Na maioria dos restaurantes de Buenos Aires há uma taxa que surpreende muitos brasileiros. Chama-se cubierto. O que é isso? Por que é cobrado? Devemos pagar? Vamos lhe dar todas as informações sobre este assunto. O cubierto é a cobrança do serviço de mesa. Essa taxa é cobrada por mesa ou por pessoa e o valor depende do restaurante. Em média, com o real valorizado, custa em torno de R$ 5,00. Não é uma taxa definida por lei e não há uma razão clara para ela ser cobrada.
Cubierto, em português, quer dizer talher.
Segundo informações de diversos restaurantes onde estivemos o cubierto é o serviço de mesa. Basicamente, você precisa pagar para usar os talheres, copos e pratos. Como esses utensílios um dia vão quebrar ou precisarão ser trocados, o cubierto é usado para este fim. Já pensou se toda empresa resolve cobrar uma taxa para repor seus materiais? Isso se faz com o lucro que o negócio gera.
Muitas pessoas acham que o cubierto é a cestinha de pães que todos os restaurantes trazem logo que sentamos a mesa. Ou então as bebidas ou sobremesas de degustação, mas não é nada disso. Você pode recusar tudo que ainda assim, na hora da conta, verá lá a cobrança igualzinha.
Ou seja, o cubierto não é equivalente ao nosso couvert. O valor do cubierto normalmente está visível no cardápio dos restaurantes. Já encontramos casos onde é um valor por mesa e outros onde é um valor por pessoal.
Aí você pensa que, pagando o cubierto, não precisará pagar o serviço do garçom, certo? Errado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e os garçons fazem questão de deixar isto claro. Sendo assim, ao sentar na maioria dos restaurantes da cidade, você já paga duas taxas: O cubierto e os 10% do serviço do garçom.
É justo? Com certeza não é. E muitas pessoas acabam deixando de pagar os 10% do garçom, visto que os restaurantes não abrem mão do cubierto. Não é a atitude ideal, mas é uma forma de protesto. Entretanto, como o valor é baixo, talvez não seja válido se estressar com a cobrança.
Dá para evitar um restaurante que cobra pelo cubierto? É bem difícil. Você ficará muito limitado e perderá tempo. As redes americanas, por exemplo, não cobram essa taxa. A taxa desagrada o turista, que é obrigado a pagar uma taxa obscura. E desagrada os garçons, que veem suas gorjetas diminuírem. Comer em Buenos Aires é barato, mas isso não quer dizer que devemos pagar taxas estranhas.
Grupo de WhatsApp sobre Buenos Aires
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.
E você, o que acha da cobrança do cubierto? Já reclamou com o restaurante? Pagou os 10% para o garçom? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!
Obrigado pela dica. Nunca vi falarem sobre isso nos sites de viagem e turismo que cobrem Buenos Aires. Totalmente fora de propósito essa "taxa". Pagar para utilizar os talheres, pratos e copos ?? E por acaso é possível comer em um restaurante sem se utilizar desses itens ?? Claro que não.
Para mim isso é mais uma forma de se arrancar dinheiro do cliente. Já que eles querem faturar mais, que diluíssem o valor desse "cubierto" no preço daquilo que eles vendem e não inventar essa taxa. Mês que vem, quando eu for lá, vou prestar bem atenção nisso daí. Caso o restaurante que eu vá tenha isso, não darei os 10% ao garçom.
Publicado: Dom Jan 15, 2012 4:30 pm
GabrielDiasMensagens: 41071
O serviço, em geral, já não é bom. Aí chega a conta e você vê essa taxa. O garçom ainda força a barra falando várias vezes que o serviço não está incluído e o pagamento ainda precisa ser em dinheiro. Para mim isso precisa ser totalmente revisto!
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Dom Jan 15, 2012 4:47 pm
NishanMensagens: 1627Rio de Janeiro
Com certeza !! Isso ao meu ver só afasta os clientes e desmotiva aqueles que querem conhecer o país. Com o seu relato terei que prestar atenção a isso agora. Como se não bastasse as preocupações naturais de um turista, agora a gente tem que procurar locais para comer onde não seremos extorquidos.
Quando você foi a Buenos Aires no ano passado não notou esse "cubierto" nas suas contas de restaurante ?? Ou você não chegou a ir em nenhum que o cobrasse ?
Se o garçom ficar pressionando para que a gorjeta seja paga em dinheiro, é melhor então nem dar ! Gorjeta é uma gratificação pelo bom serviço prestado. Encher o saco do cliente não significa prestar um bom serviço.
Na primeira churrascaria em que comi em Montevideo eu não prestei atenção e acabei pagando mais do que deveria por algo que nem de longe valeria a pena. Os tais pães que eles põem na mesa, eu achava que eram cortesia. Quando veio a conta eu questionei o garçom sobre a cobrança e ele me disse que era relativo ao pão. Um pão duro que quase não tinha sabor.
Publicado: Dom Jan 15, 2012 4:54 pm
GabrielDiasMensagens: 41071
Notei sim, só não escrevi o texto sobre o assunto. Nessa viagem de agora 80% dos restaurantes que eu fui, cobraram. Então eu simplesmente não dei os 10% ao garçom. Se você for escolher, sobrarão poucas opções. Lembro de três que não cobraram: Hard Rock Café, Friday's e Café Tortoni.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Dom Jan 15, 2012 5:31 pm
jviniciusMensagens: 507Brasil
Se você procurar restaurantes que não cobram o cobierto terá poucas opções e deve ir pras redes gringas, como o Hard Rock e Friday's.
A discussão dessa taxa já vem de anos e nunca tomou um rumo final e está lá como os 10% estão para aqui... Claro que o cobierto não é ilegal e os 10% são opcionais, mas, caso não pague pode ter alguns "problemas" dependendo do restaurante, logo, já virou padrão na conta.
Em restaurantes turísticos no centro, Puerto Madero, etc é bem rara encontrar restaurantes que não cobram. Com a invasão dos brasileiros ao país somado a inflação de 20% os preços estão indo para os espaço.
¡hasta luego!
Publicado: Dom Jan 15, 2012 5:47 pm
NishanMensagens: 1627Rio de Janeiro
Pelo o que andei lendo, os últimos relatos dão conta de que os preços por lá subiram bastante por causa da inflação e só a comida é que ainda se salva.
Publicado: Dom Jan 15, 2012 5:53 pm
GabrielDiasMensagens: 41071
Achei que a comida aumentou consideravelmente de 2011 para 2012. Nos textos que estou escrevendo coloco o preço de todos os pratos, para comparação. E as bebidas são sempre muito caras.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Dom Jan 15, 2012 6:11 pm
leandrovaleMensagens: 39
Em Mendoza, em todos os bares,restaurantes que fui não houve esta taxa,e a porcentagem de gorgeta não vinha na conta, vc deixa em dinheiro a quantidade que achar que o serviço merece.No geral atendentes muito simpáticos e solicitos!Talvez pela incrível quantidade de chilenos na cidade esta taxa não seja cobrada, mas isto é só especulação.
Publicado: Dom Jan 15, 2012 6:39 pm
BrunoHNMMensagens: 81
Estive em Buenos Aires em dezembro. Claro, tive que pagar nos restaurantes (menos em uma noite que fui ao TGI) o tal cubierto. Concordo que é um absurdo pagar a taxa, mas não encaro como algo que deva ser tratado a ferro e fogo a ponto de atrapalhar a viagem. Uma coisa é certa: Buenos Aires está bem mais cara!! Bebidas sempre o foram, mas comida aumentou significativamente mesmo. Creio que apenas os táxis continuam baratos quando comparados com o que se pratica por estas bandas. Mas de toda forma, vale muito a pena visitar a capital dos nossos vizinhos.