Estava com dólares americanos, pois já tinha em casa, então não levei reais. Fui fazer câmbio em um grande shopping da cidade e a fila estava enorme. Devia ter umas 30 pessoas na fila e a maioria parecia morador e não turista. Entrei na fila e fui abordado por uma senhora, perguntando se eu queria fazer câmbio com ela. Meu sinal de alerta ligou na hora, mas deixei o papo fluir.
Ela comentou que precisava comprar dólares americanos para a filha e perguntou se eu tinha para trocar. Disse que sim. Ela disse que pagaria uma cotação melhor do que a da casa de câmbio e me mostrou o recibo de compra de US$100, que havia realizado há pouco. Sua reclamação era em relação ao limite imposto pelo governo, que não a permitia comprar mais.
Decidi fazer o câmbio. Sentamos e ela me deu o dinheiro. Não tenho experiência para detectar se o dinheiro era verdadeiro ou falso. Não queria cair em um golpe. Do lado da casa de câmbio havia uma grande loja de esportes, e disse a senhora que queria ir à loja para checar se as notas eram verdadeiras. Ela topou e fomos até o caixa, onde o funcionário conferiu nota por nota, atestando que eram realmente verdadeiras. Os caixas estão acostumados, então julguei ser um lugar seguro para ter a certeza. Quando dei os dólares americanos, a senhora quis que o caixa conferisse também, mas foi mais em tom de brincadeira do que de medo.
Resultado: fiz o câmbio sem enfrentar filas e ainda com uma cotação bem melhor do que a da casa de câmbio. Fiquei receoso no início, pois golpes em Buenos Aires são comuns, e muitas vezes são realizados por pessoas que não levantam suspeitas, como uma idosa que quer ajudar a filha.
Ressalto que fazer câmbio na rua, principalmente na Calle Florida, pode ser arriscado. A melhor maneira de você trocar reais por pesos argentinos é através da empresa Class Receptivo, que além de oferecer transporte de/para o aeroporto e passeios pela cidade, também oferece o câmbio com total segurança - e você ainda ganha de brinde uma caneta para detectar que as notas são verdadeiras.
Boa viagem!
E você, já fez câmbio paralelo em Buenos Aires? A cotação foi boa? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sex Fev 07, 2020 3:35 pm
rgrionMensagens: 56
Meio tenso isso. Vou para Buenos Aires em Abril e, como de costume, vou levar só os cartões de crédito e sacar em pesos. Mesmo que o custo seja um pouco mais alto, acho que ainda assim compensa os perrengues de ir numa casa de câmbio ou pegar uma nota falsa no câmbio paralelo.
Publicado: Sex Fev 07, 2020 5:48 pm
GabrielDiasMensagens: 41036
É, fiquei um pouco tenso, mas indo à loja não teria como ser enganado. E, se as notas fossem falsas, imagino que ela mesmo não ia topar ir fazer a checagem. Para mim, a maior vontade foi economizar 20/30 minutos de fila.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sex Fev 07, 2020 8:24 pm
jpaulo604Mensagens: 47
A Argentina, como sempre trabalhando para repetir 8-10 vezes os mesmos erros do passado. Não à toa, é talvez o único país do mundo que piora de maneira constante há quase 100 anos.
Assim, como nós tivemos o câmbio negro aqui no Brasil até os 80/90, na Argentina esse câmbio tem nome parecido: dólar blue.
Oh, nunca ouvi falar de tal política de governo livre. O método bastante interessante, mas extremamente desconfortável para os habitantes do estado, se julgar pela sua história. No caso se precisar de dólares para alguma coisa, só poderá arranjá-los de maneira ilegal.