Estava com dólares americanos, pois já tinha em casa, então não levei reais. Fui fazer câmbio em um grande shopping da cidade e a fila estava enorme. Devia ter umas 30 pessoas na fila e a maioria parecia morador e não turista. Entrei na fila e fui abordado por uma senhora, perguntando se eu queria fazer câmbio com ela. Meu sinal de alerta ligou na hora, mas deixei o papo fluir.
Ela comentou que precisava comprar dólares americanos para a filha e perguntou se eu tinha para trocar. Disse que sim. Ela disse que pagaria uma cotação melhor do que a da casa de câmbio e me mostrou o recibo de compra de US$100, que havia realizado há pouco. Sua reclamação era em relação ao limite imposto pelo governo, que não a permitia comprar mais.
Decidi fazer o câmbio. Sentamos e ela me deu o dinheiro. Não tenho experiência para detectar se o dinheiro era verdadeiro ou falso. Não queria cair em um golpe. Do lado da casa de câmbio havia uma grande loja de esportes, e disse a senhora que queria ir à loja para checar se as notas eram verdadeiras. Ela topou e fomos até o caixa, onde o funcionário conferiu nota por nota, atestando que eram realmente verdadeiras. Os caixas estão acostumados, então julguei ser um lugar seguro para ter a certeza. Quando dei os dólares americanos, a senhora quis que o caixa conferisse também, mas foi mais em tom de brincadeira do que de medo.
Resultado: fiz o câmbio sem enfrentar filas e ainda com uma cotação bem melhor do que a da casa de câmbio. Fiquei receoso no início, pois golpes em Buenos Aires são comuns, e muitas vezes são realizados por pessoas que não levantam suspeitas, como uma idosa que quer ajudar a filha.