Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: Ravióli de abóbora em Buenos Aires: você já experimentou?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Set 21, 2017 12:22 pm 
Mensagens: 110
Ravióli de abóbora em Buenos Aires: você já experimentou?

Imagem

Associa-se a culinária argentina automaticamente com a carne bovina, o clássico bife de chorizo com o molho chimichurri. E, apesar desse prato merecer a fama que possui, a minha refeição favorita para se fazer na Argentina tem como inesperado protagonista um prato italiano: o ravioli de abóbora - ou sorrentinos de calabaza, em espanhol.

Ainda não consegui desvendar o porquê do ravióli de abóbora, e pratos com abóbora em geral, como quiches e muffins, serem tão comuns na Argentina, o que não acontece tanto no Brasil. Em Buenos Aires, especificamente, abóbora compõe o cardápio de restaurantes de todos os estilos gastronômicos e preços.

Leia também: Roteiro cultural e gastronômico em Buenos Aires

Após duas viagens à capital argentina, o ravioli de abóbora se tornou uma das minhas comidas favoritas. A massa geralmente é servida com molho de queijo brie ou gorgonzola. Dessa forma, o adocicado da abóbora 'quebra' o gosto forte do queijo, criando um terceiro sabor único e delicioso, resultante dessa mistura.

É um prato diferente e muito gostoso. Na minha opinião, deveria ser tão procurado pelos turistas como as carnes nobres. Na minha última ida à Buenos Aires, em julho, comi ravióli de abóbora em três restaurantes, que tinham propostas diferentes, mas todas com um resultado muito gostoso.

LA DORITA

Humboldt 1892, Palermo Hollywood, Buenos Aires.
Faixa de preço: $$.

O restaurante serve a comida porteña tradicional, e ''sem enrolações'', como eles mesmos se descrevem. O ambiente é decorado com luzes coloridas, bandeirinhas no teto e objetos tipicamente argentinos, resultando em uma poluição visual proposital e divertida.

Como a autodescrição já sugere, os pratos servidos no La Dorita são clássicos simples. O ravióli de abóbora pode ser servido com molho de tomate ou de gorgonzola, e eu escolhi a segunda opção. A receita é básica, saborosa e agrada qualquer paladar. É uma ótima pedida para quem quer experimentar o prato pela primeira vez. O ravióli custa 120 pesos argentinos (o equivalente a R$22,00 com a cotação a 0,18).

MERIDIANO 58

Jorge Luis Borges 1689, Palermo Soho, Buenos Aires.
Faixa de preço: $$$.

O resto-bar define seu cardápio como uma 'cozinha argentina contemporânea com fusão latino-americana'. Com dois andares e decoração moderna, também é muito procurado em happy hours e finais de semana para drinks a noite, como uma opção mais sofisticada que os outros bares da região do Palermo Soho.

O ravióli de abóbora no Merdiano 58 é servido com molho de queijo brie, lascas de prosciutto e alho poró. Os vegetarianos podem pedir sem a carne. Na minha opinião, tirar o presunto deixa o prato ainda melhor, já que, sem o gosto salgado do prosciutto, o sabor adocicado da abóbora fica ainda mais presente.

A receita do restaurante é uma das minhas favoritas da cidade, porque mantém o estilo próximo do tradicional, mas é mais leve e com sabor mais diversificado que o da La Dorita, citado anteriormente.

TIENDAS NATURALES

República Árabe Siria, Palermo, Buenos Aires.
Faixa de preço: $$.

Tiendas Naturales é um restaurante que segue a linha que está em tendência no mundo todo de comidas saudáveis, orgânicas e sem conservantes. Diferente do que muitos pensam sobre esse tipo de gastronomia, o cardápio não é composto apenas por saladas e opções veganas. Na verdade, o Tiendas é conhecido pelo seu farto brunch e hambúrgueres - tanto com carne, como sem.

A receita do ravióli de abóbora foge do tradicional e do óbvio, e tem um resultado diferente de tudo que eu já provei. A massa recheada é servida com pesto, mix de nozes e avelãs ao mel e lascas de cebola doce. Ao provar o prato, é fácil captar a essência do restaurante, que diz ter como filosofia ''usar os melhores produtos do mercado em receitas que valorizam o sabor da matéria prima''.

Os ingredientes frescos promovem uma explosão de sabores, tornando uma simples refeição em uma experiência sensorial ao paladar. Recomendo pedir o ravioli de abóbora do Tiendas Naturales para quem já conhece versões mais clássicas do prato e quer se surpreender com algo diferente. O preço desse prato é de 188 pesos argentinos (o que equivale a R$34,00 com a cotação a 0,18).

Há mais dezenas de versões do ravioli de abóbora, mas essas, até agora, foram as minhas preferidas. Da próxima vez que for visitar Buenos Aires, sugiro que experimente a que mais combinar com o seu gosto pessoal. Além de ser uma ótima dica para os vegetarianos que querem uma opção de comida tradicional porteña sem carne.

Bom apetite!

E você, já experimentou ravióli em Buenos Aires? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Título: Re: Ravióli em Buenos Aires: você já experimentou?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Set 21, 2017 12:30 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10648
Eu comi um ravioli de queijo muito gostoso.. num restaurante perto do hotel que me hospedei, o Casa Calma..
Na próxima vou seguir a sugestão.. acho muito bom essa combinação de doce e salgado nos pratos...


 Título: Re: Ravióli em Buenos Aires: você já experimentou?
Mensagem não lidaEnviado: Sex Set 22, 2017 9:49 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 4399
Que dica interessante! Adoro ravióli mas nunca experimentei em BA. Tenho que mudar isso! rs

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Ravióli em Buenos Aires: você já experimentou?
Mensagem não lidaEnviado: Ter Out 24, 2017 10:09 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 32147
Também nunca experimentei, mas a Manu falou tão bem que deu vontade.

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Uber e Cabify em Buenos Aires

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Transporte em Buenos Aires

Última mensagem Sáb Dez 02, 2017 4:04 pm RViagem Ver última mensagem

 

12

Posso usar reais em Buenos Aires?

em Buenos Aires

Última mensagem Sex Out 06, 2017 10:49 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

El Sanjuanino | Empanadas boas e baratas em Buenos Aires

em Alimentação em Buenos Aires

Última mensagem Sex Ago 11, 2017 8:38 pm baran Ver última mensagem

 

5

Vale a pena andar de metrô em Buenos Aires?

em Transporte em Buenos Aires

Última mensagem Seg Dez 04, 2017 5:41 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

4

Onde comprar couro em Buenos Aires: Calle Murillo

em Compras em Buenos Aires

Última mensagem Ter Out 24, 2017 10:58 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante