MEE: o renomado restaurante asiático do Belmond Copacabana Palace está com novo menu

Informações, dicas e sugestões de restaurantes no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Ago 13, 2015 1:27 am
Imagem

O MEE é o mais famoso e conceituado restaurante do Belmond Copacabana Palace e oferece a gastronomia pan-asiática mais sofisticada do Rio de Janeiro. Ele está localizado no andar térreo do hotel, em frente à charmosa piscina.

O restaurante é um dos seis únicos estabelecimentos no Rio de Janeiro a ser premiado com estrela no Guia Michelin e proporciona uma exótica jornada gastronômica através da Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coréia, Vietnã, China e Japão. O ambiente possui decoração típica do oriente em um espaço charmoso, aconchegante e requintado na medida certa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Certificado de estrela no Guia Michelin.

Recentemente, o MEE lançou um novo menu, elaborado pelo chef Kazuo Harada, com mais de 15 anos de experiência na culinária asiática, em parceria com o Ken Hom. O menu apresenta alguns produtos inéditos no restaurante e também relativamente novos no mercado carioca, como a Yuzu (fruta cítrica japonesa), a Hirashi wakame (alga temperada) e a Merluza negra (peixe chileno).

Para harmonizar os pratos a sommelier de saquê Rejane Kawano escolheu alguns dos 27 tipos diferentes de saquês importados do norte e do sul do Japão nas regiões onde as melhores águas são encontradas.

A noite começou com um drink leve e refrescante.
Imagem

- Ussuzukuri: Lâminas de peixe branco servidas com molho ponzu.

Imagem

- Shake nuta: Salmão selado com miso picante e ovo de codorna cru.

Imagem

- SashiMee: 10 fatias especiais ao estilo do chef.

Imagem

- Sushi: Atum com foie gras e Buri Toro.

Imagem

- Dim Sums
Siu Mai (Dumpling cantonês de carne de porco ao vapor)
Lobster Xiao Long Bao (Tradicional “soup dumpling” de lagosta)
Guioza (Guioza de porco e nira selado)
Crisp Wonton (Dumpling de camarão crocante)

Imagem

Imagem

Imagem

- Merluza sakana: Merluza negra grelhada com molho teriyaki.

Imagem

- Wagyu Ribs: Costela de Wagyu servida com kabotchá.

Imagem

- Tofu Cheesecake: Cheesecake de soja japonesa servido com calda de frutas.

Imagem

A harmonização foi perfeita durante todo o jantar. Esses foram os rótulos escolhidos pela sommelier:

- Bijin Junmai Ginjo (saquê premium): Aroma frutado, com um toque floral e seco. Harmoniza muito bem com pratos frescos como sushi, sashimi, saladas.

- Umenoyado Junmai Daiginjo (saquê super premium): Mais complexo, se assemelha muito ao vinho. Frutado com uma mistura de ervas. Levemente seco. Harmoniza com pratos com sabores marcantes.

- Kikuzakari Uso Nigori Junmai Ginjo (saquê premium): Filtrado somente uma vez e frisante. Harmoniza muito bem com pratos leves e molhos teriake.

- Kikuzakari Junmai Taruzake: Este saquê fica repousando no Akita (barril de cedro). É daí que vem o sabor amadeirado característico desse saquê. Mais fresco, harmoniza com pratos mais encorpados e pesados.

- Ozeki Hana Awaka Sparkling Sake (espumante de saquê): Aroma frutado, leve e ligeiramente adocicado. Harmoniza muito bem com sobremesas em geral e pode ser utilizado também como aperitivo.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma verdadeira experiência gastronômica! A cada prato um novo sabor e uma nova surpresa. Os rótulos de saquês harmonizaram perfeitamente com os pratos. O ambiente agradável e o alto padrão do serviço fizeram desta uma noite ficará para sempre em nossas memórias! Com certeza um restaurante é digno de figurar entre os melhores não só do Brasil, como também da América do Sul.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece o MEE? Gostou do ambiente? E da comida? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Ago 13, 2015 1:34 am
Não conheço, mas lendo a matéria fiquei morrendo de vontade de conhecer.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Ago 13, 2015 9:30 am
Fica muito impressionada com o MEE!

O que mais gostei foram as vieiras e o salmão selado com miso picante e ovo de codorna cru!

Não conhecia espumante de saquê e amei!

Patricia Mensagens: 2384
Qui Ago 13, 2015 10:47 am
Pratos lindos! Não conhecia e adorei o lugar pelas fotos. Agora quero conhecer!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Dom Set 20, 2015 2:05 pm
Uau, parece incrível mesmo. O Copa é top!!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 29, 2016 4:55 pm
O restaurante manteve uma estrela no Guia Michelin.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 15, 2017 1:53 pm
Amei o restaurante! Demorei a conhecê-lo, mas agora virei fã. Realmente é uma experiência que você pode ter em poucos restaurantes brasileiros.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 09, 2018 8:47 am
Restaurante MEE, do Belmond Copacabana Palace, é premiado com uma estrela Michelin pelo quarto ano consecutivo

Inaugurado em março de 2014, o MEE – nome feminino que significa beleza em coreano – permanece, pelo quarto ano consecutivo, com o posto de único restaurante pan-asiático do Rio de Janeiro a ostentar uma estrela Michelin. No evento da edição brasileira do guia, que aconteceu na última segunda-feira (7), no hotel Unique, em São Paulo, o restaurante do Belmond Copacabana Palace – comandado há três anos pelo chef Kazuo Harada – manteve a almejada estrela, concedida pela primeira vez em 2015.

O menu do MEE é uma verdadeira viagem pela gastronomia asiática, com opções de pratos da cozinha tailandesa, coreana, vietnamita, chinesa e japonesa. Um dos destaques da casa é o menu Meechelin. Com nome em homenagem ao importante guia da gastronomia mundial, Kazuo prepara 11 pratos com maestria: alguns do sushi-bar, em que privilegia produtos frescos, pescados no dia, e também pratos quentes, típicos de diferentes regiões da Ásia. Para este ano, o chef já iniciou a criação das novas receitas que irão integrar a versão 2018 do menu Meechelin, com o objetivo de tornar a viagem gastronômica pela Ásia ainda mais exclusiva e saborosa.

Com uma carta de saquês que possui mais de 30 rótulos da tradicional bebida japonesa, no MEE é possível harmonizar os pratos criados por Kazuo com bebidas importadas do norte e sul do Japão, onde são encontradas as melhores águas. O menu de drinks do restaurante também acaba de ser reformulado pelo chef de bares do hotel, Rodrigo Mello, que utiliza ingredientes da gastronomia asiática para compor seus drinks. Alguns dos sucessos são o Asian Aperitif, que vem acompanhado com um sashimi e o Wasabi Sour, onde um dos ingredientes é o tempero japonês.





Booking.com

Voltar para “Onde comer no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio