, geralmente no valor de 10% sobre o total da compra. Nos EUA, você vai ter que encarar a indústria das gorjetas - os americanos dão gorjeta para literalmente tudo.

Leia também: Quanto devo dar de gorjeta nos Estados Unidos?

Nos restaurantes, quase sempre, o valor nunca está incluído na conta. A exceção quando o grupo é grande, geralmente com mais de 6 pessoas (pode variar), e a cobrança se torna obrigatória, já vindo diretamente na sua conta. Para grupos pequenos, a gorjeta é sempre opcional, mas eles sempre esperam.

Gorjeta em inglês

Em inglês gorjeta é tip.

Porcentagem na conta

Apesar de ser opcional, muitos restaurantes já colocam na conta os valores, geralmente com três opções de porcentagem, para que você escolha qual valor deseja.

Gorjeta de 10%

Geralmente, os brasileiros dão 10%, afinal, é o que estão acostumados. Não é um valor que os norte-americanos estão acostumados, mas é um valor aceitável, principalmente se o serviço for regular. O garçom pode estranhar a porcentagem e achar que você não gostou do serviço.

Leia também: Imposto de compra nos Estados Unidos

Gorjeta de 15%

Esse é o valor padrão nos restaurantes. Serviço bom e valor de gorjeta padrão. Dando 15%, não tem chance de errar.

Gorjeta de 18%

Esse, geralmente, é o valor cobrado pelos restaurantes para grupos grandes. Pode variar, geralmente para mais.

Gorjeta de 20%

Se você gostou muito do serviço, ou se for surpreendido por algo, dê 20%. Essa é uma forma de demonstrar que adorou tanto a refeição, quanto o serviço.

Como pagar a gorjeta?

Você pode pagar com:
- Dinheiro;
- Cartão de crédito.

No caso do cartão de crédito, geralmente eles passam o valor no cartão e entregam na mesa. A conta fica "em aberto" para você especificar o valor e, depois, o funcionário fecha a conta e cobra no cartão. Pode não parecer muito seguro, mas geralmente funciona bem. Os restaurantes não costumam usar o chip do cartão para as compras. Aliás, faz pouco tempo que os Estados Unidos passaram a usar o chip com mais frequência.

Leia também: Quantos dólares levar na minha viagem?

Posso deixar de pagar a gorjeta?

Sim, pode. Se você não gostou do serviço ou teve algum problema pode demonstrar isso não efetuando o pagamento. Neste caso, vale também chamar o gerente para reclamar do ocorrido.

Preciso pagar gorjeta em fast food?

Não precisa. Às vezes, tem uma caixinha para você colocar a gorjeta, caso queira, mas não é obrigatório. Pode ser uma boa ideia colocar algumas moedas lá para não ocupar espaço na carteira.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, costuma dar gorjetas? Qual porcentagem costuma usar nos restaurantes? Já teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jan 20, 2020 2:34 pm
normalmente dou entre 15 e 20% mas confesso que acho chato dar tips em alguns casos como táxi que mtos acham tuim qdo não damos.

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jan 21, 2020 12:06 pm
Não rola ser mão de vaca com gorjeta nos EUA. É muito importante pra eles.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Ter Jan 21, 2020 12:11 pm
Tip já é um absurdo você ser constrangido a pagar, mas o que eu realmente odeio é a resort fee.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 22, 2020 1:11 pm
Uma vez no Olive Garden, a própria garçonete trouxe a conta... e eu nem tinha pedido...
Mandei voltar a conta.. ela tinha colocado 20% de tip e eu falei pra colocar 15%...
Me arrependo até hoje, porque deveria ter mandado ela zerar a tip...
A mulher atendeu mal e de má vontade o tempo todo... na hora de colocar o queijo ralado, colocou mais fora do que dentro do prato.... má vontade pra fazer o refil do refrigerante... cara antipática o tempo todo.. só se preocupava com pessoas que entravam no restaurante...
E pra variar, a comida desse restaurante é simplesmente insossa.... o que "maromeno" é o pãozinho na entrada, a salada Caesar e a lasagna frita... o resto é muito fraco...
Apesar disso, o ambiente do local é ótimo... mas, decididamente não voltamos lá...

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qua Jan 22, 2020 6:07 pm
O ruim da tip e do imposto cobrado por fora é que você nunca sabe quanto realmente vai sair a sua conta no final.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 23, 2020 2:15 am
Eu costumo dar o dobro da tax. Fica bem mais facil de calcular. E depois, nada mais justo dar mais para alguem que trabalhou do que para politicos kkkkkkkk

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Jan 23, 2020 5:47 am
Mas aí vira uma coisa meio que filosófica: quem trabalhou não deveria ser remunerado pelo preço que eu já paguei na refeição? Quando eu pago 20 USD, p ex, em uma refeição ali já não estão incluídos todos os custos, incluindo a remuneração de quem trabalhou para me servir?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 23, 2020 6:01 am
Nao. Aqui a tip faz parte da remuneracao esperada. O salario por hora de um garcon, por exemplo, eh baixo porque ja se espera que a tip vai compor sua renda final. Sao culturas diferentes e raciocinios diferentes.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 23, 2020 3:52 pm
É outra cultura, por isso achamos estranho.

É muito estranho pensar que o dono do restaurante tem funcionários que trabalham para ele mas não são remunerados por ele (na maior parte).

Por outro lado, é uma forma de atrelar a remuneração da pessoa à qualidade do seu trabalho, medida pela satisfação do consumidor. Meritocracia na veia!

Enfim, lá sempre foi assim e vai continuar sendo, gostemos ou não. Coloca as tips na planilha de gastos da viagem e seja feliz!





Booking.com

Voltar para “Alimentação nos Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio