Citroën C4 Picasso

Conheça os carros que já alugamos.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 29, 2017 9:13 am
Imagem

Eu adoro viajar, desde antes do Falando de Viagem existir. A viagem pode ser de carro, avião, trem ou helicóptero. O importante é não ficar parado e ter alma de viajante, em busca dos mais incríveis destinos ao redor do mundo. Uma das viagens que mais gosto de fazer, seja no Brasil ou no exterior, são as viagens de carro. A liberdade que o meio de transporte proporciona é total e por dezenas de vezes me surpreendi com locais que jamais conheceria com outro meio de transporte.

Como moro no Rio de Janeiro, adoro fazer viagens curtas para a Região dos Lagos ou para a Região Serrana. Búzios, por exemplo, é um destino para qual eu viajo todos os anos. Algumas vezes, mais de uma vez ao ano, pois é pertinho. Eu costumo chamar de pequeno paraíso. E para ir para lá nada melhor do que um carro.

Na minha última viagem fui com o C4 Picasso, fabricado pela Citroën. Além de ser apaixonado por viagens, também sou apaixonado por carros, e uma das minhas alegrias é experimentar modelos novos nas viagens. Sempre que eu viajo aos EUA, por exemplo, fico ansioso para saber qual modelo a locadora vai me oferecer.

O C4 Picasso tem duas silhuetas, ambas disponíveis nas versões Seduction e Intensive:
- De 5 lugares;
- De 7 lugares, chamado Grand C4 Picasso.

Ambos são perfeitos para uma viagem de carro e ao longo desse texto irei citar o que mais gostei. Para começar, o que me chamou primeiramente a atenção é o seu design renovado, com rodas de liga de 17'' diamantadas com 5 raios MAMBA. Beleza é fundamental, né? Por mais tecnológico que o carro seja, para mim o seu design é fundamental. Já deixei de alugar/comprar carro por não ter gostado do design.

Seu motor Turbo THP 165 é conjugado com uma nova caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas e potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm. O torque máximo, de 240 Nm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm, garantindo retomadas vigorosas e tornando o carro ágil, seguro e muito agradável de dirigir, tanto na estrada quanto no trânsito urbano.

O Citroën C4 Picasso tem preço sugerido a partir de R$ 121.400,00 e o Citroën Grand C4 Picasso a partir de R$ 131.400,00.

Veja algumas fotos externas do carro:

Imagem

Imagem

Imagem

É em seu interior que estão seus maiores destaques. Para começar, o modelo está equipado com Apple Car Play, Android Auto e sistema GPS 3D. No meu caso, uso iPhone, e fiquei impressionado com a facilidade. Basicamente liguei o cabo USB (para a bateria não acabar) e imediatamente já conseguia escutar as músicas no Deezer, além do telefone estar sincronizado para chamadas de voz. Também é possível usar o Bluetooth, mas como sempre preciso de bateria, acabo preferindo o cabo.

Praticidade e facilidades são o destaque do carro. Como há sensores no carro inteiro, além de câmera frontal e traseira, dá para dizer que ele quase dirige sozinho. Alguns destaques da direção inteligente são:

- RECONHECIMENTO DE PLACAS DE VELOCIDADE: o sistema reconhece as placas de limite de velocidade e fornece esta informação ao motorista por meio do painel de instrumentos. Esta velocidade pode ser registrada como ponto de ajuste no Regulador/Limitador de velocidade.

- ALERTA DE ATENÇÃO DO MOTORISTA: este sistema manda um alerta, assim que detecta o primeiro ziguezague, com uma mensagem visual do tipo "esteja vigilante" (associada a um sinal sonoro).

- ALERTA E CORREÇÃO DE DESVIO INVOLUNTÁRIO DE FAIXA: este sistema é uma ajuda para lutar contra a sonolência ou um simples momento de desatenção ao volante a partir de 65 km/h. Com a ajuda de uma câmera na parte superior do para-brisa – que permite identificar as linhas de marcação no solo -, o sistema corrige a trajetória do veículo alertando o motorista assim que ele detecta um risco de ultrapassagem involuntária de faixa sem ativar as luzes indicadoras de direção. Se o motorista desejar manter a trajetória de seu veículo, ele pode impedir a correção segurando o volante com firmeza.

- SISTEMA ATIVO DE PONTO CEGO: aciona um alerta visual nos retrovisores quando detecta outro veículo no ponto cego (à esquerda ou à direita). Quando o sistema é ativado, ele corrige a trajetória à medida que o condutor se aproxima do veículo detectado.

- COMUTAÇÃO AUTOMÁTICA DE FARÓIS ALTO/BAIXO: sensor responsável pela comutação dos faróis alto/baixo em função do trânsito, não ofuscando a visão de motoristas no sentido contrário.

Às vezes, mesmo quando não estou cansado, acabo me distraindo ao volante. Isso aconteceu durante a minha viagem e é impressionante como o C4 Picasso corrigiu imediatamente. Uma vez, quando eu realmente estava um pouco desatento, ele corrigiu o trajeto e deu um alerta sonoro de atenção.

Outra função interessante, e que todo mundo vai adorar, é o Park Assist. Ele auxilia o motorista na procura por uma vaga para estacionar e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que administrar a aceleração e a frenagem. Não é o sonho de qualquer motorista? Que atire a primeira pedra quem nunca se enrolou com uma baliza!

Quero destacar também o Banco Relax, composto de apoios de cabeça relax que envolvem motorista e passageiro, de um assento de passageiro relax semielétrico com conforto estendido (veja o vídeo) e assentos do motorista e do passageiro com massageadores e aquecimento (bom no inverno).

Outro destaque (que meu filho adorou) são as mesinhas, no estilo mesa de avião. Elas são equipadas com luzes individuais, então dá para usar de apoio para brincar, no caso das crianças, ou ler um livro, no caso dos adultos.

Veja algumas fotos internas do carro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O porta-malas permite 537 litros, que é um espaço bem considerável. Na minha viagem, éramos 5 pessoas no carro, cada uma com uma mala de mão, além de bolsas e mochilas. Tudo coube perfeitamente no porta-malas.

Imagem

Veja mais detalhes do carro no vídeo abaixo:



Resumo da viagem: adorei o carro! Provavelmente nesse texto não falei de tudo, pois senão ficaria enorme, diante de tantas funções disponíveis. Se você se interessou, e quer saber mais, vale a pena acessar o site, onde há muitas informações, fotos e vídeos.

E você, já dirigiu o C4 Picasso? Gostou do design? E do desempenho? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Out 29, 2017 4:50 pm
Lindo o carro e quanta tecnologia! Mas adorei mesmo o banco relax! rs

soares Mensagens: 504
Seg Out 30, 2017 10:09 am
além do design, também verifico a relação peso/potência (quilos/cavalos), que considero ideal o índice máximo de 10 como resultado da divisão para não deixar o carro muito lerdo, principalmente em ultrapassagens.
Ex: carro com 1.400 quilos deverá ter no mínimo 140 cv. de potência.

Avatar do usuário
ap0lo Mensagens: 582
Seg Out 30, 2017 5:17 pm
Lindo esse C4, carrão mesmo!
soares escreveu:além do design, também verifico a relação peso/potência (quilos/cavalos), que considero ideal o índice máximo de 10 como resultado da divisão para não deixar o carro muito lerdo, principalmente em ultrapassagens.
Ex: carro com 1.400 quilos deverá ter no mínimo 140 cv. de potência.
Cara, isso é algo que aprendi a duras penas.

Eu tinha um Nissan March 1.6S 11/12, e com três anos de vida troquei por um C3 1.5 Tendance 14/15.

Eu amava esse March, especialmente porque ele era MUITO leve e MUITO potente. Era uma bala, e o consumo ficava na faixa dos 12 km/l na cidade, com ar ligado.

Caí na besteira de comprar esse C3 sem fazer test drive. Primeiro porque minha mulher estava comigo, e ela amou o para-brisa que vai até o infinito kkkk
Segundo porque eles avaliaram o March uns 4 mil reais a mais do que a segunda melhor avaliação que tive.

Aí eu sou até hoje insatisfeito com o C3. Porque apesar de maior, mais bonito e mais confortável, ele não é potente. Pensei que não ia notar muita diferença de um 1.6 pra um 1.5, mas nem sabia que existia isso de cv hahaha

Resultado, o carro anda pouco, e quando consigo fazer 9 km/l com um tanque é uma vitória.

Desencanei.

E pra completar, eu queria branco e fui voto vencido. Pegamos preto, com todos os aspectos negativos que tem, porque era “mais bonito”.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 30, 2017 5:34 pm
soares,

O carro é bem ágil. Gostei bastante! Estou acostumado com SUV's, então deu para notar bem a diferença.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Out 31, 2017 8:36 am
Carro lindo. Deve ser uma delícia fazer uma viagem com ele.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Out 31, 2017 3:03 pm
Quanta tecnologia... por isso muitos dizem que em breve ninguém mais vai dirigir os carros, né? Será tudo automático e sem acidentes (trânsito mais gentil???).

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qua Nov 01, 2017 2:59 am
O carro foi alugado ou é particular?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Nov 01, 2017 1:15 pm
FDV:
Reportagem incompleta, pois não informou se quando o carro der (se der, né ??) defeito, é pra levar numa oficina mecânica ou numa loja de conserto de eletrônicos ??? :lol: :lol: :lol:





Booking.com

Voltar para “Carros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio