É seguro viajar do Rio de Janeiro para Angra dos Reis pelo Arco Metropolitano?

Troca de informações sobre Angra dos Reis.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 31, 2018 7:50 am
Imagem

Sempre que viajo para Angra dos Reis vou pela Av. Brasil. Recentemente, inauguraram a TransOlímpica, que torna o trajeto de quem mora na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes mais rápido, chegando a Deodoro em apenas 20 minutos, e continuando o trajeto até Mangaratiba e Angra dos Reis.

Em recente viagem, saí de Ipanema, e liguei o Waze para ver o melhor caminho. Ele me indicou ir pelo Arco Metropolitano (Rodovia Raphael de Almeida Magalhães), caminho totalmente desconhecido por mim, mas como o tempo total de viagem era consideravelmente menor eu decidi ir. Como o aplicativo leva em consideração o trânsito, às vezes o caminho mais longo pode ser mais rápido.

Leia também: O que fazer em Angra dos Reis?

Repare no mapa abaixo como o trajeto pela BR-493 é um pouco mais longo:

Imagem

No caminho, você passará por Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica e Itaguaí.

É seguro esse trajeto?

Confesso que achei consideravelmente menos movimentado do que a Av. Brasil. Além disto, a velocidade da via é maior, então com menos fluxo e possibilidade de andar mais rápido, a viagem acaba demorando um pouco menos, principalmente em horários de maior movimento.

O grande problema é que a estrada é quase deserta e não há nenhuma estrutura. Não há onde parar, não há postos de gasolina, e à noite parece ser um local perigoso, onde bandidos podem facilmente fazer uma emboscada. Viajei de manhã, em um dia de semana, e vi dois carros da polícia durante o longo deslocamento. Também vi um helicóptero bem próximo à estrada, possivelmente fazendo uma operação ali perto.

Notei muitos postes caídos e alguns pareceram ser de radar de velocidade, mas não tenho certeza. Como fui de dia, não posso garantir que à noite a iluminação seja boa. Por isso, mesmo sendo mais rápido, é um caminho que considero um pouco perigoso, e recomendo que você vá no convencional, via Av. Brasil. Vale ressaltar, entretanto, que o asfalto estava em ótimas condições, e havia sinalização em alguns pontos. Esse percurso não tem pedágios.

Se você estiver sem combustível, vai ter problemas. Se precisar parar para ir ao banheiro, vai ter problemas. Se tiver algum problema no carro, vai ficar em perigo até alguém ir lhe ajudar. Por tudo isso, não vale o risco.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou para Angra dos Reis pelo Arco Metropolitano? Gostou? Achou seguro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 31, 2018 8:34 am
Uso muito o Arco Metropolitano, mas SEMPRE sozinho e a serviço, porque realmente é muito mais rápido e tranquilo dirigir ali... embora dê um sono danado, tal a monotonia da pista, quase toda em retas...
Mas... é um local que não é seguro... e, nunca tive coragem de passar por ali depois das 17 horas...
Se estiver com família, nem pensar de passar por ali..... neste caso acho a Av. Brasil, menos insegura...
Seguras mesmo.. só as pistas de Miami e Orlando... ;)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 31, 2018 12:18 pm
Fui e voltei do Portobello pelo Arco Metropolitano. Realmente é vazio e dá para manter a velocidade limite de 100km/h a maior parte do tempo.

Parece que ele foi projetado para trafegarem 30.000 veículos por dia, mas recebe a metade disso.

Não vi nenhum policiamento na volta. Na ida, não lembro. E 2 dias antes de eu voltar o exército e a PRF fizeram uma operação ali.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 31, 2018 12:26 pm
Citando FDV...

"Notei muitos postes caídos e alguns pareceram ser de radar de velocidade, mas não tenho certeza"

São os postes com baterias de no-break e painel solar, que alimentam as luminárias da pista..
Foram "plantadas" pela construtora... talvez para evitar que se furtassem fios de cobre (energização convencional), ou para dar um upgrade no orçamento da obra...
Agora, a bandidagem tá fazendo a "colheita"...
Já os postes com radares, estes têm sido usados como tiro ao alvo...
Uma pena que esta rodovia esteja abandonada... talvez estejam criando o problema para virem com a solução, que todos sabemos qual é: p e d á g i o.....

imovitz Mensagens: 358
Qui Fev 01, 2018 5:39 am
Ter que escolher entre Av Brasil e Arco Metropolitano é uma loteria muito grande, não tem jeito.
Como moro no Flamengo, ir pela TransOlimpica aumenta muito o meu trajeto.. acaba sendo contramão.
Quando vou durante o dia, dou preferência para o ArcoJá , justamente para fugir do transito e das obras da Brasil...à noite, rezo e vou pela Brasil mesmo...
Só fui à noite pelo Arco uma vez há uns 2 ou 3 anos e não sei se repetiria a experiência... vazia demais e não vi sequer um carro de policia.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Fev 02, 2018 9:58 am
Eu sou fã do Arco Metropolitano! Já viajei várias vezes por ele!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 07, 2018 7:24 pm
Eu acho furada! Perigoso e sem pontos de apoio. Hoje vim pela Avenida Brasil e depois BR-101. Vim com a Paraty Tours e o motorista disse que nunca vai pelo Arco Metropolitano.

imovitz Mensagens: 358
Qui Jun 07, 2018 8:26 pm
Bom... se ele faz esse trajeto todos os dias e nunca vai pelo Arco... é realmente um sinal de que é furada....

viniciuslb90 Mensagens: 24
Ter Nov 05, 2019 10:27 am
Me aventurei uma vez a noite indo a cabo frio... Foi até tranquilo porem a estrada estava vazia e foi uma tensão pois a sensação é de que a estrada nunca termina.
Eu não arrisco mais a noite, algumas histórias de amigos que conhecem alguém que já foi assaltado nessa estrada me deixam com receio de passar por ela novamente





Booking.com

Voltar para “Angra dos Reis”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio