Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia estende-se em território brasileiro por nove estados que fazem parte da Bacia Amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O bioma da região é um dos mais ricos do mundo: a fauna amazônica conta com milhares de espécies de peixes, aves e mamíferos, principalmente. Já a flora, possui 30 mil das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina concentradas em um só local. Com mais de 400 bilhões de arvores, ela é considerada pelos cientistas como o pulmão do planeta. Já o Rio Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água e em extensão. Mas pesar da incrível biodiversidade, o ser humano degrada cada vez mais a floresta, que sofre com desmatamento ilegal, queimadas, violência contra o povo indígena e políticas maléficas por conta de nossos governantes.
A maior biodiversidade do mundo precisa da nossa ajuda e uma das formas mais efetivas de abraçá-la é conhecendo-a de perto e movimentando a economia local a partir do turismo.
Fazer uma mala para Amazônia não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Requer cuidados e atenção para que sua viagem não seja comprometida pela ausência ou excesso de alguns itens. De uma forma geral o segredo é levar roupas bem leves, que permitam que seu corpo respire com tranquilidade, pois faz muito calor na Amazônia e o clima é extremamente úmido.
Lista do que levar para a Amazônia
- Boné ou chapéu. - Tênis de trilha (serve convencional caso não tenha específico para trekking). - Roupa de banho. - Calça leve para trekking ou legging - No mínimo duas calças (cargo, tactel, poliéster e nylon). - Camisetas leves (dry-fit é uma boa opção). - Camiseta de manga comprida fresca para caminhadas/ trilha. Se for UV é ainda melhor. - Capa de chuva leve. - Protetor solar. - Medicamentos pessoais - lá não há farmácia. - Bermuda/Short. - Meias de cano alto e confortáveis que você possa usar sobre a barra da calça. - Chinelo. - Mochila ou uma boa pochete. - Óculos de sol. - Lanterna. - Dinheiro em espécie para compra de artesanato local. - Repelente (Afterbite também é recomendável).
Observações relevantes
- Para entrar em uma trilha na mata é obrigatório calça comprida e sapato fechado. Para os demais passeios pode ser roupas mais leves como saias, shorts e vestidos.
- Leve roupas suficientes para o número de dias da sua viagem, sem exageros, mas sem deixar faltar. Na mata transpiramos muito e, devido a umidade, as roupas demoram muito para secar (por isso dê preferência para tecidos que sequem fácil).
- Malas leves para os hotéis de selva faz diferença e alguns deles inclusive têm limitações de peso (10kg).
- Evite roupas escuras, pois os mosquitos preferem elas às claras. Lembre que dependendo do local na selva, o nível da acidez da água é alta e os mosquitos não se reproduzem - como é o caso da região de Novo Airão onde fica o Mirante do Gavião, hotel que nos hospedamos
- Esqueça maquiagem, salto, roupas da moda e peças que não sejam confortáveis.
- E por último, mas não menos importante: não se esqueça de estar em dia com as vacinas.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.