Ir para página 1, 2, 3  »

Página 1 de 3 [ 24 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 12:58 pm 
 Atualizado: Seg Dez 07, 2020 6:16 pm 
Administrador
Imagem

Na maioria dos restaurantes de Buenos Aires há uma taxa que surpreende muitos brasileiros. Chama-se cubierto. O que é isso? Por que é cobrado? Devemos pagar? Vamos lhe dar todas as informações sobre este assunto. O cubierto é a cobrança do serviço de mesa. Essa taxa é cobrada por mesa ou por pessoa e o valor depende do restaurante. Em média, com o real valorizado, custa em torno de R$ 5,00. Não é uma taxa definida por lei e não há uma razão clara para ela ser cobrada.

Cubierto, em português, quer dizer talher.

Segundo informações de diversos restaurantes onde estivemos o cubierto é o serviço de mesa. Basicamente, você precisa pagar para usar os talheres, copos e pratos. Como esses utensílios um dia vão quebrar ou precisarão ser trocados, o cubierto é usado para este fim. Já pensou se toda empresa resolve cobrar uma taxa para repor seus materiais? Isso se faz com o lucro que o negócio gera.

Muitas pessoas acham que o cubierto é a cestinha de pães que todos os restaurantes trazem logo que sentamos a mesa. Ou então as bebidas ou sobremesas de degustação, mas não é nada disso. Você pode recusar tudo que ainda assim, na hora da conta, verá lá a cobrança igualzinha.

Imagem

Ou seja, o cubierto não é equivalente ao nosso couvert. O valor do cubierto normalmente está visível no cardápio dos restaurantes. Já encontramos casos onde é um valor por mesa e outros onde é um valor por pessoal.

Aí você pensa que, pagando o cubierto, não precisará pagar o serviço do garçom, certo? Errado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e os garçons fazem questão de deixar isto claro. Sendo assim, ao sentar na maioria dos restaurantes da cidade, você já paga duas taxas: O cubierto e os 10% do serviço do garçom.

É justo? Com certeza não é. E muitas pessoas acabam deixando de pagar os 10% do garçom, visto que os restaurantes não abrem mão do cubierto. Não é a atitude ideal, mas é uma forma de protesto. Entretanto, como o valor é baixo, talvez não seja válido se estressar com a cobrança.

Dá para evitar um restaurante que cobra pelo cubierto? É bem difícil. Você ficará muito limitado e perderá tempo. As redes americanas, por exemplo, não cobram essa taxa. A taxa desagrada o turista, que é obrigado a pagar uma taxa obscura. E desagrada os garçons, que veem suas gorjetas diminuírem. Comer em Buenos Aires é barato, mas isso não quer dizer que devemos pagar taxas estranhas.

Grupo de WhatsApp sobre Buenos Aires

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo até o momento, com capacidade para até 257 pessoas: https://chat.whatsapp.com/1RBibNSl260ElKwOhQF5jc

Também temos um grupo da Argentina (para falar de qualquer destino) e um da América do Sul (para falar de qualquer país). Para participar, acesse:
- Argentina: https://chat.whatsapp.com/A4Q20KwA0jPI48zpDRxL3z
- América do Sul: https://chat.whatsapp.com/6zmReajcl6S58U0db8cLQy

Bom apetite!

E você, o que acha da cobrança do cubierto? Já reclamou com o restaurante? Pagou os 10% para o garçom? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 3:42 pm 
Obrigado pela dica. Nunca vi falarem sobre isso nos sites de viagem e turismo que cobrem Buenos Aires. Totalmente fora de propósito essa "taxa". Pagar para utilizar os talheres, pratos e copos ?? E por acaso é possível comer em um restaurante sem se utilizar desses itens ?? Claro que não.

Para mim isso é mais uma forma de se arrancar dinheiro do cliente. Já que eles querem faturar mais, que diluíssem o valor desse "cubierto" no preço daquilo que eles vendem e não inventar essa taxa. Mês que vem, quando eu for lá, vou prestar bem atenção nisso daí. Caso o restaurante que eu vá tenha isso, não darei os 10% ao garçom.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 4:30 pm 
O serviço, em geral, já não é bom. Aí chega a conta e você vê essa taxa. O garçom ainda força a barra falando várias vezes que o serviço não está incluído e o pagamento ainda precisa ser em dinheiro. Para mim isso precisa ser totalmente revisto!

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 4:47 pm 
Com certeza !! Isso ao meu ver só afasta os clientes e desmotiva aqueles que querem conhecer o país. Com o seu relato terei que prestar atenção a isso agora. Como se não bastasse as preocupações naturais de um turista, agora a gente tem que procurar locais para comer onde não seremos extorquidos.

Quando você foi a Buenos Aires no ano passado não notou esse "cubierto" nas suas contas de restaurante ?? Ou você não chegou a ir em nenhum que o cobrasse ?

Se o garçom ficar pressionando para que a gorjeta seja paga em dinheiro, é melhor então nem dar ! Gorjeta é uma gratificação pelo bom serviço prestado. Encher o saco do cliente não significa prestar um bom serviço.

Na primeira churrascaria em que comi em Montevideo eu não prestei atenção e acabei pagando mais do que deveria por algo que nem de longe valeria a pena. Os tais pães que eles põem na mesa, eu achava que eram cortesia. Quando veio a conta eu questionei o garçom sobre a cobrança e ele me disse que era relativo ao pão. Um pão duro que quase não tinha sabor.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 4:54 pm 
Notei sim, só não escrevi o texto sobre o assunto. Nessa viagem de agora 80% dos restaurantes que eu fui, cobraram. Então eu simplesmente não dei os 10% ao garçom. Se você for escolher, sobrarão poucas opções. Lembro de três que não cobraram: Hard Rock Café, Friday's e Café Tortoni.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 5:31 pm 
Se você procurar restaurantes que não cobram o cobierto terá poucas opções e deve ir pras redes gringas, como o Hard Rock e Friday's.

A discussão dessa taxa já vem de anos e nunca tomou um rumo final e está lá como os 10% estão para aqui... Claro que o cobierto não é ilegal e os 10% são opcionais, mas, caso não pague pode ter alguns "problemas" dependendo do restaurante, logo, já virou padrão na conta.

Em restaurantes turísticos no centro, Puerto Madero, etc é bem rara encontrar restaurantes que não cobram. Com a invasão dos brasileiros ao país somado a inflação de 20% os preços estão indo para os espaço.

¡hasta luego!

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 5:47 pm 
Pelo o que andei lendo, os últimos relatos dão conta de que os preços por lá subiram bastante por causa da inflação e só a comida é que ainda se salva.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 5:53 pm 
Achei que a comida aumentou consideravelmente de 2011 para 2012. Nos textos que estou escrevendo coloco o preço de todos os pratos, para comparação. E as bebidas são sempre muito caras.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 6:11 pm 
Em Mendoza, em todos os bares,restaurantes que fui não houve esta taxa,e a porcentagem de gorgeta não vinha na conta, vc deixa em dinheiro a quantidade que achar que o serviço merece.No geral atendentes muito simpáticos e solicitos!Talvez pela incrível quantidade de chilenos na cidade esta taxa não seja cobrada, mas isto é só especulação.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 15, 2012 6:39 pm 
Estive em Buenos Aires em dezembro. Claro, tive que pagar nos restaurantes (menos em uma noite que fui ao TGI) o tal cubierto. Concordo que é um absurdo pagar a taxa, mas não encaro como algo que deva ser tratado a ferro e fogo a ponto de atrapalhar a viagem.
Uma coisa é certa: Buenos Aires está bem mais cara!! Bebidas sempre o foram, mas comida aumentou significativamente mesmo. Creio que apenas os táxis continuam baratos quando comparados com o que se pratica por estas bandas.
Mas de toda forma, vale muito a pena visitar a capital dos nossos vizinhos.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Ranking do spread cobrado pelos bancos nas compras com cartões de crédito

em Cotação do dólar no cartão de crédito

Última mensagem Qui Nov 26, 2020 8:00 pm Ajudante Ver última mensagem

5

6 restaurantes incríveis em Tiradentes

em Tiradentes

Última mensagem Qui Dez 10, 2020 2:27 pm Hugomarcio Ver última mensagem

4

10 restaurantes para comer bem em Buenos Aires

em Alimentação em Buenos Aires

Última mensagem Sex Dez 04, 2020 9:30 am Ajudante Ver última mensagem