Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: Onde o silêncio se faz presente no Mato Grosso

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Jun 22, 2015 8:53 am
Imagem

Site: http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado a cerca de 65 quilômetros (MT-251) de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, e possui uma extensão de 32.630 hectares. O parque é uma Unidade de Conservação gerida pelo ICMBio e abriga milhares de espécies, tanto da fauna como da flora típicas do Cerrado – sendo mais de 10 mil espécies só de plantas, além de sítios arqueológicos. Como o próprio nome já diz, o parque é uma enorme chapada de arenito e uma das três maiores do Planalto Central, com vistas de se perder no horizonte e onde também brotam rios que são responsáveis por formar as principais bacias hidrográficas do país. Talvez seja até difícil mensurar a importância do local, pois ele ainda possui espécies endêmicas (só existem lá), algo que o faz ainda mais privilegiado.

A entrada principal do parque é de fácil e livre acesso entre às 9 horas até às 17 horas diariamente, podendo todos os visitantes circularem pelo caminho da Cachoeira Véu de Noiva, que proporciona lindos paredões. Já para se ter acesso às outras áreas do parque é obrigatório a presença de guias cadastrados, então um agendamento prévio é necessário, pois também nem todos os carros chegam a determinados lugares por conta das estradas de terra.

O local é mais do que deslumbrante: é um recanto de paz, silêncio, tranquilidade, harmonia e com uma energia única, algo indescritivelmente lindo e entusiasmante. Um lugar para passar horas caminhando ou apenas contemplando. Pode ter certeza que a quantidade de opções e o tamanho do local faz uma semana ser até pouco para se explorar bem a região.

Circuito de Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro são alguns atrativos que o parque oferece. Para evitar qualquer situação de risco, é preciso seguir as orientações dadas pela gestão do parque. Clique aqui para mais informações.

Vamos ver algumas fotos desse lugar tão belo?

Imagem

Imagem

Imagem

Cidade de Pedra.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As opções de hospedagens mais próximas ficam na cidade de mesmo nome, a Chapada dos Guimarães ou mesmo na capital Cuiabá, já que não se encontra tão distante para quem vai de carro.

Para quem deseja uma hospedagem mais exclusiva ou um almoço com uma vista deslumbrante, a Pousada do Penhasco é um lugar perfeito para isso e bem próximo ao parque.

Imagem

O parque é lindo demais e a imponência dos paredões é algo singular e encantador. Junto com essa mistura de paisagens, cachoeiras, piscinas naturais, despenhadeiros e toda aquela quantidade de espécies que deixa qualquer pessoa se sentindo pequena em meio a imensidão. Seja qual for a época do ano, uma visita ao parque será sempre energizante. Saímos de lá com uma sensação gostosa de energia reposta.

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e foto: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para o Mato Grosso a convite do Governo de Mato Grosso.

E você, conhece a Chapada dos Guimarães? O que mais gostou? O que recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jun 22, 2015 9:45 am
Eu gostei muito da Chapada dos Guimarães, dormimos na cidade mesmo.
Fizemos várias caminhadas pela Chapada, foi muito legal.
Muito calor, tem que levar muita água, protetor solar, etc.
O melhor foi nos refrescar nas cachoeiras.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Jun 22, 2015 9:52 pm
Nosso Brasil é bonito demais mais mesmo :)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jul 08, 2015 12:02 pm
Lindo!
Morro de vontade de conhecer algumas das nossas lindas Chapadas!
Vou anotar as dicas! ;)





Booking.com

Voltar para “Centro-Oeste”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio