Casa Milà: a fusão entre Espanha e Brasil em pleno Rio de Janeiro

Informações, dicas e sugestões de restaurantes no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19856 Administrador
Seg Jun 13, 2022 2:06 pm
Imagem

A Casa Milà

Em um intercâmbio à Espanha, surgiu em Lucas Leal, um dos sócios, o desejo de criar um local que misturasse a cultura catalã com a brasileira. Assim, em 2021, nasceu a Casa Milà, localizada na Praça São Salvador, em Laranjeiras. As influências hispânicas estão presentes em vários níveis no local, do nome, passando pela decoração, e, principalmente, no cardápio.

Enquanto o nome é em homenagem a um edifício do arquiteto catalão Antoni Gaudí, a decoração, que é bem contemporânea, alterna entre pinturas em quadros na parede - disponíveis para venda -, uma parede com grafites, e uma parede com decoração mais chique. Assim, as intervenções artísticas fazem com que o local cumpra sua promessa de ser um local que combina culinária e cultura. A iluminação, que é baixa, junto com a decoração, contribui para tornar o ambiente mais casual e intimista.

O cardápio tem bastante variedade, sem esquecer dos pratos vegetarianos em todas as etapas da refeição - tendência mundial. Você encontra a famosa Paella, também disponível na versão vegetariana), assim como hambúrgueres, apesar do foco ser em frutos do mar e carnes. Para beber há vinhos, sangria e diversas opções de cerveja.

O cardápio é assinado por Fernando Almeida, que possui mais de 20 anos de experiência em gastronomia internacional e já assinou banquetes para Bill Clinton, Tony Blair, Yasser Arafat e a família Kennedy (incluindo o próprio John Kennedy Jr.).

Nossa experiência

A primeira sensação que sentimos ao entrar no Casa Milà é de sermos transportados para a Espanha. Isso acontece graças a combinação da decoração com a iluminação e as músicas animadas de fundo - tudo bem harmonizado. Tanto o grafite quanto as pinturas em quadros foram uma sacada boa, pois dá ao ambiente um ar jovial, descontraído e casual. Já as músicas animadas, mas com o volume baixo para não atrapalhar a conversa, também ajudam a dar ao ambiente um toque descontraído.

Sentamos em uma mesa ao lado dos quadros e nosso garçom se apresentou, Manoel. Damos uma primeira olhada no cardápio e escolhemos pedir drinks para começar a noite - as opções autorais são as mais indicadas para fugir do básico.

Os drinks são feitos pelo bartender Jonny Paes. Escolhemos a Lemon Haze e o Pecado Rojo para provar. A primeira tem como base chá de capim limão, por isso é bem suave e refrescante. Já a segunda tem um gosto mais forte, pois é de frutas vermelhas e hibisco. Nenhuma das duas tem gosto forte de álcool e possuem um belo diferencial, espuma de gengibre em cima para finalizar.

Imagem

Enquanto esperamos as entradas escolhidas por nós (Porca Miséria! e Croquetas de Jamón), algumas luzes são apagadas, tornando o ambiente mais intimista.

Imagem

Assim que chegam à mesa, as entradas exalam um cheiro maravilhoso, aumentando o nosso apetite.

O Porca Miséria! é a mistura de cinco cortes suínos, enrolados com queijo e empanados em farinha especial da casa. O prato é saborosíssimo, pois o gosto de porco é bem forte e natural. Além disso, os toques agridoces e o molho ácido ajudam a tornar a fritura mais leve. Apesar de termos escolhido drinks, concordamos que essa entrada conversa muito mais com uma cerveja gelada.

Imagem

O Croquetas de Jamón também é ótimo, pois chega à mesa crocante, fofinho e sem estar cheio de óleo. O molho é muito bom e leve, servindo para adicionar mais sabor ao prato.

Imagem

Na hora de decidir os pratos principais, perguntamos ao Manoel quais são os favoritos da casa e ele aponta a Paella e o Fettuccini na Tinta de Lula.

Escolhemos uma combinação terra e mar, pedindo um prato de carne e um de frutos do mar.

Enquanto esperamos, as pessoas ao nosso redor começam a receber os pratos principais delas e nisso o salão é inundado pelo delicioso cheiro de frutos do mar.

Para acompanhar os pratos principais pedimos bebidas não alcoólicas. Enquanto a soda da casa de maçã verde tem um leve gosto de maçã e é muito refrescante, sendo perfeita para o calor do Rio de Janeiro, o mate é simples e tem gosto caseiro.

O primeiro prato que provamos surpreende, pois nos sentimos na beira do mar comendo frutos do mar frescos. O Fettuccini na tinta de Lula tem um molho delicioso e delicado. O gosto é a combinação de diversos frutos do mar, sendo possível perceber que é complexo. A massa do macarrão e os frutos do mar do prato chegam no ponto perfeito. Claramente os ingredientes são frescos e de qualidade. Além disso, o empratamento requer todo um cuidado pois a borda do prato vem com queijo ralado.

Imagem

O outro principal, Tornedor São Salvador, que é composto por tornedor de mignon, envolto na crosta de parmesão com ervas aromáticas, ao molho de mostarda holandesa,
acompanhado de risoto de Jamón e queijo também é delicioso e tem um cheiro espetacular. O risoto tem forte gosto de queijo e jamón e, por ser feito com esses ingredientes, é mais sequinho do que o risoto normal. A carne, que é super suculenta e macia, tem seu sabor realçado graças a crosta de queijo. Definitivamente é um toque e tanto.

Imagem

Para a sobremesa pedimos a Crema Catalana, um creme feito com raspas de limão, pau de canela e possui uma crosta de açúcar no topo. Assim que a sobremesa chega vemos que há frutas como parte de seu componente e também folhas de menta. A primeira impressão, por causa desse toque tropical, é de que será refrescante. Nos impressionamos, pois é muito melhor que o esperado. O creme é delicioso e doce no ponto certo. Além disso, o creme combina com todas as frutas, que adicionam textura e mais camadas de sabor à sobremesa. De fato é uma ótima forma de fechar a refeição.

Imagem

Vale a pena ir ao Casa Milà?

Sim. E vá com fome, pois são tantas opções deliciosas que você deve aproveitar ao máximo. Já adiantamos que as chances de você querer voltar são grandes, pois além de comida deliciosa, o ambiente é superacolhedor, sendo perfeito para ir em casal ou pequeno grupo de amigos.

O tamanho das porções são adequadas para uma pessoa. Pela qualidade dos alimentos achamos o preço justo. O atendimento é eficiente. Os garçons estão sempre se movimentando pelo salão. Inclusive, o Lucas que citamos lá no início, estava no local e também ajudava no atendimento. Muito atencioso, ele também checava com as pessoas como estava a experiência.

Sendo assim, não é à toa que mesmo em uma quarta à noite o local estava cheio, pois lá você encontrará exatamente o que o local promete: um ambiente descontraído como um boteco de influências catalã e brasileira.

Bom apetite!

Texto e fotos: Carolina Mattos.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 14, 2022 3:19 pm
O ambiente é lindo, e os pratos de dar água na boca.





Booking.com

Voltar para “Onde comer no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Anúncio