Roteiro de 9 dias no Mato Grosso: Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sáb Set 02, 2017 11:53 am
Imagem

Conhecer um estado todo em apenas uma viagem é praticamente impossível, mesmo que você more nele. Quando viajamos à um novo destino sempre queremos conhecer tudo, mas no fundo sabemos que é impossível, por isso é necessário montar um roteiro de viagem.

Ao montá-lo, é preciso definir prioridades, afinal, você vai desejar ver alguns locais mais tempo, enquanto outros não vai ter tanto interesse e talvez nem ache fundamental. Nesta texto, vamos listar sugestões do que fazer em 9 dias no Mato Grosso.

Dia 1

O que fazer basicamente dependerá do horário de chegada do seu voo a Cuiabá. Se ele chegar pela manhã, você terá a tarde inteira livre, podendo aproveitar bem o dia. Caso o seu voo chegue à noite, dará tempo apenas para caminhar no entorno do hotel e ir jantar. Neste caso, o Paiaguas Palace Hotel é uma ótima opção, pois está bem localizado e oferece restaurante para jantar.

Chegando cedo, um dos passeios mais recomendados é um city tour pela cidade de Cuiabá, que pode ser contratado no próprio hotel. Provavelmente você irá conhecer o Centro Histórico, Museu do Rio, Aquário Municipal, Arsenal de Guerra, Centros Comerciais e Casa do Artesão. Tente jantar no próprio hotel ou redondezas, mas lembre-se de guardar as energias para o dia seguinte, pois acordará cedo.

Dia 2

No primeiro dia inteiro na região acorde bem cedo e vá conhecer o Pantanal a partir do Município de Poconé (175 quilômetros), no início da rodovia Transpantaneira e também onde já é possível ver muitas espécies de animais.

A sugestão é pernoitar em um hotel fazenda como o Pantanal Mato Grosso Hotel, que oferece passeios de barco para observação de jacarés, pássaros, macacos e outros animais, além de passeio noturno para encontrar os animais, passeios a cavalo e trilhas. Há uma boa estrutura e todas as refeições incluídas. O aluguel de carro é o mais indicado, mas também há opções de transfer mediante solicitação.

Dia 3

Dia de acordar mais relaxado, aproveitar um pouco mais do belíssimo Pantanal e perto da hora do almoço se programar para almoçar em Poconé. Depois siga para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (170 quilômetros). Chegando antes das 16:00 é possível caminhar pela área do Mirante do Véu de Noiva, que é aberta ao público e não precisa de guia acompanhando.

Terminando essa área do parque, siga para pernoitar na cidade Chapada dos Guimarães e aproveite o aconchego da cidade. No final do dia você estará cansado, então programe para jantar nos arredores da pousada.

Dia 4

Dia novamente de acordar cedo para explorar ao máximo o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Não se esqueça de agendar um guia, pois é obrigatório para conhecer o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra e o Morro de São Jerônimo.

Um dia é pouco para conhecer bem as principais atrações do parque, então reserve dois dias pelo menos para conhecer melhor o lugar.

Dia 5

Mais um dia de acordar cedo e aproveitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Como o parque fecha cedo, dará tempo de pegar estrada para pernoitar em Bom Jardim – distrito de Nobres (166 quilômetros). Em Bom Jardim há poucas pousadas, então não se esqueça de fazer sua reserva antecipadamente.

Dia 6

Dia de conhecer os atrativos de Bom Jardim. Reserve três dias pelo menos em para aproveitar as flutuações em águas cristalinas, como no Aquário Encantando, no Rio Triste, no Rio Salobra, fazer boia cross, visitar o Sesc Cachoeira da Serra Azul e diversos outros passeios.

Dia 7

Mais um dia em Bom Jardim (Nobres), aproveitando seus atrativos.

Vá visitar o Balneário Estivado com água cristalina, muitos peixes e boa estrutura de bar/restaurante.

Antes do final do dia, volte para Cuiabá para pernoitar (144 quilômetros). Nossa sugestão novamente é o Paiaguas Palace Hotel.

Dia 8

Dia de visitar o Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, em Jaciara (156 quilômetros), onde além de poder aproveitar toda a infraestrutura de piscinas naturais, cachoeiras, tobogãs e restaurantes, também é possível fazer atividades mais radicais, como rafting e rapel.

Terminando o dia, volte para Cuiabá para descansar.

Dia 9

No último dia o roteiro dependerá do horário do seu voo. Caso ele saia pela manhã não dá para fazer nada, mas caso ele saia à tarde ou à noite dá para conhecer um pouco mais da cidade ou apenas relaxar na piscina do hotel.

Outro destino interessante para conhecer no Mato Grosso é a Amazônia, mas como isso você precisará de pelo menos mais 3 dias de viagem, o que valerá cada minuto gasto.

Como já comentado, o carro é a melhor forma de chegar aos lugares, mas se preferir contrate uma agência para deixar sua viagem mais confortável.

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Conclusão

Em 9 dias dá para aproveitar bem os lugares indicados no Mato Grosso, mas não dá para conhecer tudo. Pode ter certeza que você ficará com vontade de voltar logo ao destino.

Boa viagem!

Texto: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para o Mato Grosso a convite do Governo de Mato Grosso.

E você, conhece o Mato Grosso? Quantos dias ficou? Tem dicas de roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Set 04, 2017 7:57 am
Roteiro bem legal.
Mas acho que um pouco mais de dias é melhor.
Eu fiquei quatro dias inteiros na Chapada dos Guimarães e ainda faltou alguns lugares para visitar.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Set 04, 2017 11:50 am
Vou salvar esse roteiro! Adorei

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Set 04, 2017 2:00 pm
Ótimo roteiro. Vou guardar para quando for conhecer o MT.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 15, 2020 10:58 am
O Pantanal deve ser incrível. Quero muito conhecer um dia!





Booking.com

Voltar para “Centro-Oeste”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio