
Pense em uma cidade encantadora, com muitas atrações turísticas, estações do ano bem definidas, uma fusão do moderno e clássico, onde come-se muito bem e há ruas e praças ótimas para se caminhar por aí. Isso é Buenos Aires! Um destino muito plural e o melhor: a poucas horas de casa. Uma viagem à capital argentina é muito democrática, pois há passeios que agradam a todos e é possível encontrar preços bastante atrativos. Buenos Aires é um destino interessantíssimo. Por isso, selecionamos 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez na cidade portenha.
Pesquise aqui as melhores opções de hospedagem em Buenos Aires.
1) Tirar fotos em El Caminito
As ruelas mais charmosas de Buenos Aires ficam no bairro La Boca, o mesmo do estádio de futebol do La Bombonera, do Boca Juniors. As casinhas coloridas compõem o cenário mais fotogênico da cidade! O local é uma graça e fica lotado de turistas tanto no verão, como no inverno. Por lá, também há pequenas lojas de artesanato local e restaurantes casuais. Todo tipo de comércio na região é bem "pega turista", então é preciso ficar de olho, mas o passeio pelo Caminito é totalmente gratuito e imperdível!
Leia também: Caminito | Um passeio divertido e colorido em Buenos Aires
2) Almoçar em Puerto Madero
Come-se muitíssimo bem em Buenos Aires. Há restaurantes excelentes espalhados por toda a cidade. Porém, com a revitalização do porto, a região recebeu diversos dos maiores e mais renomados restaurantes da cidade. Reserve uma tarde da sua viagem para almoçar em um deles e depois passear pela região portuária, que possui a universidade de Buenos Aires, o trilho do trem e uma espécie de calçadão com vista privilegiada para a Puente de la Mujer, que se tornou um emblema arquitetônico do bairro.
Leia também: Puerto Madero | A linda região totalmente revitalizada
3) Bater perna em Palermo e Recoleta
Em qualquer lugar do mundo, o melhor jeito de conhecer um destino é batendo perna por aí. Em Buenos Aires, há duas regiões perfeitas para esses passeios: os bairros de Palermo e Recoleta. Ambos são bastante diferentes, porém cada um com seus aspectos interessantes. Palermo é a área mais jovem e cool da cidade. Lá, você encontra as lojas, brechós, restaurantes, bares e boates mais descoladas da cidade. Já Recoleta, é um bairro clássico e refinado. Por ele, há muitas belas praças, avenidas largas e alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o monumento Floralis Generica, Jardim Japonês, Cemitério da Recoleta, e muitos outros. Se citássemos tudo que é possível explorar em ambos os bairros, essa lista se tornaria "50 coisas para se fazer em Buenos Aires"!
Leia também:
- Jardim Japonês de Buenos Aires
- Floralis Generica: uma belíssima escultura metálica em Buenos Aires
4) Apreciar arte no MALBA
O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires é parada obrigatória para qualquer visitante, principalmente para nós, latinos. O museu é um dos mais incríveis de todo o continente. Seu acervo conta com nada menos que Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, além de obras de Frida Kahlo, Candido Portinari e muitos outros artistas. É de enlouquecer qualquer um! Além das exposições fixas, também sempre há mostras temporárias. Então, recomendamos ir ao MALBA toda vez que você for à Buenos Aires, porque nunca cansa. A lojinha do museu também é imperdível. Você não pode deixar de ir!
5) Ir à Feira de San Telmo
Se você for passar um domingo em Buenos Aires, o melhor programa a se fazer é ir até a Feira de San Telmo, que é o maior sucesso na cidade desde os anos 70. O evento é uma enorme feira, que, no início, era exclusiva de artigos de antiguidade. Hoje, é vendido de tudo um pouco por causa da quantidade de turistas que lá frequentam. O bairro de San Telmo não é uma região muito boa da cidade. Recomendamos que você vá de táxi ou Uber e pare bem em frente à feira e fique só pelas ruas movimentadas. No meio do burburinho, também há o simpático monumento da Mafalda para você tirar uma foto. É um daqueles passeios bem típicos e imperdíveis!
Leia também: Feira de San Telmo | Antiquários e galerias de arte em Buenos Aires
6) Passear no Rosedal
Buenos Aires tem muitas praças lindas, amplas e com bastante verde. Mas o Rosedal se destaca. São mais de cem espécies de rosas e outras plantas, além de outros belíssimos ambientes, como o lago, o pátio andaluz e o anfiteatro. Nos finais de semana, muitos turistas e locais lotam a área para praticar esportes, fazer piqueniques e passear. É comum dividir o espaço com os gansos que habitam o lago, que circulam no meio das pessoas casualmente. É claro que esse passeio tem a cara de meses quentes, mas não se engane, pois até no frio o Rosedal costuma ser muito bem movimentado.
7) Assistir a um espetáculo no Teatro Colón
Buenos Aires é casa de um dos mais importantes teatros do mundo. O Teatro Colón é considerado o símbolo da cultura da capital argentina. Você pode conhece-lo em uma visita guiada ou ao assistir um espetáculo. Todos os dias há peças, óperas, shows e muito mais no Colón. Sugerimos que você reserve uma noite da sua estadia na cidade para assistir uma performance que te interesse. É um programa incrível e muito rico culturalmente.
8) Fazer compras na Galerías Pacífico
A Argentina, definitivamente, não é o melhor lugar para se fazer compras. Mas se você não abre mão de mimos em uma viagem, a Galerías Pacífico é o lugar para se estar. A construção do shopping é interessante, pois ele possui características de uma basílica: o teto com pinturas clássicas, chafariz no centro, pilastras, etc. A Galerías também é muito procurada por seus restaurantes e casas de câmbio. Ela está localizada na Calle Florida, a rua mais movimentada e turística de Buenos Aires. Apesar do shopping ser mais refinado, do lado de fora, é melhor segurar a sua bolsa. Na rua também há várias lojas de marcas famosas, como Nike e Adidas, mas a experiência de caminhar por ela é bem desagradável. Ir direto à Galerias Pacífico é a melhor opção.
Leia também: Galerías Pacífico | O shopping mais bonito de Buenos Aires
9) Conhecer a Casa Rosada
A clássica Casa Rosada nada mais é que a sede da presidência da república argentina. Você pode visitar o anterior desse emblemático edifício ou apenas ir até praça onde ele está localizado para tirar uma foto. Atenção: se você deseja realizar o tour guiado, é preciso fazer uma reserva com no máximo 15 dias de antecedência no site. Como a Casa Rosada é o local de maior carga política de Buenos Aires, é comum que seus arredores sejam ocupados por manifestantes, faixas de protesto, performances, etc.
Leia também: Casa Rosada | A sede do poder em Buenos Aires
10) Ler na livraria El Ateneo
O Ateneo é um dos ícones arquitetônicos de Buenos Aires. O local é o antigo Teatro Gran Splendid, onde muitos grandes nomes do tango se apresentaram. Nos anos 2000, o teatro foi transformado em uma livraria, mantendo a estrutura original do prédio, inclusive o palco, camarins e cortina vermelha. Ou seja: o Ateneo parece um mundo paralelo, onde você pode explorar três andares de muitos livros em uma estrutura deslumbrante. É impressionante e diferente de tudo que você já viu na vida. Vale muito a pena ir à livraria El Ateneo, seja para comprar ou apenas ler um livro.
Leia também: Uma agradável tarde na livraria El Ateneo
Você pode passar dez dias ou apenas um feriado prolongado em Buenos Aires, que você voltará para casa com vontade de "quero mais". Por isso, muitos brasileiros visitam a capital argentina diversas vezes sem cansar. Sempre há o que fazer por lá, e a cada viagem, a experiência é diferente. É um destino excelente para todos: casais, famílias, jovens e senhores. E a proximidade ao Brasil torna essas férias dos sonhos ainda mais possível!
Grupo de WhatsApp sobre Buenos Aires
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp.
Ao entrar no grupo você vai receber:
- PDF com guia de matérias do Falando de Viagem e Revista Viajar;
- PDF com dicas gerais da Tallutah do Check-in Buenos Aires;
- PDF com dicas gerais da Class Turismo.
E se fechar a sua viagem, independentemente de ser com nossos parceiros, poderá retirar em Buenos Aires:
- Chip de celular;
- Adaptador de tomada;
- Caneta para checar se as notas são verdadeiras;
- Delivery de câmbio no hotel gratuitamente.
Você terá acesso direto ao time do Check-in Buenos Aires e Class Turismo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem. Todas estão baseadas em Buenos Aires e sabem tudo do destino e o melhor de tudo, em português!
Preço: R$ 99,90. É pagamento é único e pode ser feito via cartão de crédito ou Pix.
Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/BuenosAires
Boa viagem!
Texto: Manoela Caldas.
E você, conhece Buenos Aires? Quais passeios fez? Faltou algum na lista? Conte para nós a sua experiência!