Câmbio paralelo de dólar americano em Buenos Aires

Troca de informações sobre Buenos Aires.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 07, 2020 5:18 am
Imagem

O Banco Central da Argentina determinou em outubro de 2019 que o limite de compra de US$200 por mês para argentinos através de contas bancárias e de US$100 por mês para a aquisição em dinheiro, em uma tentativa de evitar que suas reservas internacionais continuem caindo. Quando estive em Buenos Aires, em dezembro de 2019, aconteceu algo curioso por causa dessa determinação.

Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Buenos Aires

Estava com dólares americanos, pois já tinha em casa, então não levei reais. Fui fazer câmbio em um grande shopping da cidade e a fila estava enorme. Devia ter umas 30 pessoas na fila e a maioria parecia morador e não turista. Entrei na fila e fui abordado por uma senhora, perguntando se eu queria fazer câmbio com ela. Meu sinal de alerta ligou na hora, mas deixei o papo fluir.

Ela comentou que precisava comprar dólares americanos para a filha e perguntou se eu tinha para trocar. Disse que sim. Ela disse que pagaria uma cotação melhor do que a da casa de câmbio e me mostrou o recibo de compra de US$100, que havia realizado há pouco. Sua reclamação era em relação ao limite imposto pelo governo, que não a permitia comprar mais.

Decidi fazer o câmbio. Sentamos e ela me deu o dinheiro. Não tenho experiência para detectar se o dinheiro era verdadeiro ou falso. Não queria cair em um golpe. Do lado da casa de câmbio havia uma grande loja de esportes, e disse a senhora que queria ir à loja para checar se as notas eram verdadeiras. Ela topou e fomos até o caixa, onde o funcionário conferiu nota por nota, atestando que eram realmente verdadeiras. Os caixas estão acostumados, então julguei ser um lugar seguro para ter a certeza. Quando dei os dólares americanos, a senhora quis que o caixa conferisse também, mas foi mais em tom de brincadeira do que de medo.

Leia também: Qual a diferença entre câmbio comercial, turismo e paralelo?

Resultado: fiz o câmbio sem enfrentar filas e ainda com uma cotação bem melhor do que a da casa de câmbio. Fiquei receoso no início, pois golpes em Buenos Aires são comuns, e muitas vezes são realizados por pessoas que não levantam suspeitas, como uma idosa que quer ajudar a filha.

Ressalto que fazer câmbio na rua, principalmente na Calle Florida, pode ser arriscado. A melhor maneira de você trocar reais por pesos argentinos é através da empresa Class Receptivo, que além de oferecer transporte de/para o aeroporto e passeios pela cidade, também oferece o câmbio com total segurança - e você ainda ganha de brinde uma caneta para detectar que as notas são verdadeiras.

Boa viagem!

E você, já fez câmbio paralelo em Buenos Aires? A cotação foi boa? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

rgrion Mensagens: 63
Sex Fev 07, 2020 3:35 pm
Meio tenso isso. Vou para Buenos Aires em Abril e, como de costume, vou levar só os cartões de crédito e sacar em pesos. Mesmo que o custo seja um pouco mais alto, acho que ainda assim compensa os perrengues de ir numa casa de câmbio ou pegar uma nota falsa no câmbio paralelo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 07, 2020 5:48 pm
É, fiquei um pouco tenso, mas indo à loja não teria como ser enganado. E, se as notas fossem falsas, imagino que ela mesmo não ia topar ir fazer a checagem. Para mim, a maior vontade foi economizar 20/30 minutos de fila.

jpaulo604 Mensagens: 52
Sex Fev 07, 2020 8:24 pm
A Argentina, como sempre trabalhando para repetir 8-10 vezes os mesmos erros do passado. Não à toa, é talvez o único país do mundo que piora de maneira constante há quase 100 anos.

Assim, como nós tivemos o câmbio negro aqui no Brasil até os 80/90, na Argentina esse câmbio tem nome parecido: dólar blue.

Vários sites dão a cotação, por exemplo: https://www.preciodolarblue.com.ar/" onclick="window.open(this.href);return false;

JP

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Fev 08, 2020 7:45 pm
Atualmente para ir a Argentina, melhor que dolares, eh levar bitcoin. Existe um agio de 30% em media.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Fev 11, 2020 4:51 am
Criptomoeda eh o futuro, Gabriel.

TookyTooker Mensagens: 8
Dom Nov 01, 2020 4:37 pm
A história da bitcoin é muito interessante.

HardissonHard Mensagens: 1
Seg Nov 02, 2020 5:17 pm
Oh, nunca ouvi falar de tal política de governo livre. O método bastante interessante, mas extremamente desconfortável para os habitantes do estado, se julgar pela sua história. No caso se precisar de dólares para alguma coisa, só poderá arranjá-los de maneira ilegal.





Booking.com

Voltar para “Buenos Aires”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio