Guia sobre a Amazônia: tudo que você precisa saber para viajar para nossa floresta

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19288 Administrador
Ter Mar 02, 2021 7:57 am
Imagem

Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia estende-se em território brasileiro por nove estados que fazem parte da Bacia Amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A parte mais turística da Amazônia fica no estado do Amazonas, onde a maioria dos turistas viajam, principalmente para explorar a floresta a partir dos hotéis de selva que ficam a aproximadamente 180 quilômetros de Manaus. E é sobre essa região que vamos falar aqui nesse guia.

De cara podemos dizer que todo brasileiro deveria ser obrigado a conhecer nossa floresta. O bioma da região é um dos mais ricos do mundo: a fauna amazônica conta com milhares de espécies de peixes, aves e mamíferos, principalmente. Já a flora, possui 30 mil das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina concentradas em um só local. Com mais de 400 bilhões de arvores, ela é considerada pelo cientistas como o pulmão do planeta. Já o Rio Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água e em extensão. É surreal, exuberante, dona de uma energia incrível e é nosso Brasil!

Mas sabemos também que esse tipo de viagem gera muitas dúvidas, medo do desconhecido e as pessoas não sabem o que vão encontrar e o que esperar. Por isso, preparamos esse guia com tudo que você precisa saber para viajar para a Amazônia.

Como chegar na Amazônia?

Manaus é a porta de entrada para quem deseja conhecer a parte mais turística da Amazônia, que fica no estado do Amazonas, onde a maioria dos turistas viajam, principalmente para explorar a floresta a partir dos hotéis de selva.

Para chegar até Manaus a melhor opção é a GOL Linhas Aéreas que oferece voos diários a partir de São Paulo (Guarulhos) e Brasília.

Novo Airão, onde estão a maioria desses hotéis ou de onde partem e chegam barcos para expedições ou para hotéis mais remotos, está a aproximadamente 180 quilômetros de Manaus, cerca de 2 horas e meia. Para esse deslocamento, basicamente são três opções: contratar um traslado privativo; pegar um táxi; Ir de hidroavião (custo alto).

Na ida nós optamos pelo hidroavião. Além de ser muito mais rápido, o trajeto em si já é um passeio e você pode imaginar a sensação de sobrevoar e ver de cima a imensidão da maior floresta tropical do mundo? É indescritível. Fizemos o voo com a Rico Taxi Aéreo o trajeto Manaus - Novo Airão

Decolamos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, no hangar da Rico Taxi Aéreo e pousamos no Rio Negro exatamente em frente ao nosso hotel, o Mirante do Gavião em Novo Airão. Antes de decolar o piloto explicou brevemente como seria o voo e perguntou se preferíamos ir direto (seriam cerca de 30 minutos) ou se queríamos um voo um pouco mais longo (cerca de 45 minutos) e sobrevoar o famoso "encontro das águas" e alguns outros pontos, com direito a rasante. Óbvio que escolhemos a segunda opção.

Leia também: Como é sobrevoar a Amazônia de hidroavião

Na volta nós optamos pelo traslado privativo da Transportes El Shadai, que consideramos a melhor opção. Se você estiver no aeroporto, no desembarque, o motorista estará lhe esperando com uma placa com seu nome, e você fará uma curta caminhada até o carro. Se você estiver em um hotel, ele lhe buscará na porta pontualmente no horário combinado, ajudará com as malas e conduzirá a viagem com todo conforto e segurança.

Leia também: Como ir de Manaus para Novo Airão, na Floresta Amazônica

Quando ir?

Não existe gabarito para essa pergunta. São basicamente dois os períodos do ano para conhecer a selva amazônica: as épocas da seca e da cheia. Na seca, que dura de outubro a janeiro/fevereiro, formam-se as famosas praias e ilhas amazônicas e muita vegetação é revelada nas margens do rio e canais. Na época da cheia, que compreende o período de março até meados de setembro, a vegetação fica mais verde e exuberante e a floresta alaga formando e podemos navegar entre igarapés e igapós. As duas estações proporcionam experiências distintas e igualmente interessantes.

Para saber mais, leia também: Quando ir para a Amazônia? Estação seca ou cheia

Como é se hospedar em um hotel de selva?

É possível sim ter muito conforto em um hotel de selva e ao mesmo tempo estar integrado com a natureza e todo seu entorno. Existem hotéis para todos os tipos de gostos e bolsos. Opções mais simples e outras mais luxuosas e confortáveis. Algumas com acesso mais fácil e outras que requerem uma logística com maior deslocamento. Alguns possuem sistema pensão completa, incluem transfer e passeios no valor da hospedagem ou seja, uma vez lá você não precisa se preocupar com nada. Outras oferecem apenas hospedagem.

Outro fator importante é que praticamente todos os hotéis são sustentáveis e fazem um trabalho lindo, causando menor interferência possível no meio ambiente. A escolha de um hotel que atue com boas práticas é de extrema relevância ainda mais quando falamos da maior floresta tropical do mundo.

Leia também: Como é se hospedar em um hotel de selva na Amazônia

Onde se hospedar?

Existem hotéis para todos os tipos de gostos e bolsos. Opções mais simples e outras mais luxuosas e confortáveis. Algumas com acesso mais fácil e outras que requerem uma logística com maior deslocamento. Alguns possuem sistema pensão completa, incluem transfer e passeios no valor da hospedagem ou seja, uma vez lá você não precisa se preocupar com nada. Outras oferecem apenas hospedagem. Outro fator importante é que praticamente todos os hotéis são sustentáveis e fazem um trabalho lindo, causando menor interferência possível no meio ambiente. A escolha de um hotel que atua com boas práticas é de extrema relevância ainda mais quando falamos da maior floresta tropical do mundo.

Nós nos hospedamos no Mirante do Gavião Amazon Lodge. A proposta do hotel, aberto em 2014, é oferecer uma experiência autêntica, intensa, sustentável e profunda na selva brasileira, ainda pouco desbravada pelos brasileiros e de uma imensidão e beleza sem igual. Recomendamos demais.

Leia também: Onde se hospedar na Amazônia: Mirante do Gavião Amazon Lodge

Algumas outras boas opções:
- Anavilhanas;
- Juma Amazon Lodge;

Outras mais em conta:
- Pousada Flutuante Uakari;
- Amazon Tupana Lodge;
- Amazon Ecopark Lodge.

Tem sinal eletrônico e Wi-Fi?

Depende. O sinal depende da operadora e da região que está. Particularmente, achamos melhor não contar com o sinal por lá. O Wi-Fi a grande maioria dos hotéis possuem, mas ainda que não tenha, vale a reflexão se não vale a pena se desconectar totalmente e se integrar de corpo e alma e viver intensamente o que a floresta tem a nos oferecer.

Como são os passeios?

Depende do hotel que você se hospedar e do tipo de pacote que contratará. Existem passeios para todos os tipos de gostos e idades. Eles podem durar apenas um turno ou o dia inteiro. Dependendo da sua disposição você poderá fazer até 3 passeios em um único dia. Um guia do hotel (normalmente é um local e que entende muito da região) sempre acompanha o grupo.

- Passeio de barco para assistir o amanhecer ou pôr do sol no Rio Negro.
- Trilhas e caminhadas na floresta - opções curtas e longas.
- Passeio de barco pelos igapós e igarapés (na época cheia).
- Focagem de jacaré.
- Visita a comunidades ribeirinhas, com opção de almoço e compra de artesanato regional.
- Passeio de barco para desfrutar das belas praias e ilhas amazônicas que se formam época da seca.
- City tour pela cidade de Novo Airão.
- Conhecer a Fundação Almerinda Malaquias e seu belíssimo trabalho de marchetaria.
- Visitar o Flutuante dos Botos.

Vou ver animais selvagens?

Definitivamente não. Você não verá muitos animais selvagens nessa viagem, ao contrário do que muita gente pensa. Se esse for o intuito da sua viagem, melhor desistir e ir para o Pantanal por exemplo. Nessa região da floresta amazônica você poderá ver macacos, bichos-preguiça, jacarés mas talvez em pequenas quantidades. Outros animais, não-selvagens, da região são iguanas, sapos, boto, muitas espécies de pássaros e peixes.

Tem muitos mosquitos?

Depende da região. Em Novo Airão, onde ficam os hotéis Mirante do Gavião e o Anavilhanas, devido ao nível alto da acidez da água eles não conseguem se reproduzir. Eu passei 3 dias lá e sequer usei repelente ou seja, menos uma preocupação.

Como funciona a alimentação?

Provavelmente todas as refeições serão feitas dentro do hotel em que estará hospedado. A maioria deles é pensão completa justamente por conta da falta de opções e logística, etc. Mas tenha certeza também que você comerá muito bem por lá e provará o sabor inigualável da gastronomia amazonense, com muitos peixes frescos, ingredientes locais e muita regionalidade e personalidade nos pratos.

É possível fazer essa viagem com crianças?

Com certeza. A maioria dos hotéis são kids-friendly e as crianças costumam adorar essa imersão na natureza. A floresta mexe com o imaginário dos pequenos mas tenha em mente que dependendo da idade da criança, as opções de passeios podem ficar limitadas para respeitar o limite deles. Por exemplo, dificilmente uma criança de 2 ou 3 anos conseguirá fazer uma caminhada de 2 ou 3 horas pela floresta.

É caro viajar para Amazônia?

De uma maneira geral, sim. Não estamos falando de um destino barato mas sem dúvidas um destino único, especial e que todo o brasileiro deveria conhecer.

São muitas as dificuldades e barreiras encontradas pelos hotéis na região como logística, treinamento de mão de obra, dificuldades com o clima entre outros e isso reflete diretamente no preço. Mas a maioria das propriedades fazem um lindo trabalho de sustentabilidade que chega a dar gosto de ver e pagar. no melhores hotéis da região espere encontrar diárias a partir de mil reais por pessoa. Mas lembrando que existem opções mais em conta.

O que levar na mala?

Fazer uma mala para Amazônia não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Requer cuidados e atenção para que sua viagem não seja comprometida pela ausência ou excesso de alguns itens. Em geral o segredo é levar roupas bem leves, que permitam que seu corpo respire com tranquilidade, pois faz muito calor na Amazônia e o clima é extremamente úmido.

Para ver a listinha completa do que levar na mala, leia também: O que levar na mala em uma viagem para a Amazônia.

Vacinas e recomendações?

Toda a grandiosidade da nossa floresta pode esconder temidas doenças tropicais como malária, febre amarela, febre tifoide e hepatite A. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados e precauções para evitar que essas doenças causem riscos à sua saúde e lhe traga mais cedo de volta pra casa.

Para saber mais sobre as principais informações a respeito de imunizações e medidas preventivas a serem adotadas, acesse: Vacinas e recomendações para viagens à Amazônia.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, já conhece a Floresta Amazônica? Se hospedou em um hotel de selva? Gostou? E dos passeios? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes. Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookscartoes
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3698
Ter Mar 02, 2021 7:33 pm
Adorei o guia. Muito completo e com todas as informações importantes.
Adriana Mensagens: 2160
Qua Mar 03, 2021 12:56 pm
Adorei o guia. Eu já fui e amei. Fiquei hospedada em um hotel de selva, foi uma experiência incrível bem como os passeios que realizei.
Concordo com a frase da matéria: "É surreal, exuberante, dona de uma energia incrível e é nosso Brasil!"



Booking.com

Voltar para “Região Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio