5 motivos para viajar pela Rota 174, estrada que liga o Amazonas a Roraima

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Jun 17, 2020 9:15 am
Imagem

Em um país com tantas belezas naturais, muitas das paisagens ainda são exploradas e merecem a atenção dos visitantes brasileiros e gringos. É o caso da Rota 174, que liga os estados do Amazonas e Roraima. Em um percurso de 1.100 quilômetros, o roteiro apresenta cenários que se intercalam entre savanas e a floresta amazônica, onde é possível desbravar cavernas, grutas, corredeiras, serras e cachoeiras. Além disso, a integração das culturas indígena e cabocla também é bastante visível por lá, seja na gastronomia, no artesanato ou nas vivências das comunidades.

Viajantes mais experientes na região Norte podem seguir o percurso sozinhos. Se não for o caso, é recomendável que o passeio seja feito com guias especializados. Uma das empresas que presta este serviço é a Roraima Adventures, que é especializada em roteiros pela Região Norte há 18 anos.

Leia também: Dólar alto? Conheça 10 destinos brasileiros incríveis e não deixe de viajar

1) Natureza

A sugestão de roteiro que parte de Manaus e vai até a fronteira com a Venezuela, mais especificamente na comunidade de Paraitepuy, é um excelente meio de se conectar com a natureza. As atividades da rota são voltadas ao ecoturismo, como trilhas pelos atrativos amazônicos, descida nas corredeiras de rios e banhos nas famosas cachoeiras da pequena cidade de Presidente Figueiredo.

2) Biodiversidade

A exuberância da Amazônia não é segredo, e é possível contemplá-la percorrendo a diversidade de paisagens e da fauna e flora dos destinos percorridos na Rota 174. Seja pelos numerosos buritizais, pelos diversos pássaros a serem observados, ou pela vegetação de cerrado do sul de Roraima, é impossível não se surpreender com a rica vida natural desse roteiro. Aqui, reiteramos a importância de um guia especializado para poder te informar sobre a biodiversidade local a ser avistada.

3) Parques nacionais e chapadas pouco conhecidas

Roraima abriga dois parques nacionais ainda pouco conhecidos, o do Viruá e da Serra da Mocidade. Ambas áreas de proteção estão localizadas na cidade de Caracaraí e oferecem boas oportunidades de observar a rica vida silvestre da região. Outro atrativo natural de Roraima que faz parte do roteiro é a Serra do Tepequém, na cidade de Amajari. No caminho para a serra, a paisagem vai mudando a cada quilômetro rodado. O cerrado e os igarapés que lembram o Pantanal vão, aos poucos, cedendo lugar à mata fechada. Conhecer o Tepequém é reviver um pouco a história de Roraima e apreciar um dos lugares mais deslumbrantes do estado.

Leia também: Guia de hotéis all-inclusive no Brasil

4) Culturas indígena e cabocla

A Rota 174 percorre diversos destinos indígenas, inclusive algumas reservas, como a Waimiri-atroari, onde é possível observar pássaros e animais livres na natureza. Nas cidades, facilmente identificamos também a presença de pratos da gastronomia cabocla, com ingredientes locais, além de cestarias e artesanato indígena. É uma excelente oportunidade de entrar em contato com culturas tão importantes do nosso país, cruelmente ocultadas pela colonização europeia.

5) Monte Roraima

Encerrando o roteiro, já na fronteira com a Venezuela está um dos principais cartões-postais da região Norte: o Monte Roraima. A maior montanha plana do mundo, com 90 quilômetros de extensão no cume e 2810 metros de altitude impressiona mesmo de longe. Apesar da Rota 174 não subir o monte – a expedição para isso exige condicionamento físico e dura, ao menos, sete dias – é possível admirá-lo da comunidade de Paraitepuy, situada no país vizinho. Dali, além de fazer boas fotos, o visitante consegue ter uma noção de sua grandeza e imponência.

Leia também: Os melhores destinos para esportes e aventura no Brasil

Fotos do passeio pela Rota 174

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já viajou pela Rota 174? Fez qual roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 17, 2020 9:39 am
Uma parte do Brasil incrível e que não conheço nada! Preciso mudar isso - chegou a hora de conhecer nosso país!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Jun 17, 2020 11:54 am
Que barato

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jun 23, 2020 4:43 pm
Parece ser uma experiência única! Quero muito conhecer a região Norte.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 24, 2020 1:36 am
Parece bem legal mesmo.

Como eh o asfalto? Bom o tempo todo, como na foto?

sorayab3557216071 Mensagens: 1
Sex Set 18, 2020 12:47 am
Respondendo ao Gabriel Dias... entendo que possa ser impossível, mas a Rota 174 saindo de Manaus até a fronteira com Venezuela, passando por Roraima, é ótima.... Moro em Boa Vista-Roraima e posso garantir a você. Além disso, deixa eu te falar, venha mesmo, vale a pena demais....

Fabio Macedo, sim, é asfalto o tempo todo....até a fronteira com a Venezuela, que alias, é outro trajeto fantástico :) .





Booking.com

Voltar para “Região Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio