Logo de início precisamos alertar que um final de semana em Buenos Aires é muito pouco tempo na cidade. O tempo mínimo que recomendamos são 5 dias, principalmente se for a sua primeira vez, pois é o ideal para percorrer as principais atrações, conhecer restaurantes e curtir os bairros. Porém, mesmo chegando na sexta-feira e indo embora no domingo, ainda é possível ter uma viagem inesquecível, desde que se faça um bom planejamento, priorize aquilo que mais lhe agrada e tenha disposição para andar. Vamos sugerir um roteiro básico contemplando locais tradicionais e outros menos convencionais.
Assim que chegar, troque alguns reais no aeroporto, pois ter dinheiro vivo é essencial na cidade e ainda economiza os 6,38% do IOF. Alguns lugares aceitam reais, mas a cotação não é das melhores. Algumas semanas antes da viagem, reserve os restaurantes que pretende conhecer. Os locais mais disputados possuem longas filas de espera.
O serviço da Uber é mais barato do que o táxi, mas ainda existe atrito com os taxistas, por isso a recomendação que tivemos foi de sentar no banco da frente para evitar problemas.
A hospedagem em Buenos Aires depende muito do seu objetivo e orçamento. Se você já conhece a cidade e quer focar em um determinado bairro ou área, então tente se hospedar no local do seu interesse, como Palermo, Recoleta, Centro e etc, pois assim irá economizar tempo e dinheiro. Se a intenção é ir a regiões diferentes, o mais indicado é se hospedar em um hotel com localização central. Neste caso, apesar do Centro ter acesso fácil a vários bairros, não é uma região agradável para se andar, principalmente à noite. Nossa dica é ficar no bairro Recoleta, que é super agradável e com fácil acesso a toda a cidade, ou em Palermo, que é uma área jovem e descolada.
Se possível, opte por voos que cheguem o mais cedo possível a Buenos Aires, pois assim conseguirá aproveitar o período da tarde. Ao chegar no aeroporto já troque alguns reais por pesos. Após deixar as malas no hotel, programe um passeio pelo bairro da Recoleta, visitando o cemitério, a Floralis Generica, Faculdade de Direito, Buenos Aires Design (shopping de decoração) e Igreja do Pilar.
Recomendamos o jantar em Palermo, que possui muitas opções de qualidade. Uma opção interessante é o famoso The Argentine Experience, que tem uma proposta interessante, onde se mescla aulas de culinária, jantar, interação com outros viajantes e aprendizado sobre a cultura argentina.
Os preços dessa jornada gastronômica são um pouco elevados, girando em torno de 100 dólares, por isso indicamos para pessoas que queiram uma refeição animada, com muita conversa e brincadeiras. Se este não for o seu caso, tente restaurantes tradicionais. Para quem está visitando a cidade pela primeira vez, melhor investir em um dos restaurantes clássicos, como Don Julio, La Cabrera, La Carniceria, dentre outros.
Pela manhã, uma opção é fazer um Street Art Tour, para conhecer alguns dos lindos painéis e murais da cidade, pintados por artistas locais e estrangeiros. Esse passeio pode ser feito de forma independente, mas será muito mais proveitoso caso se contrate o tour com a BA Streetart, que irá não apenas levá-lo aos locais que dificilmente se encontraria por conta própria, como também explicar sobre cada obra, sua origem, artista e momento político que a influenciou. Um dos bairros mais visitados é o de Barracas, um pouco mais afastado, mas que possui painéis simplesmente magníficos.
Durante a tarde, nada melhor do que um passeio pelo centro da cidade e algumas atrações, como Plaza de Mayo, Casa Rosada, Rua Florida, Café Tortoni, Galerias Pacífico e etc. Apenas fique atento com bolsas e carteiras, pois é uma área muito movimentada, e pequenos furtos podem acontecer.
Durante a noite, volte novamente para Palermo e dedique um tempo maior explorando o bairro, suas lojas e sua vibração. Aproveite para jantar novamente pelo bairro, ou se quiser uma experiência diferente, pegue um Uber até o bairro Belgrano e conheça o El Pobre Luis.
Dia 3 - Domingo
Último dia, mas se o voo for à tarde, ainda será possível aproveitar bastante. Acorde cedo e vá para o Caminito, lugar clássico, que fica bem mais tranquilo de manhã. Em seguida, visite a Feira de San Telmo, repleta de artigos de antiquário, lembrancinhas, roupas, artesanato, e muito mais, que começa a funcionar às 10:00 e só abre aos domingos.
A feira começa na Praça Dorrego e se estende por toda a Avenida Defensa, terminando na Plaza de Mayo, onde está localizado a Casa Rosada.
Aproveite para passar pelo Puerto Madero, cujas vias de acesso estão passando por obras, mas a área central, com restaurantes, continua linda como sempre.
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.
Um final de semana em Buenos Aires é um tempo insuficiente para conhecer a cidade com calma, mas mesmo assim permite explorar algumas de suas atrações mais famosas e ter ótimas experiências gastronômicas. Para quem quer fugir da correria do dia a dia, mas não dispõe muito tempo para isso, Buenos Aires, com sua grande oferta de voos diretos e seus preços ainda convidativos, pode ser a aposta ideal.
Boa viagem!
Texto e foto: Hugo Medeiros.
E você, conhece Buenos Aires? Quanto tempo ficou na cidade? Gostou? O que recomenda? Conte para nós sua experiência.
Um final de semana é pouco tempo, mas dá para conhecer bastante coisa. Faz algum tempo que não viajo para Buenos Aires. Atualmente, quero conhecer Mendoza.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sáb Jun 06, 2020 9:37 am
AjudanteMensagens: 17834
15 matérias que irão lhe ajudar na sua viagem para Buenos Aires